quinta-feira, março 20, 2014

Lar de Velhos é tema de exposição virtual do Pró-Memória

Lar de Velhos completa 50 anos em março

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba já colocou no ar mais uma exposição virtual e o tema escolhido é Lar dos Velhos & Espaço Dia Emmanuel. O material será disponibilizado no www.facebook.com/FundacaoProMemoriaDeIndaiatuba e no site da http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/.
HISTÓRICO
No dia 18 de março de 2014 o Lar dos Velhos & Espaço Dia Emmanuel comemora 50 anos. “Portanto, esta exposição tem o intuito de mostrar através de algumas imagens um pouco da sua história”, comenta o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.
Fundado em 09 de março de 1964, inicialmente, com o nome de “Lar de Velhos e Cegos Emmanuel”, pois em primeira estância, atendia também pessoas com deficiência visual.
Com seu nome atualizado, esta é uma instituição que abriga idosos, acima de 60 anos, carentes, desprovidos de condições financeiras e familiares, onde recebem: assistência alimentar, médica, de vestuário e lazer, bem como assistência afetiva, como se estivessem em sua própria casa.
É importante salientar que, a primeira e a segunda parte do Lar foram construídas em mutirão, quando, aos finais de semana e feriados reuniam-se um grupo de pessoas de diversas classes sociais (doutores, professores, braçais, pedreiros e outros) que, fugindo dos seus afazeres profissionais, pegavam na enxada, picareta, pá, colher de pedreiro, martelo, grifo, e, com muita alegria e disposição, abriam alicerces, assentavam tijolos, rebocavam e pintavam, construindo assim, a casa dos idosos. 
Hoje, o Lar vive de doações, contribuições de sócios, bazar da pechincha e eventos diversos. Sua manutenção é bastante dispendiosa e com a colaboração efetiva da população e principalmente do seu grande número de voluntários, é oferecido o que há de melhor aos idosos que lá vivem. 
O Lar de Velhos & Espaço Dia Emmanuel é considerado um “modelo” entre as instituições, principalmente no atendimento aos idosos e em sua administração, recebendo constantemente visitas de outras entidades congêneres que procuram aproveitar todo seu conhecimento e experiência de sua Diretoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário