quinta-feira, julho 17, 2014

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA FIRMA PARCERIA COM UNICAMP PARA OFERECER OFICINAS GRATUITAS À POPULAÇÃO

                                                                                     
                                                                                                   Foto: Gil Nunes – SCS/PMI

A Fundação Pró-Memória anunciou em entrevista coletiva, na última quarta-feira (16), a primeira parceria com a Unicamp (Universidade de Campinas). Serão ministradas inicialmente cinco oficinas, que integram o Programa Escola do Patrimônio da instituição Estadual. A ficha de inscrição estará disponível a partir da próxima segunda-feira (21) no site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. “São oficinas totalmente gratuitas e em parceria com uma instituição que é reconhecida internacionalmente pelos seus trabalhos em diversas áreas”, comenta o superintendente do Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.
As oficinas ocorrerão sempre em dois sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com 12 horas aula e certificado emitida pela Unicamp e Pró-Memória. As partes prática e prática serão na Tulha do Casarão Pau Preto. “As oficinas terão atividades práticas também com visitas a locais referentes ao tema discutido no dia”, comenta o professor doutor Marcos Tognon, que é coordenador do IPR (Inovação e Pesquisa para o Restauro) da Agência de Inovação da Unicamp.
Segundo o Tognon, também estão em formatação outras parcerias entre a Fundação Pró-Memória e a Unicamp. “Estamos verificando a possibilidade de oferecer, por intermédio da Fundação Pró-Memória, cursos ou oficinas voltadas a preservação do patrimônio voltado aos professores de Indaiatuba”, comenta. “Também estamos buscando viabilizar uma pós-graduação nessa área a ser ministrada diretamente aqui em Indaiatuba também por intermédio da Fundação Pró-Memória”, comenta.

OFICINAS
A primeira ocorre nos dias 16 e 23 de agosto com o título – Arqueologia e Patrimônio: o papel dos testemunhos arqueológicos na conservação do Patrimônio e será ministrada pelo professor doutorando Marcelo Gaudio Augusto.
Em setembro há duas oficinas programadas: Conceitos e práticas preservacionistas em São Paulo: dos monumentos coloniais aos desafios do presente e Gestão de Conservação Preventiva de Acervos de Móveis, Objetivos Históricos e Artísticos, que ocorrerão respectivamente nos dias 06 e 13 e 20 e 27, com os professores doutorandos Francisco Dias de Andrade e Rosaelena Scarpeline.
Em outubro foi programada a oficina Introdução à História e Iconografia da Arte Sacra para os dias 18 e 25, sob a coordenação do professor doutorando João Paulo Berto. Concluindo essa primeira parceria, nos dias 01 e 08 de novembro terá a oficina Formação de estradas de ferro no interior paulista, com professor mestre Henrique Anunziata. 

CONHEÇA AS OFICINAS
Arqueologia e Patrimônio: o papel dos testemunhos arqueológicos na conservação do Patrimônio
Esta oficina tem como objetivo apresentar aspectos conceituais, teóricos e metodológicos básicos da arqueologia histórica. A arqueologia é uma disciplina que estuda sociedades humanas a partir da cultura material, desta forma contribui para a conservação do patrimônio cultural na medida que amplia a possibilidade de compreensão desse patrimônio. Os principais temas a serem apresentados são: objeto, objetivos e conceitos da arqueologia; breve panorama histórico da arqueologia; legislação; arqueologia e conservação do patrimônio; reconhecimento de sítios históricos; método de registro de campo; estudos de caso.
Atividade Prática
Visita técnica a sítio arqueológico histórico de Indaiatuba.

Conceitos e práticas preservacionistas em São Paulo: dos monumentos coloniais aos desafios do presente
A oficina pretende apresentar os principais critérios que nortearam as práticas de preservação no estado de São Paulo, bem como, os casos mais emblemáticos que servem como balizas para uma cronologia da preservação cultural na região. Serão abordados desde os conceitos mais importantes na história da preservação (comomonumento histórico-artísticocentro históricopatrimônio imaterialpaisagem cultural) até as perspectivas futuras para os patrimônios regionais, sempre tendo em vista o quadro regional paulista.
Atividade Prática
Visita técnica aos monumentos preservados de Indaiatuba.

Gestão de Conservação Preventiva de Acervos de Móveis, Objetos Históricos e Artísticos
A conservação preventiva de bens culturais é um conceito bastante amplo, mas sua principal função é prolongar o máximo a existência dos objetos históricos e artísticos, a partir de intervenções conscientes, do ambiente controlado, do acondicionamento, embalagens e guarda adequados. Manter a integridade dos objetos históricos e artísticos é uma questão básica até mesmo para a valorização econômica dos acervos, públicos ou particulares, e para isso apresentaremos noções e procedimentos básicos como critérios para a higienização, conservação, manuseio e acondicionamento desses preciosos objetos em nossas casas, acervos e museus.
Atividade Prática
Serão demonstrados protocolos e procedimentos práticos para capacitar os participantes.

Introdução à História e Iconografia da Arte Sacra
O curso apresentará conceitos e ideias introdutórias fundamentais à compreensão da história da arte e iconografia sacra cristã. Os principais eixos temáticos abordados serão: aspectos históricos, litúrgicos e estéticos da arte sacra do período paleocristão ao contemporâneo, nas artes visuais e na arquitetura; a imaginária sacra e a iconografia dos santos, da Virgem Maria e do Cristo - estudos de caso; e elementos dos espaços de culto cristão.
Atividade Prática
Visita Técnica à Igreja de Nossa Senhora da Candelária.

Formação de estradas de ferro no interior paulista
O curso tem como objetivo apresentar a formação dos conjuntos ferroviários no interior de São Paulo e suas principais motivações e estratégias ao longo da História.   
Os principais temas a serem enfocados são equipamentos e estruturas das estradas de ferro, história da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro e Estrada de Ferro Sorocabana. Pretendemos discutir, entre outros, os seguintes conceitos: patrimônio cultural ferroviário, preservação e conservação de edifícios industriais. 
Atividade Prática
Visita técnica aos conjuntos ferroviários de Indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário