quinta-feira, maio 22, 2014

SEGUNDA EDIÇÃO DO INDAIATUBA SUSTENTÁVEL AMPLIA AS AÇÕES


Programação para a população inicia no dia 5 de junho

A Prefeitura de Indaiatuba apresentou nesta quarta-feira (21), a segunda edição do projeto Indaiatuba Sustentável, uma iniciativa do município voltada para a promoção da cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade. Durante coletiva de imprensa participou o prefeito em exercício, Luiz Alberto Pereira ‘Cebolinha’ (PMDB); a secretária de educação Rita de Cássia Trasferetti; a gestora do Bosque do Saber, Lucelaine Dias; o diretor da Sýn Criativa, Carlos Abras; a coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, Érica Ruesch.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pela MANN+HUMMEL Brasil, a programação do Indaiatuba Sustentável para a população acontece de 5 a 29 de junho com atividades que fortalecem o engajamento socioambiental e cultural no município para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida. Toda programação será gratuita.
O prefeito em exercício agradeceu a parceria com a MANN+HUMMEL Brasil. “Quero agradecer pela parceria que deixa o município ainda maior dentro do tema sustentabilidade. Temos que criar hábitos sustentáveis e mantê-los para passar as outras gerações”, comentou.
A secretaria de Educação ressaltou a importância da parceria. “Esse é o segundo ano de parceria com a MANN+HUMMEL Brasil e vamos intensificar as atividades no Bosque do Saber. Esse trabalho é importante, pois a criança aprende muito e é uma excelente oportunidade para olhar o urbano e o meio ambiente” relatou Rita. A gestora do Bosque do Saber, Lucelaine passou um parâmetro dos ganhos com o projeto de 2013. “Tivemos um ganho muito grande com a oficina de stopmotion, pois os alunos usaram o recurso para desenvolver o livro virtual e esses venceram o concurso, então além do conhecimento ambiental é passado o conhecimento tecnológico”, disse.
Para Érica Ruesch, Coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, “A nossa parceria está consolidada e o evento foi incluído no calendário da cidade. Nos orgulhamos por viabilizar diálogos como estes que, certamente, promoverão melhor entendimento sobre sustentabilidade e oportunidades de incorporá-la no dia a dia. Enquanto cidadãos, nós – e não apenas as empresas, ou as cidades – somos parte da solução para os problemas que enfrentamos hoje”.
Promovendo a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade, sua programação contempla diversas atividades, como oficinas, fórum de debates, exposição e shows artísticos. Para a Secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, “O Indaiatuba Sustentável é uma oportunidade que a cidade tem de promover atividades educadoras que permitam o entendimento da população sobre o seu papel enquanto protagonista para a construção de uma cidade melhor e com qualidade de vida”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

LANÇAMENTO DO INDAIATUBA SUSTENTÁVEL (DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE)
05 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI
SHOW MUSICAL: HERMETO PASCOAL E ALINE MORENA
O show conta com a voz, o piano, a viola caipira, o violão, a zabumba e a percussão corporal de Aline Morena e o cavaquinho, o piano, a viola caipira, o trompete, as flautas, o berrante, a escaleta e o oito baixos de Hermeto Pascoal, além de um palco recheado de instrumentos alternativos como piscina, bacias, chocalhos de boi, bonequinhos, saia de alumínio, vestido de copos de iogurte.
O público continua fazendo parte do show, cantando com eles melodias sem letra e até a poesia universal criada pelo Hermeto e recitada ou cantada pela Aline. É um show de Música Universal, vai do mais regional ao mais contemporâneo, do complexo ao simples, e vice-versa, misturando diferentes ritmos e estilos com muito bom gosto! O show modifica-se à cada apresentação. É, portanto, repleto de surpresas sonoras, inclusive para eles mesmos, que são espontâneos e intuitivos. Nesse show, o SOM sempre fala mais alto!
Livre. Gratuito.
A retirada de ingressos ocorrerá no CAIEI, dia 05 de junho, a partir das 17h30.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: A NATUREZA DO FOTÓGRAFO 
De 5 a 29 junho | Foyer da Sala Acrísio de Camargo – CIAEI
A exposição fotográfica apresenta o trabalho de sete profissionais de destaque no cenário nacional que produzem narrativas aprofundadas de temas relacionados à conservação. Testemunhas das mudanças impostas pelo progresso e do que ainda permanece intocado no nosso planeta, os fotógrafos Érico Hiller, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Maurício de Paiva, Rodrigo Baleia e Victor Moriyama apresentam 42 imagens impactantes selecionadas por Cristina Veit, que foi, por 13 anos, editora de fotografia da revista National Geographic Brasil.
Livre. Gratuito.

OFICINA E CAMINHADA FOTOGRÁFICA
08 de junho, às 09h, no Bosque do Saber (33º Domingo Ecológico)
A oficina de fotografia tem como objetivo discutir e apresentar caminhos que contribuam para a adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia das pessoas, estimulando a criatividade e um novo olhar. A oficina, acompanhada de caminhada fotográfica, será aberta ao público e irá abordar aspectos técnicos e criativos da fotografia.
Oficineiro: Ricardo Lima (Jornalista, curador e idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas).
Livre. Gratuito.

FÓRUM DE DEBATES: EMPREENDEDORISMO CRIATIVO E SUSTENTÁVEL
10 de junho, às 19h30, no Bosque do Saber
Conversa com Rachel Negrão, economista, consultora na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, e Erick Krulikowski, empreendedor criativo, coordenador das aulas do Empreendedores Criativos do Cemec e Santander.
Profissionais que trabalham com o tema cultura, educação e sustentabilidade. Os especialistas apresentarão o panorama atual dos desafios socioambientais e culturais, apontando experiências e práticas que podem servir de referência para o mercado de trabalho.
Livre. Gratuito.

Rachel Negrão
Economista formada pelo Instituto de Economia da Unicamp; Doutora em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com tese desenvolvida na área de Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental aplicada ao caso da Companhia Vale do Rio Doce. É docente aposentada da Unicamp, pelo Departamento de Administração e Política de Recursos Naturais do Instituto de Geociências, onde ainda atua em Educação para a Sustentabilidade, ministrando disciplinas relacionadas à Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Gestão e Política de Recursos Naturais (ênfase em recursos minerais e hídricos) em cursos de pós-graduação e graduação. Administradora Pública (FGV), Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Assessora para a ONU, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia da cultura, economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento.

Eric Krulikowski
Possui mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas da cultura, educação e saúde, com ênfase em planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional. Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tem MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San Jose, Costa Rica). Participou do curso de Análise de Empresas e valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
Foi gerente administrativo do projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa, sendo responsável pela estruturação do espaço de atendimento ao público, e coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro. Trabalhou na La Fabbrica do Brasil como coordenador de projetos junto a clientes como Fiat e Nestlé, quando liderou os projetos “Tesouros do Brasil” e “Um poema chamado Brasil”, este último premiado pela Revista EXAME - Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 - Destaque na categoria Cultura. Articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, SEBRAE-MG, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa

PALESTRA: NARRATIVAS DO AMBIENTE
Dia 11 de junho, às 19h30, no CIAEI – sala Takashi
Os fotógrafos da exposição João Marcos Rosa (MG) e Érico Hiller (SP) comentam os trabalhos expostos e falam sobre suas aventuras em campo, contando as histórias por trás das imagens. Discutem ainda suas motivações ao escolher temas de conservação, bem como o processo de criação de narrativas visuais.
Os participantes da palestra estarão concorrendo a dois quadros da exposição de fotografias que serão entregues após o período da exposição.
Livre. Gratuito.

SHOW TEATRAL – GRUPO PARLAPATÕES
24 de junho, terça-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI
Parapapá! Circo Musical é o novo espetáculo infantil dos Parlapatões feito em parceria com a Banda Paralela.
Com roteiro de Hugo Possolo, traz diversas canções da MPB que se inspiram no circo, também algumas cantilenas típicas da tradição circense e recupera antigos lundus, músicas típicas dos circos do final do século XVIII. O ponto de partida do espetáculo é o CD Circo, gravado pelos Parlapatões e diversos convidados em 1998 (Gravadora Atração), que foi naquele ano indicado ao Prêmio Sharp de melhor CD Infantil. Feito por encomenda da Funarte, o CD traz canções tradicionais e uma narrativa que contava a História do Circo no Brasil.
No espetáculo Parapapá! Circo Musical o mote é outro. As canções fazem a narrativa de uma história singela. Um menino pobre do interior vê a chegada do circo em sua cidade, mas não tem dinheiro para ir ao espetáculo. Não se sabe se é sua imaginação ou realidade, mas ele vê os seus brinquedos simples – como peões, ioiôs e bolas de gude – se transformarem em números circenses. Passam por ele, mágicos, malabaristas, trapezistas e acrobatas. Nessa mistura entre sonho e realidade, o Menino ajuda o Palhaço da trupe a conquistar a Trapezista, por quem é apaixonado. Em retribuição o palhaço ensina ao menino como fazer algumas brincadeiras. Mas tudo que é bom acaba, chegando a hora da partida... Será que esse Menino seguirá com o Circo? Ou o Circo seguirá nele?
Livre. Gratuito.
A retirada de ingressos ocorrerá no CAIEI, dia 24 de junho, a partir das 17h30.

SOBRE O INDAIATUBA SUSTENTÁVEL
Paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, política e de prestação de serviços), as cidades devem exercer e desenvolver a formação de todos os seus cidadãos, principalmente, de crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida.
Baseado na Carta das Cidades Educadoras, originada no 1° Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em novembro de 1990, na cidade da Barcelona; e no Programa Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, o projeto Indaiatuba Sustentável criará espaços para a promoção da sustentabilidade socioambiental por meio da educação e da cultura no município de Indaiatuba.
Uma plataforma de atividades que atende aos grandes desafios das cidades no século XXI: primeiro, investir na educação de cada pessoa, de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade. Segundo, promover as condições de plena igualdade para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores, capazes de diálogo.

Serviço
Projeto Indaiatuba Sustentável
Realização: Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Sýn Criativa Comunicação e Produções Culturais
Patrocínio: MANN+HUMMEL Brasil
Abertura oficial: 05 de junho de 2014, quinta-feira, às 19h30
Período: de 23 de maio a 29 de junho de 2014
Local: CIAEI - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665

Nenhum comentário:

Postar um comentário