quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Fundação Pró-memória restaura carroçário

Carroças ficarão prontas até a inauguração do Casarão em abril
 A Fundação Pró-Memória está restaurando as carroças que ficarão expostas no novo carroçário feito no Casarão Pau Preto. Segundo o superintendente, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a Fundação possui quatro tipos de carroças que ficarão expostas ao público de forma permanente: Troller, Carroção, Carroça de Carregar Pedra e a Carroça de Pão.
O Troller é um tipo de charrete responsável por transportar pessoas do final do século XIX, e pertenceu ao senhor Antonio Estanislau do Amaral. O Carroção servia para carregar mercadorias. Já a Carroça de Carregar Pedra que transportava pedras cortadas para construção e a Carroça de Pão, da década de 1950, utilizada para entregar pães.
Segundo Gustavo, as três primeiras foram doadas pelo senhor Tércio Ferreira do Amaral e a última por Antonio Mattioni. Todas estão sendo recuperadas por um especialista de Salto, o restaurador Eduardo Mazzeto. “Há muito tempo queríamos fazer tal recuperação, mas não tinha um espaço adequado para expor as carroças, agora com o carroçário a população vai ter a possibilidade de contemplar formas variadas desta locomoção, que foi muito utilizada antes do carro”.
Ainda, segundo o superintendente, a proposta de expor as carroças e de construir um carroçário está de acordo com a filosofia empregada pela instituição no restauro do Casarão. “Estamos tentando resgatar a originalidade do complexo histórico, que chegou a ter um carroçário no passado”, comenta Gustavo. “Essa foi a oportunidade para recuperar tal edificação e também expor ao público as carroças”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário