segunda-feira, setembro 22, 2014

Indaiatuba reserva boas oportunidades no mercado imobiliário




Pela localização estratégica e índices de desenvolvimento, cidade atrai novas empresas e moradores


A lógica do mercado diz que devemos comprar na baixa e vender na alta. Nesse momento, em que os preços dos imóveis começam a se estabilizar e que a situação econômica do país reflete as incertezas políticas às vésperas de eleições presidenciais, buscar um porto seguro é sempre recomendado. O investimento imobiliário, nesse caso, é uma segurança por trazer retorno financeiro sem sobressaltos.

O economista Durval Pedroso destaca que é importante analisar o que e onde comprar, considerando a perspectiva futura de crescimento ou, em um cenário menos otimista da economia, onde haverá mais proteção do patrimônio. Segundo ele, em mercados mais promissores representados pelas cidades com potencial de desenvolvimento, investir em imóveis é uma opção mais segura.

Com preços acessíveis e sendo um dos municípios mais beneficiados pela ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, Indaiatuba se destaca na condição de "porto seguro". Analisando o crescimento populacional do município - que saiu de 201 mil habitantes em 2010 para 226 mil em 2014, segundo o IBGE - existe um horizonte promissor para o mercado imobiliário local. Mantendo o crescimento nesse ritmo, a população será de 250 mil daqui a quatro anos, aumentando também a demanda do setor. 

O economista ressalta que quem investiu em imóveis em cidades como Indaiatuba nos últimos anos teve um expressivo retorno do valor aplicado. "A aposta numa região com potencial futuro representa uma alavancagem que nenhuma aplicação financeira proporciona", afirma. Com desenvolvimento econômico acima da média paulista, Indaiatuba tem índice de desemprego de 2,1% e possui umas das maiores rendas médias do país, tornando-se assim uma cidade onde há espaço para crescimento do mercado da construção civil. A valorização dos imóveis será a longo prazo, como sempre foi o comportamento normal do mercado, mas é boa uma alternativa.

O empresário Sérgio Gerin, sócio-proprietário da Criar Soluções Imobiliárias, uma das empresas mais atuantes da região de Campinas, faz uma importante ressalva para quem está indeciso e preocupado com o momento econômico e político. "Imóvel é um bem de raiz. Além da receita da locação ainda tem a valorização patrimonial, e o investidor passa por qualquer crise em segurança. Afinal, o bem está em sua mão e não na do mercado", compara.

A Região Metropolitana de Campinas, de acordo com ele, vive um momento favorável no setor, principalmente pela ampliação de Viracopos, que está transformando totalmente seu entorno. Existe uma eminente valorização, com destaque para Indaiatuba, que tem atraído novas empresas por sua pujança e pela proximidade com o aeroporto. Vale destacar como exemplo o sucesso que foi o lançamento do hotel Royal Palm Tower Indaiatuba, cujas unidades vendidas foram quase que 100% para investidores de Campinas e São Paulo, comprovando como o potencial do município é visto por quem é de fora. O indaiatubano tem a vantagem de morar na cidade e estar próximo das oportunidades de investimentos geradas pelo ritmo de crescimento do município e desta forma pode aproveitar melhor este momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário