segunda-feira, julho 14, 2014

Vila Paraíso Restaurante elabora pratos coloniais para o 6º Festival Gastronômico de Campinas




Criações são uma homenagem a Joaquim Egídio de Souza Aranha, o Barão de Três Rios, nome do Distrito onde a casa funciona

- Tendo como desafio criar um menu inspirado em uma personalidade da região, o Chef Ricardo Barreira, do Vila Paraíso Restaurante, fez uma viagem de volta ao século 18 para se inspirar na elaboração do cardápio que a casa oferecerá na 6ª edição do Festival Gastronômico de Campinas, evento que acontecerá no período de 21 de julho a 17 de agosto. A edição deste ano, que terá mais de 30 estabelecimentos, será aberto no próximo dia 20 de junho, com o Chefs na Praça, na Praça Carlos Gomes.

Com o tema “Ler, Comer e Viver”, o Festival Gastronômico de Campinas 2014 se propõe a unir gastronomia e cultura em um mesmo evento. Cada casa vai homenagear uma personalidade. No caso do Vila Paraíso Restaurante, o nome escolhido foi o de Joaquim Egídio de Souza Aranha, o Barão de Três Rios, que nasceu em Campinas em 1821 e morreu aos 72 anos. Ele Foi barão, visconde, conde e, por último, marquês. Elegeu-se três vezes vereador pelo Partido Liberal. Em seu último mandato, foi presidente da Câmara de Vereadores, e dá nome a um dos principais distritos da cidade, o de Joaquim Egídio, onde funciona o Vila Paraíso Restaurante.

E para elaborar e cardápio para o Festival, o Chef Ricardo buscou desenvolver um menu onde a cultura do homenageado marcasse presença e as receitas familiares estivessem presentes. Daí veio a inspiração de uma entrada, prato principal e sobremesa com uma pegada em estilo colonial.

Para a entrada, a casa oferecerá um trio de caldo servido dentro de um pão italiano redondo e artesanal, feito no próprio restaurante. Como prato principal, o cliente poderá saborear um Galeto assado e crocante. Com um leve e marcante toque de limão em calda, acompanhado de batatas laminadas gratinadas com bacon, cebola e um suave creme branco. Já a sobremesa é um Pudim de Batata da Fazenda. O menu completo custará R$ 49,90 (a casa abre de quinta a domingo), com direito a música ao vivo nas noites de quinta, sexta e sábado.

Para a abertura oficial do Festival Gastronômico, com o Chefs na Praça, no dia 20, um domingo, o Vila Paraíso Restaurante estará vendendo ao público sua tradicional Cebola Imperial e bolo de sorvete com calda de chocolate, uma receita de família que a casa servirá pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário