sexta-feira, março 21, 2014

Superintendente do Pro-Memória faz conferência em Rio Claro

O superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, foi convidado para fazer conferência em encontro no Arquivo Público Histórico de Rio Claro. O evento que acontece sexta-feira (21) e sábado (22), terá a participação de pesquisadores, advogados, políticos e representante estudantil, que irão compor duas mesas de debates.
Gustavo, que também é Mestre e doutor em História pela Unesp, pesquisador do CNPq e coordenador do GT História dos Partidos e dos Movimentos de Direita da ANPUH (Associação Nacional de História) vai encerrar 2ª Jornada da Ditadura Civil-Militar: 50 anos do Golpe, os Avanços e Retrocessos.
A primeira mesa redonda será realizada na sexta-feira e conta com as palestras do advogado Renan Honório Quinalha - assessor da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo Rubens Paiva, Carlos Gilberto Pereira - membro do Grupo Tortura Nunca Mais e o Vitor Quarenta, Secretário Geral da União Estadual dos Estudantes. Os trabalhos da sexta-feira ocorrem das 20h às 22h30.
Mestre e doutor pela USP, Renam Honório Quinalha é membro da Diretoria do IDEJUST - Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição e membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo. Renam desenvolve sua palestra com o tema Justiça e Transição.
Carlos Gilberto Pereira, coordenador da organização não governamental ACAT Brasil – Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura, falará sobre Movimentos Sociais e os Entulhos da Ditadura. O estudante Vitor Quarenta, graduando em Direito na Unesp de Franca, apresentará relatos das atividades da Comissão da Verdade Alexandre Vannucchi Leme, da UEE-SP – União Estadual dos Estudantes de São Paulo.


As atividades do sábado (22) acontecem no período da manhã, das 9h às 11h30. O programa começa com a exposição do deputado estadual de São Paulo, Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade da Assembléia Legislativa, com o tema Organização das Comissões de Verdade, suas Dificuldades e Avanços.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, vereador Agnelo da Silva Matos Neto, falará sobre as Ações da Câmara de Rio Claro acerca da temática da Ditadura.
A mesa de debates se encerra com do Superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba que vai destacar em sua palestra as disputas pela memória, suscitadas pela Comissão da Verdade, e a responsabilidade ética do historiador diante desta situação, principalmente no que se refere ao uso das documentações, para tanto salientará o importante papel da democratização da informação feita pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba e Fundação Pró-Memória a partir de seu acervo histórico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário