quinta-feira, fevereiro 13, 2014

INDAIATUBA FECHA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA INVESTIMENTO NO ESPORTE EDUCACIONAL

Toyota e John Deere vão apoiar projeto Esporte Cidadão
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) anunciou nesta quarta-feira (12), durante coletiva de imprensa realizada na Prefeitura, o estabelecimento de uma parceria público-privada via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O objetivo é ampliar o programa municipal de esporte educacional, anteriormente denominado Pria, e que passa a se chamar agora Esporte Cidadão.
Na primeira fase do projeto, que será desenvolvida ao longo de um ano, as empresas Toyota do Brasil e John Deere do Brasil patrocinarão a iniciativa com investimento de R$ 1.150.000,00 e a opção de deduzir o montante aplicado do total do imposto de renda devido no ano corrente até o limite de 1%. Os recursos serão usados para expandir a equipe de profissionais dedicada ao programa, possibilitando assim que mais crianças e jovens de 06 a 17 anos se beneficiem da prática esportiva gratuita em 22 modalidades e 20 núcleos espalhados pela cidade. Atualmente, o projeto atende cerca de oito mil participantes, mas a meta é chegar a 10 mil até o final de 2014.
“Esta primeira etapa servirá como uma espécie de projeto piloto para o Ministério do Esporte, que implementa pela primeira vez uma parceria público-privada com estas características, via Lei de Incentivo”, destacou o prefeito Reinaldo Nogueira na ocasião. “Nossa política esportiva para o município tem como foco reforçar e expandir continuamente o esporte de caráter educacional, de forma massiva e descentralizada, garantindo assim o acesso a todos e benefícios que não se restringem à boa forma física. O esporte trabalha valores fundamentais para a formação do caráter como ética, trabalho em equipe, perseverança, respeito e disciplina. É com muito orgulho que conseguimos trazer mais este investimento para Indaiatuba, tendo ainda o apoio da Toyota e da John Deere, que já são grandes parceiras e contribuem muito para melhorar a qualidade de vida na nossa cidade. Para a próxima fase, já temos outras empresas interessadas em participar”, completou.
Durante a coletiva o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti explicou ainda que a parceria confere maior flexibilidade para a expansão do Esporte Cidadão, tanto em termos quantitativos como qualitativos. “Não adianta apenas aumentarmos o número de participantes se não aperfeiçoarmos a estrutura de atendimento, que hoje inclui mais de 50 professores no total, certificados pela Unifesp, além de coordenadores e técnicos.
Utilizando os critérios da Lei de Incentivo temos a possibilidade de contratar mais coordenadores e até mesmo especialistas, como contadores, já que precisamos providenciar também a gestão dos recursos e o reporte de relatórios periódicos, e professores com conhecimento em modalidades bem específicas, como aikidô ou rugby, por exemplo”, indica Panzetti, acrescentando que o acompanhamento do Ministério do Esporte será bastante rigoroso e próximo, visando o resultado e a possível renovação da parceria, que pode se estender por mais cinco anos. “Seremos avaliados pelo ministério a cada três meses e estamos confiantes que esta primeira experiência poderá ser mantida, com a chegada de mais parceiros. À longo prazo estamos perseguindo aquilo que é o sonho de todo gestor público – e tenho certeza de que do nosso prefeito também – que é ter um programa como este, voltado para a população, totalmente custeado pela iniciativa privada. De um lado, isso confere mais recursos e braços à prefeitura, e de outro, atende às diretrizes de atuação em responsabilidade social das empresas. Todos ganham, especialmente os indaiatubanos”, finalizou.
Outras informações sobre a Lei de Incentivo ao Esporte e a regulamentação das parcerias público-privadas podem ser obtidas no site do Ministério do Esporte no endereço http://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/secretaria-executiva/lei-de-incentivo-ao-esporte.
CET vai ganhar nova quadra esportiva oficial com recursos do PAC II
Outro anúncio feito por Reinaldo Nogueira foi a construção de uma nova quadra esportiva profissional no Centro Esportivo do Trabalhador, apta a receber jogos oficiais federados e confederados, com recursos da ordem de R$ 3,5 milhões pelo PAC II do Governo Federal. “Após a publicação da concessão no Diário Oficial, que já aconteceu, estamos agora na fase de elaboração do projeto da quadra, com todas as especificações, para posterior envio para a aprovação da Caixa Econômica”, detalhou o prefeito. “Estamos correndo, pois a promessa do Governo é de que o convênio será assinado antes do período eleitoral, justamente para garantir a celeridade e continuidade da obra”, disse.
Vistoria e reforma no Ginásio Municipal de Esportes
Na última segunda (10) a Prefeitura realizou uma vistoria no Ginásio Municipal de Esportes, a fim de levantar as necessidades de reparo e iniciar a reforma no imóvel. Construída nos anos 70, a arena hoje não possui dimensões que possibilitem a realização de jogos oficiais federados e confederados em sua sede, mas o espaço é regularmente utilizado para a prática esportiva de várias modalidades dos programas da Secretaria de Esportes, recebendo cerca de 700 pessoas por dia. Sua estrutura permite ainda abrigar atividades festivas. “Assim como todos os ginásios erguidos nos anos 70 e 80, o nosso também apresenta dimensões que não acompanharam a evolução e novas exigências do esporte nas últimas décadas, não é um problema só de Indaiatuba, mas de várias cidades”, comentou o secretário Humberto Panzetti na coletiva de imprensa. “A nova quadra atenderá a demanda dos jogos oficiais e o Ginásio Municipal continuará sediando as demais atividades”, afirmou.
Inscrições do Esporte Cidadão acontecem no próximo dia 22
A Secretaria Municipal de Esportes realiza no próximo dia 22, sábado, das 08h às 14h, as inscrições para as aulas gratuitas do programa Esporte Cidadão em todas as modalidades e núcleos esportivos. Podem participar crianças de 06 a 17 anos, regularmente matriculadas na rede escolar pública ou privada. Para efetivar a adesão, o responsável deve comparecer ao núcleo de escolha, conforme relação abaixo, preencher a ficha de inscrição e apresentar RG e comprovante de endereço. As aulas acontecem duas vezes por semana com horários pela manhã e à tarde. Informações (19) 3825-6270.
Núcleos Esportivos e modalidades
Centro Esportivo do Trabalhador
Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova
Telefones: 3894-3604 / 3894-3015
Modalidades: Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Natação
Centro Esportivo Remulo Zoppi
Rua Helena Tomasi, 53 - Jardim Rêmulo Zoppi
Telefone: 38165921
Modalidades: Futebol, Futsal, Natação
Parque Corolla
Rua Serafim Gilberto Candello, s/nº - Jardim Morada do Sol
Telefone: 3936-3301
Modalidades: Futsal, Basquetebol, Natação, Capoeira, Caratê, Voleibol, Jiu Jitsu 
Campo do São Conrado
Rua José de Campos, s/nº - Jardim São Conrado
Modalidades: Futebol, Atletismo
Campo do Oliveira Camargo
Rua Manoel F. Ribeiro Garcia, s/nº - Jardim Oliveira Camargo
Modalidades: Futebol
Arena Aldrovandi
Av. Angelo Berteli Neto, 1000 – Jardim Carlos Aldrovandi
Modalidades: Futsal, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística
Academia Municipal
Rua Jacob Lyra, 140 – Parque das Nações
Telefone: 3801-5955
Modalidades: Futsal, Handebol, Judô, Caratê, Capoeira
Centro de Ginástica
Rua Guatemala, 147 – Parque Boa Esperança
Telefone: 3816-6892
Modalidades: Ginástica de Trampolim, Ginástica Artística
EMEF Nízio Vieira (só para alunos da escola)
Rua Jordalino Pietrobom, 329 – Jardim Morada do Sol
Modalidades: Ginástica Artística
Educando Para a Vida
Rua João Carlos Canova, 421 – Jd. Lauro Bueno
Modalidades: Voleibol e Futsal
SESI
Av. Francisco de Paula Leite, 2701 – Jardim Califórnia
Modalidades: Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Rugby
Campo da Ponte Preta Itaici
Rua Joaquim Pedroso de Alvarenga, 03 - Bairro Itaici - Largo da Estação
Modalidades: Futebol e Recreação Esportiva.
Pista de Bicicross
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/nº - Jardim Esplanada
Modalidades: Bicicross
Centro Esportivo Califórnia
Rua Ema Montoanelli Tachinard s/nº - Jardim Califórnia
Modalidades: Natação
Quadra 23
Rua Antonio Brunetti s/nº Praça Darcy Barnabé – Jardim Morada do Sol
Modalidades: Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Jiu-Jitsu, Judô, Caratê, Boxe, Kickboxing e Aikido
Ginásio Municipal de Esportes
Av. Visconde de Indaiatuba, 1250 – Jardim América
Modalidades: Boxe, Kickboxing, Voleibol, Ginástica Rítmica.
Campo do Califórnia
Rua Ema Montoanelli Tachinard, 521 - Jardim Califórnia
Modalidades: Futebol.
PAASI
Rua José Maria de Almeida, s/nº - Jardim João Pioli
Modalidades: Capoeira.
Quadra de Tênis do Parque Temático
Modalidades: Tênis de Campo e Tênis de mesa.
CRAS II
Rod. Lix da Cunha, 2900 – Bairro Tombadouro
Modalidades: Aikido

Nenhum comentário:

Postar um comentário