quinta-feira, março 20, 2014

Lar de Velhos comemora 50 anos e lança campanha

Sr. Deoracy de Oliveira, um dos fundadores, com a esposa.
Sr. Antonio Packer, um dos fundadores, com a esposa Dona Tica




O Lar de Velhos & Espaço Dia Emmanuel promoveu uma cerimônia em comemoração aos 50 anos de fundação na terça-feira, dia 18. O evento contou com convidados, autoridades, voluntários e fundadores da entidade. Na ocasião, a diretoria da instituição lançou a Campanha Filho do Coração.
A solenidade teve início com um discurso da presidente da entidade, Izildinha Cardoso Lopes, que lembrou o trabalho dos fundadores, entre eles dois presentes, Antônio Packer e Deoracy de Oliveira. “Se nós temos dificuldades hoje, imagino o que passaram naquela época”, declarou. “É uma alegria muito grande comemorar esta data tão importante não só para o Lar de Velhos, mas também para toda a cidade”, observou.
A presidente explicou aos convidados que a entidade é um lar substituto para os idosos, que muitas vezes não têm mais condições para ficar com a família ou sequer têm um núcleo familiar. “Tentamos tornar este espaço o mais próximo de uma casa, o mais normal possível, até porque o normal é você voltar para sua casa ao final do dia, mas nossos velhinhos não têm para onde ir”, cita.
A instituição abriga cerca de 90 pessoas acima de 60 anos, todas carentes. No local, os idosos recebem assistência médica, nutricional e afetiva, a fim de se sentirem em casa. “Estamos aqui para pedir ajuda, o Lar está passando por dificuldades”, enfatizou.
Campanha Filho do Coração
O empresário José Onério da Silva, voluntário da instituição, reiterou que o Lar de Velhos precisa de ajuda para, no mínimo, manter o número de idosos atendidos. Por isso, a diretoria da entidade lançou a Campanha Filho do Coração, que consiste em incentivar empresas e pessoas da comunidade em geral a “adotarem” um idoso morador no Lar, fazendo doações em dinheiro para ajudar a mantê-lo e dando-lhe carinho, através de visitas. “Às vezes ouço pessoas comentando no Dia das Mães que gostariam muito de dar um presente para sua mãe, que já se foi. Nós temos dezenas de senhoras aqui esperando pelo menos um abraço”, revelou a presidente.
Um vídeo sobre a entidade apresentado na abertura da cerimônia será usado na campanha. “Quem quiser ajudar pode contribuir com qualquer valor mensalmente”, comenta. Outra opção é unir um grupo de amigos e cada um dar um valor mensal, totalizando uma doação maior.
Atualmente, a entidade tem despesas na ordem de R$ 150 mil mensais e arrecada cerca de R$ 70 mil. O restante, é obtido com doações, eventos e principalmente com os bazares promovidos às terças e quintas-feiras, semanalmente, e todo segundo sábado do mês. “O bazar dá muito trabalho e não vem sendo suficiente”, explicou Onério.
Além do asilo, a instituição mantém, desde 2009, o Espaço Dia, uma espécie de creche, em que os idosos passam o dia e no final da tarde voltam para seus lares.
Além da Campanha Filho do Coração, já está agendado para o dia 4 de outubro um leilão em prol do Lar de Velhos. O evento acontecerá no Indaiatuba Clube. Empresários e comerciantes que quiserem fazer doações de prendas podem entrar em contato com a entidade pelos telefones 3801-2820 e 3834-3802. O Lar de Velhos fica na Rua Pedro Gonçalves, 106, na Vila Candelária.
História
O Lar de Velhos é um departamento do Centro Espírita Apóstolos do Bem (CEAB) e foi fundado no dia 9 de março de 1964. Construído por um grupo de voluntários, o espaço inicialmente abrigava idosos e deficientes visuais e, por isso, recebeu o nome de Lar de Velhos e Cegos Emmanuel.
O Lar de Velhos conta com um quadro de 75 funcionários registrados, além de pessoas que prestam trabalho voluntário. A entidade é mantida com doações da comunidade, bazares, eventos e uma subvenção financeira da Prefeitura.
Pró-Memória faz exposição virtual
Além das comemorações promovidas pelo Lar de Velhos, a Fundação Pró-Memória também fez uma homenagem à entidade. Esta semana, entrou no ar uma exposição virtual com imagens da instituição. Quem quiser conferir, o material está na página da Fundação no Facebook e no site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário