segunda-feira, março 31, 2014

Indaiatuba: boas perspectivas para o mercado imobiliário



Índices de desenvolvimento e qualidade de vida, geração de bons empregos e preço dos imóveis são fatores positivos do município
A qualidade de vida, os excelentes índices de desenvolvimento e de geração de empregos somados ao cenário de oportunidades que está surgindo em toda a Região Metropolitana de Campinas com a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos colocam Indaiatuba como um dos municípios mais procurados por quem busca novos desafios profissionais ou um lugar tranquilo para viver. Todo este contexto traz boas perspectivas para o mercado imobiliário local, cujos preços dos imóveis de mesmo padrão são em média 20% menores em relação às grandes cidades.
De acordo com o economista Durval Pedroso, que atua na região e acompanha o mercado imobiliário em todo o País, os preços dos imóveis em Indaiatuba não tiveram o mesmo crescimento comparado com outras cidades, como Campinas e São Paulo. “As diretrizes municipais que favorecem o crescimento ordenado aliadas à localização estratégica da cidade garantem margem para boa valorização dos imóveis”, analisa.
Indaiatuba apareceu, recentemente, como a oitava colocada em oferta de emprego bom (com salários de R$ 5 mil ou mais) por um ranking elaborado pela revista Veja com base nos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego do ano de 2013. O município foi o único do Estado de São Paulo nesta lista e, além do bom desempenho do ano passado, foi levada em conta a perspectiva do ritmo de contratação ser mantido em 2014.
O que contribui para a oferta de bons empregos é a instalação de empresas de grande porte na cidade, que a escolhem pela excelente infraestrutura e localização estratégica - situada entre as duas maiores economias do Estado (São Paulo e Campinas), próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos e a uma grande malha viária, além dos incentivos fiscais oferecidos pelo poder público. Na última década, o número de indústrias passou de 353 para 844, com destaque para grandes multinacionais, como Unilever e Toyota, e recentemente a John Deere, que transferiu seu escritório regional para a América Latina de Porto Alegre (RS) para Indaiatuba.
Por conta de sua forte atividade econômica, Indaiatuba também é o município da RMC com a menor taxa de desemprego. Em 2013, o percentual da População Economicamente Ativa que não tinha ocupação foi de 2,17% - vale destacar que a RMC, que tem o quarto menor índice do País, tem uma taxa de 5,34%, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Do ponto de vista da qualidade de vida, a cidade torna-se atraente por ter uma urbanização controlada, espaços públicos bem planejados, zoneamento para empreendimentos comerciais e de serviços, áreas verdes, tráfego urbano planejado e revisado constantemente, planejamento de segurança pública com baixos índices de violência e custo de vida reduzido em relação a grandes centros urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário