quinta-feira, maio 15, 2014

DEFINIDA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA VIRADA CULTURAL EM INDAIATUBA


Cidade recebe maratona de atrações nos dias 24 e 25
Já está definida a programação da Virada Cultural Paulista em Indaiatuba, incluindo a programação determinada pela Secretaria de Estado da Cultura e as atrações locais preparadas pela Secretaria Municipal de Cultura. Este ano o evento acontece em dois finais de semana em 28 cidades e o município participa da primeira etapa, nos dias 24 e 25 de maio, integrando o projeto pela sétima vez consecutiva. Nesta edição, além do Palco Externo, no Parque Ecológico, e do Palco Interno, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, o público poderá se divertir em três palcos alternativos, na Praça Dom Pedro II, na Câmara Municipal e no Shopping Jaraguá. Além dos destaques musicais para todos os estilos e que vão de Titãs à OSESP, acontecem ainda espetáculos de teatro, performances e exibição de filmes. Confira a agenda e se programe. Todas as atrações são gratuitas. Informações (19) 3894-1867.
Palco Interno – Ciaei – Sala Acrísio de Camargo
Sábado, 24 de maio
18h – TFStyle – Deserto de Ilusões (dança)
20h – Coletivo Amarelo Croata – Minueto de Spray para Baixo (performance)
21h30 – Palhaça Rubra – Escalafobética (circo)
23h – Rudy Landucci – Não Seja Rudy (Stand Up)
Domingo, 25 de maio
14h – Cia Delas – Histórias por Telefone (teatro infantil)
16h – Cia Provisório Definitivo – Gangue (teatro)
Palco Externo – Parque Ecológico (ao lado da Concha Acústica)
Sábado, 24 de maio
19h – DJ HarryGoes (música)
19h30 – Projetamente (música)
20h30 – Curtas Pontos MIS – Amor de Thanatos/Nina (cinema)
21h – Yzalú – Show Mulheres Negras (música)
22h – Curtas Pontos MIS – Um Dia...E Logo Depois Um Outro/Moto Perpétuo (cinema)
22h30 – Tokyo Savannah (música)
23h30 – Curtas Pontos MIS – Linha do Mar (cinema)
00h – Asian Dub Foundation – Inglaterra (música)
Domingo, 25 de maio
11h – OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (música)
15h – DJ HarryGoes (música)
15h30 – Karina Zeviani – Amor Inventado (música)
16h30 – Curtas Pontos MIS – Destimação/Paleolito (cinema)
17h – Porcas Borboletas (música)
18h – Curtas Pontos MIS – O Gigante/A Ilha (cinema)
18h30 – Titãs
Palco alternativo – Câmara Municipal de Indaiatuba
Domingo, 25 de maio
20h – Orquestra de Indaiatuba (música)
Palco alternativo – Praça Dom Pedro II – Palco do Rock
Sábado, 24 de maio
18h – Bandas Corruptos, Fast Falling e Death Proof (música)
Palco alternativo – Shopping Jaraguá
Sábado, 24 de maio
18h – Exposição coletiva de Elisa Faccin, Aruângua, Livar, Bia Amaral, Caldeira, Cristian Psedks, Kênia D´Angelo e Marcelo Rosa (exposição)
18h – Exibição do filme Toque de Mestre, em parceria com Topázio Cinemas (cinema). Convite devem ser retirados na bilheteria do cinema a partir das 16h.
20h – Encontro da MPB – Nei Bonfah, Zeca Caetano e Nau Martins (música)
Programação ao alcance de um toque
Uma novidade da Virada Cultural Paulista oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura este ano é um aplicativo para telefones celulares, desenvolvido em parceria com o portal Catraca Livre e a Fábrica de Aplicativos. O App contém a grade de programação de cada uma das 28 cidades participantes, totalizando 976 atrações em 153 palcos e espaços de apresentação. Baixado em poucos segundo, também dá acesso às informações, fotos e vídeos postados no Facebook oficial da Virada Cultural Paulista (www.facebook.com/ViradaSP). Para baixar o app, basta digitar este endereço no navegador do celular: app.vc/viradapaulistaO download é feito imediatamente. Quem preferir pode usar o QR Code (em anexo), que pode ser visualizado digitando-se este mesmo endereço no navegador do computador.
Sobre as atrações
TFStyle – Deserto de Ilusões (dança) - Após um processo criativo que contou com a interpretação de textos dos próprios membros da companhia, dez bailarinos procuram encontrar caminhos, descobrir o desconhecido, surpreender e serem surpreendidos. Música erudita interpretada ao vivo, mesclada com hip hop, dá o tom do hibridismo do espetáculo, que tem na fusão de linguagens um grande diferencial. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.
Coletivo Amarelo Croata – Minueto de Spray para Baixo (performance) - Uma mistura de dança, teatro, música e grafite. Dois bailarinos-performers, um ator-baixista e um grafiteiro utilizam a improvisação para interferir esteticamente na vida pública, fazendo um delicado recorte poético no cotidiano, buscando se adaptar ao espaço e gerar estímulos para pequenas histórias de vidas, encontros e relações. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: Livre.
Palhaça Rubra – Escalafobética (circo) - Espetáculo musical clown para o público adulto. Em um lugar estranho que parece um sonho fantasmagórico, a Palhaça Rubra assume a função de faxineira. O dever da faxina a mantém num trajeto esquisito e obscuro, sem uma direção lógica e o senso de limpeza toma conta de seus sentidos. Duração: 55 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
Rudy Landucci – Não Seja Rudy (stand up) - Rudy Landucci começou sua carreira como estagiário em uma grande rádio do país. Em poucos meses, o dom artístico aflorou e ele passou a apresentar um dos programas com maior índice de audiência à época.  Já participou dos principais festivais nacionais de humor e atualmente é humorista fixo do programa “Altas Horas” (TV Globo). Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
Cia Delas – Histórias por Telefone (teatro infantil) - Seis pequenas histórias bem-humoradas, repletas de fantasia e delicadeza, são contadas a partir de telefonemas de um pai a sua filha. No palco, caranguejos cor de laranja que querem andar para frente, sapos saltitantes de luvas verde-limão, um orelhão de rodinhas, um carrossel mágico e telefonistas tagarelas se revezam para apresentar a peça vencedora do prêmio APCA 2011 de melhor espetáculo infantil. Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: 3 anos.
Cia Provisório Definitivo – Gangue (teatro) - Música, quadrinhos e cinema são fontes de inspiração da peça, que venceu o Prêmio Femsa 2013 em três categorias. “Gangue” aborda a importância da diversidade por meio da tensão causada pelas visões de mundo de dois grupos de jovens com personalidades distintas. Uma história de amores, disputas e descobertas com uma maneira diferente de se expressar: o falar dançando. Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
DJ HarryGoes (música) - DJ revelação na cena bass music/hip hop nacional, Harisson Neto Goes, o DJ HarryGoes, está sempre antenado nas novas tendências do mercado, misturando em seus sets hip hop, trap, dubstep, glitch hop, ragga e outras vertentes, procurando sempre valorizar o rap nacional.
Projetamente (música) - Criado em 2010 por Anderson Xavier e Rafael Primo, o grupo de rap de Indaiatuba tem um álbum e dois EPs lançados. Para o show da Virada, o Projetamente apresenta uma formação de DJ e banda.
Curtas Pontos MIS – Amor de Thanatos/Nina (cinema) - Amor de Thanatos: Dir. Helena Guerra / 6 minutos, 2011 Nina: Dir. Rodrigo Zerbetto Chehda /14 minutos, 2012. Em “Amor de Thanatos”, um cliente novo entra em uma barbearia. O barbeiro, no entanto, mal percebe sua presença, pois só tem olhos para sua mais nova paixão. Já “Nina” conta a estória de um clown que não difere a vida e a arte quando encontra seus próprios pensamentos projetados em outros dois personagens: a bailarina de circo e outro clown.
Yzalú – Show Mulheres Negras (música) - Nascida na periferia de São Paulo, Yzalú cresceu ouvindo rap e samba de raiz. Aos 16 anos foi morar em Salvador, onde aprendeu a tocar violão, e no retorno à terra natal tocava em bares da noite paulistana. O show “Mulheres Negras” foi concebido para celebrar o universo feminino dentro da cultura hip hop, e apresenta ao público a arte de rua realizada por mulheres.
Curtas Pontos MIS – Um Dia...E Logo Depois Outro/Moto Perpétuo (cinema) - Um dia... E Logo Depois Um Outro: Dir. Nando Olival e Renato Rossi / 9 minutos, 1997 Moto-Perpétuo: Dir. Caio Guerra / 8 minutos, 2013. Enquanto “Um Dia... E Logo Depois Um Outro” narra um dia, ou melhor, dois dias numa borracharia, “Moto-Perpétuo” apresenta a história de Leonardo, um violinista obcecado que tenta criar uma máquina para virar as páginas da partitura de forma automática, permitindo que ele toque seu instrumento eternamente.
Tokyo Savannah (música) - Com quatro anos de estrada, a eletrizante e selvagem banda Tokyo Savannah já se apresentou em diversos estados do país, como no Festival DoSol (RN), SeRasgum (PA) e Lollapalooza (SP). O volume nos shows do power trio paulistano, formado por guitarra, baixo e bateria, é alto e atrai admiradores de diferentes vertentes do rock. www.tokyosavannah.com/
Curtas Pontos MIS – Linha do Mar (cinema) - Dir: Felipe Vernizzi / 20 minutos, 2012. André é uma criança sonâmbula que foge todas as noites de casa para ir se deitar na areia da praia. Sua mãe passa a redobrar a atenção criando uma estratégia para perceber as fugas: uma linha de barbante amarrada entre ela e o filho. Quase 30 anos depois, André continua a sonhar com o mar, mesmo morando distante dele.
Asian Dub Foundation – Inglaterra (música) - Formada em 1993, em Londres, a partir de um workshop sobre tecnologia musical com jovens de origem asiática, a banda Asian Dub Foundation sempre teve o engajamento social como uma de suas principais marcas. Com influências que vão do punk a músicas folclóricas bengalesas, passando pelo dub, eletrônico, rock e jungle, o grupo apresenta o décimo disco da carreira, “The Signal and The Noise”.www.asiandubfoundation.com
OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (música) - Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp — trilhou uma história de conquistas, que culminou em uma instituição hoje reconhecida internacionalmente pela excelência. Com mais de 60 CDs lançados, a OSESP tornou-se parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas.
Karina Zeviani – Amor Inventado (música) - Depois de dividir o palco com as bandas Nouvelle Vague (França) e Thievery Corporation (EUA), a cantora Karina Zeviani retorna ao Brasil para mostrar seu show “Amor Inventado”. Sua música tem um forte acento feminino, e apresenta modernidade e muita informação traduzida em som.http://www.karinazeviani.net/
Curtas Pontos MIS – Destimação/Paleolito (cinema) - Destimação: Dir. Ricardo de Podestá / 13 minutos, 2012 Paleolito: Dir. Ismael Lito e Gabriel Calegario/ 6 minutos, 2013. Em “Destimação”, um papagaio é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e atrapalha a convivência mórbida do recinto. “Paleolito”, baseado no toy art de mesmo nome, mostra um homem das cavernas e seu aliado Paleolito, que assumem a missão quase impossível de caçar a mal-humorada Mamute.
Porcas Borboletas (música) - Com 15 anos de estrada, a banda mineira Porcas Borboletas já rodou por quase todos os estados do Brasil, além de Londres, Paris e Buenos Aires. Por onde passa, faz questão de deixar o seu recado: shows arrebatadores, como se cada apresentação fosse a última. Arranjos originais, intercalados a levadas e refrãos marcantes são os destaques das suas apresentações.
Curtas Pontos MIS – O Gigante/A Ilha (cinema) - O Gigante: Dir. Julio Vanzeler e Luis da Matta Almeida / 10 minutos, 2012. A Ilha: Dir. Alê Camargo / 9 minutos, 2008. Em “O Gigante”, um gigante transporta a filha no seu coração. Assim, a realidade é conhecida através daquilo que ele lhe oferece, bem como das cópias que faz das realidades que desenha. Mas chega o tempo de a menina partir e ver a realidade por si. “A Ilha” apresenta ação, mistério e muito tchá-tchá-tchá por meio da história de um rapaz preso numa ilha.
Titãs (música) - Depois de rodarem o Brasil com o show que marcou os 30 anos de carreira da banda paulistana, os Titãs preparam um novo disco para ser lançado em 2014. Enquanto isso, apresentam um repertório de tirar o fôlego, lembrando seus maiores sucessos, como “Go Back”, “Polícia”, “Lugar Nenhum”, “Flores” e “O Pulso”, entre outras.
Orquestra de Indaiatuba (música) - Criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, desde seu surgimento a Orquestra de Indaiatuba tem possibilitado a muitos jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 16 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula.
Corruptos (música) - Formada por músicos experientes, a Corruptos ressalta em seu repertório o melhor do chamado classic rock setentista, como Deep Purple, Kiss e Queen, além do cenário do rock nacional dos anos 80, incluindo Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso. A formação atual inclui Kico Motta (voz e guitarra), Juliano (bateria) e Dinho (baixo e backing vocal).
Fast Falling (música) – Proveniente de Indaiatuba, a banda traz o punk californiano como principal inspiração e influência. É composta por Leo Dias (guitarra/vocal), Fábio Dini (baixo/vocal) e Vinicius Esteves (bateria/vocal).
Death Proof (música) - A banda foi formada em janeiro de 2011 em Indaiatuba, influenciada pelos grandes nomes do punk/hardcore nacional e internacional e por filmes como o “Death Proof” do Quentin Tarantino. Gravaram seu EP de estreia em 2013. Integrantes: Adolfo, Diogo, Guilão  e Monstro.
Filme Toque de Mestre (cinema) – estrelado por Elijah Wood (da trilogia O Senhor dos Anéis) e John Cusak. Antes da apresentação que marca seu retorno, um pianista que sofre de medo do palco descobre um bilhete assustador em suas partituras. A ameaça afirma que ele terá que fazer o melhor concerto de sua vida, sem um único erro, se quiser salvar a si mesmo e também sua esposa. Classificação 12 anos. Convites devem ser retirados na bilheteria a partir das 16h.
Sobre a Virada Cultural Paulista
A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras custeiam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantirem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Por fim, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas locais, de forma a dar visibilidade à produção cultural local.
A oitava edição da Virada Cultural Paulista – o maior evento cultural do interior do Estado - acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio; e outra metade em 31 de maio e 1º de junho. As cidades participantes são Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Ilha Solteira, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Serviço
Ciaei – Sala Acrísio de Camargo – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina
Parque Ecológico – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/n – Vila Areal
Câmara Municipal de Indaiatuba – Rua Humaitá, 1.167 – Centro
Shopping Jaraguá – Rua 15 de Novembro, 1.200 - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário