segunda-feira, março 24, 2014

Prefeito Reinaldo Nogueira lança Programa Viver

O ator Marcos Frota participou do evento no Ciaei

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) lançou na noite de quarta-feira (19) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) o Programa Viver (Valorizando o Indivíduo e a Vida em Recuperação). O objetivo da ação é prevenir e combater o uso de drogas no município, sendo que a prevenção e o risco vão receber os maiores esforços. O ator Marcos Frota que é o garoto-propaganda da campanha participou do lançamento junto com as demais autoridades municipais.
O coordenador do Programa Viver e secretário de Desenvolvimento, Renato Stochi, deu abertura ao evento destacando a importância da ação para o município. “Quero agradecer a presença de todos, pois este lançamento é um marco para Indaiatuba no combate as drogas. É um trabalho difícil onde formatamos um quebra cabeça e é um sonho que se tornou realidade. Com o tempo envolvemos todas as Secretarias e chegamos a um consenso final. Agradeço a todas as pessoas envolvidas com o trabalho que não mediu os esforços. Quando a gente se une as coisas caminham melhor. Hoje é o lançamento e depois será o combate e uma luta feita com o apoio de toda população”, disse Stochi.
Após a apresentação do vídeo institucional do Programa Viver, compôs a mesa o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira; o vice-prefeito, Dr. Antônio Carlos Pinheiro; o presidente da Câmara dos vereadores, Luiz Aberto Pereira ‘Cebolinha’; o deputado Estadual, Rogério Nogueira (DEM); o secretário de Desenvolvimento e coordenador do Programa Viver, Renato Stochi; o ator Marcos Frota e o colaborador da Administração Municipal, Baldomero Barbará.
Em continuidade ao evento o colaborador da Administração Municipal, Baldomero Barbará, ressaltou as vertentes dos problemas causados pelas drogas. “A excelência do projeto nos dá a convicção que estamos no caminho correto. A droga não é só questão pública e sim de toda sociedade. O problema esta também nas cidades do interior e são interligadas com o crime. Acredito no projeto e na estrutura das ações da Prefeitura, o prefeito Reinaldo é o idealizador e está na frente do seu tempo com uma sociedade organizada que irá atender a luta contra a droga”, relata Barbará.
O presidente da Câmara agradeceu a presença de todos e complementou o assunto. “Agradeço ao prefeito de Indaiatuba que proporciona o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Preparamos-nos para o combate as drogas e agora temos a capacidade de enfrentar o problema que muitos empurram para baixo do tapete. Queremos evitar acontecimentos desagradáveis com o apoio e a ajuda de cada um de nós; vamos recuperar os jovens prestes a perder a vida”, enfatiza Cebolinha.
O deputado Estadual, Rogério Nogueira, fez uso da palavra. “Esse Programa é muito importante para o município, pois é o único do Brasil e tenho certeza que essa bandeira será levada adiante. Sabemos que o governo Federal deve combater o crime, mas cabe também aos educadores o investimento em programas como esse. O Brasil é o maior consumidor de crack do mundo e o segundo em cocaína projetos como esse ajudará no combate as drogas de maneira efetiva”, fala Rogério.
O ator Marcos Frota falou sobre o envolvimento com o Programa Viver. “É um prazer estar aqui nessa noite histórica. Quando comecei a falar o texto do vídeo senti na equipe que estava no estúdio um respeito e todos fizeram o trabalho juntos, senti um verdadeiro acolhimento, uma equipe muito profissional e o resultado de um estudo foi brotando em mim, nessa hora não importa mais a aparência, mas o que você realmente sente em relação ao assunto. Emocionei-me, pois o recado da campanha está entregue. O símbolo da campanha deve ser a humildade, a sociedade brasileira questiona o poder público de todas as formas e temos que falar menos e fazer mais. Estamos sedentos por pessoas humildes que sabem que a política existe para servir ao outro. Hoje precisamos preparar a juventude para ocupar um espaço e conduzir o país esse é o dever de todos nós. A campanha desperta a cidadania e é capaz de iluminar outras ações, assim Indaiatuba será referência nacional no combate as drogas”, detalha Frota.
Reinaldo Nogueira encerrou a noite expondo suas ideias a respeito do projeto. “Agradeço a presença de todos; a equipe do projeto; as autoridades locais e regionais. Agradeço também ao Marcos Frota que é envolvido com as questões das drogas e tem uma voz ativa Nacional  referente ao assunto. O Programa é a soma dos setores sociais e com o tempo abrirá um leque com mais participações. Nos mandatos anteriores o que mais me chamou a atenção foi o Paee [Programa de Apoio à Educação Especial], pois as pessoas procuravam e ainda procuram Indaiatuba por conta desse atendimento às crianças especiais, é um programa com excelentes resultados. Hoje falo também que de todas as obras, casas, escolas ou hospitais construídos, tenho certeza que esse projeto é o que mais me chamou a atenção, pois cuida de pessoas. Hoje toda sociedade dará as mãos para trabalhar juntos. Esse projeto é de cada um de nós”, grifa Nogueira.

PROGRAMA VIVER
O programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.
Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.
O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.
A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

DROGAS
As drogas geram inúmeros problemas complexos: sociais, biológicos, psíquicos e culturais. No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cresceu o uso de drogas ilícitas por adolescentes de 2009 para 2012, sobretudo entre as meninas. Conforme o próprio instituto, fatores de risco como tabagismo e álcool iniciam-se normalmente na adolescência (Pense, 2012 – IBGE).
Levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, revela que cerca de 370 mil brasileiros de todas as idades usaram regularmente crack e similares (pasta base, merla e óxi) nas capitais ao longo de pelo menos seis meses em 2012.
Além disso, 14% do total são crianças e adolescentes, o que equivale a mais de 50 mil usuários. Ademais, o consumo de cocaína dobrou no Brasil, nos últimos seis anos, de acordo com o Relatório Mundial de Drogas 2013, divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Em Indaiatuba o crack ainda é a droga mais utilizada entre os usuários que buscam o atendimento no CAPS-AD, essa predominância foi mantida nos anos de 2012 e 2013. No atendimento segue com a predominância após o crack; o álcool; a cocaína e a maconha. A média mensal de atendimentos é de 250 pacientes e por final a média etária dos pacientes é de 18 à 45 anos no serviço do CAPS-AD.
O CAPSi tem em seu arquivo 1.900 pacientes cadastrados (sofrem de algum tipo de transtorno mental severo ou persistente). Deste total, 633 são usuários de substâncias psicoativas (SPA). A média de número de pacientes atendidos no ano de 2012 foram 191 pacientes usuários de SPA. No ano de 2013, este número aumentou para 230, e no início de 2014 já foram atendidos 60 usuários com o problema.
Os usuários de SPA correspondem a 30% da população atendida no Capsi. Com relação às drogas mais usadas pelos atendidos foi constatado que: 70% desta população usam maconha e cocaína; 20% usam somente maconha e 10% usam crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário