quarta-feira, fevereiro 19, 2014

EQUIPE DE FUTSAL MASCULINO ADULTO DE INDAIATUBA INICIA TREINAMENTO PRÉ-TEMPORADA


Estréia do time na Liga deve acontecer em março
A equipe de futsal adulto masculino ADI/Clube 09 de Julho/Secretaria Municipal de Esportes se apresentou no último dia 10 para a retomada dos treinamentos pré-temporada, visando a estreia na Liga Paulista de Futsal, que deve acontecer em março em tabela ainda sob definição.
Como atividade inicial, os jogadores participaram de testes físicos com suporte do Departamento de Avaliação da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, incluindo lactato mínimo, Rast (Running-based anaerobic sprint test), velocidade, salto vertical e antropometria (conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano). “O teste de lactato mínimo é um método desenvolvido para identificar a intensidade de exercício onde ocorre a transição entre dois movimentos distintos em nosso organismo, através da análise de amostras sanguíneas obtidas durante uma atividade padronizada”, explica o coordenador do Departamento de Avaliação Física da ADI André Ferrari. “Assim é possível identificar a intensidade máxima onde o atleta ainda realiza o exercício aerobiamente, ou seja, o ponto máximo em que é possível sustentar por tempo prolongado determinada atividade. Já o Rast, aplicado durante a análise do lactato, verifica a velocidade e aceleração da corrida, bem como suas respectivas fadigas”, completa.
O grupo realizou ainda testes isocinéticos, utilizados para detectar equilíbrio muscular e nível de força. O preparador físico da ADI Ricardo Stocchi de Oliveira aponta os benefícios que os testes podem trazer ao planejamento estratégico para os jogos. “Com as informações obtidas podemos projetar as condições dos atletas naquele pique final dos jogos. Tendo o desempenho individual de cada jogador é possível trabalhar as necessidades de cada um de forma personalizada”, afirma.
Os testes foram realizados no Ginásio Rêmulo Zoppi e no laboratório da FEF, sob a coordenação da professora doutoranda Natália Arnost Vieira com apoio de dois profissionais do departamento, que está sob o comando do professor doutor Sérgio Augusto Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário