quinta-feira, maio 08, 2014

GUARDA CIVIL MOSTRA TRAJETÓRIA EM EXPOSIÇÃO NO SAGUÃO DO CIAEI


Exposição também já passou pelo saguão da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Segurança Pública segue com a exposição para comemorar os 30 anos da Guarda Civil. Depois da Prefeitura e do Polo Shopping Indaiatuba, as fotos estão no saguão do Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). São 48 fotos que retratam toda a trajetória da corporação, que tem colaborado com a segurança de Indaiatuba ao longo dessas três décadas.
INÍCIO
A Guarda foi criada pela Lei Municipal nº 1.999 de 31 de outubro de 1983, com a finalidade de colaborar com a Polícia do Estado no serviço de segurança do Município, seja ela de ordem pessoal ou patrimonial, exercendo vigilância diuturna nas vias e logradouros públicos, além de socorrer a população nos casos de necessidade. Em 1984, 200 pessoas se candidataram para concorrer aos primeiros cargos da GM. Após provas escritas, exames médicos e testes de aptidão física, 44 foram selecionados. Em 2014, para adequar a outras cidades da Estado, teve o nomenclatura trocada para Guarda Civil de Indaiatuba.
A primeira turma iniciou o Curso de Formação em 1º de fevereiro daquele ano. Foram 500 horas de aulas e 90 dias de aulas ministradas por um corpo docente formado por magistrados, oficiais da Polícia Militar e especialistas em Direito Penal, Prática Policial, Instrução Policial, Ordem Unida, Relações Públicas, Armamento e Tiro, Socorros de Urgência, Língua Portuguesa, Defesa Pessoal, Educação Física e Natação. A GM já formou 14 turmas e atualmente tem um efetivo de 259 componentes. (fonte: http://www.gm.indaiatuba.sp.gov.br/historia_gm.php)
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) criou no ano passado condecorações para homenagear os Guardas Municipais também como forma reconhecimento pelos serviços prestados à população e marcar os 30 anos da corporação.
São elas: Mérito da Guarda - destinada a premiar os integrantes de carreira da Guarda Municipal, que se destacarem como o melhor Guarda Municipal do ano. Receberam as medalhas: GMs 3ª Classe Marcio Fabiano Gomes da Silva e Marcos Vandré Tezoto.
Mérito de Ação - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, tenham prestado bons serviços à corporação, sendo atingido sob qualquer forma, no exercício de sua função, resultando ou não sequela física, sob circunstância ativa ou passiva para a defesa própria ou de terceiros. Receberam a medalha 12 guardas municipais: os inspetores-chefe Eugênio Furlanetto Neto e João Carlos Boldrin; os subinspetores, Zenir Adilson Wulk de Freitas, João Gilberto Grigoletto e Marcos Umberto da Silva; os CDs (Classe Distinta), Reginaldo Martins Leite, Orlando Aparecido Bersan; os Classes Especiais, Odair dos Santos Cantarin, Marcel Roque Fajon; o 1ª Classe Luciano Donisete de Souza, José Osmar Ornaghi e Antônio José da Silva.
Com a honraria também foi prestada homenagem póstuma às famílias de quatro guardas municipais: Sérgio José de Lima; Fladinardo Pereira Lopes; Venâncio Silveira Pereira e Ilson Gonçalves da Silva.
Mérito da Vida - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional tenham prestado bons serviços à corporação, que resulte em salvamento de pessoas em situação de risco de vida. Receberam a medalha dois GMs: inspetor-chefe Mário Sérgio Zombine e o Classe Especial Adalberto Rodrigues dos Santos.
Mérito de Cidadania - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal, bem como os cidadãos que, por dedicação e abnegação tenham prestado relevantes serviços à corporação, bem como tenham demonstrado de forma especial e destacada, compromisso com a comunidade indaiatubana nas questões de cidadania e bem-estar da população. Com ela foram homenageados quatro parceiros da corporação: o empresário Baldomero Barbará Neto, que apoia a corporação há 15 anos; o advogado e ex-secretário municipal de Negócios Jurídicos, dr. Alexandre Schereiner, que por meio do seu escritório de advocacia proporciona apoio Jurídico aos guardas; o major Waldemar Batista, que foi o primeiro diretor e o primeiro Secretário de Defesa e Cidadania (então Secretaria de Defesa Social) da cidade e a dra. Luciana Maria de Andrade Botteri, delegada de polícia que por 16 anos trabalhou em Indaiatuba sempre apoiando a atuação da GM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário