sexta-feira, setembro 12, 2014

Polo Shopping Indaiatuba recebe Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos em parceira com a OSC GABRIEL


Iluminação do empreendimento será verde durante todo o mês para lembrar a causa da doação de órgãos e sua importância para a Saúde

No mês de setembro, a OSC (Organização da sociedade civil) GABRIEL, em parceira com diversas instituições da sociedade civil, realiza a 16ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da doação de órgãos, tecidos e células, bem como, de promover a melhoria na captação por meio de ações positivas junto às Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT.
​ 
Polo Shopping Indaiatuba apoia a campanha. Durante o mês de setembro, a iluminação externa do Shopping terá a cor verde para lembrar a população sobre a causa da doação de órgãos e sua importância para a Saúde. Além disso, no dia 27 de setembro, Dia Nacional do Doador de Órgãos, serão realizadas ações de sensibilização junto aos visitantes do Shopping durante todo o dia, com a distribuição de materiais informativos e a oferta de exames preventivos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e IMC – Índice de Massa Corpórea, hábitos alimentares etc. Haverá ainda a confecção do Cartão do Doador do Banco de Olhos de Sorocaba e o cadastramento de doadores de sangue do projeto Sangue Cidadão em parceria com o Rotary Club Indaiatuba, Rotaract e Interact.

Para a gerente de Marketing do Shopping, Andrea Fernandes, a campanha é de fundamental importância. “O Polo Shopping Indaiatuba desenvolve uma parceria desde seu início com a OSC GABRIEL, sempre apoiando as iniciativas fomentadas pela instituição, com temas tão importantes para a Saúde e o desenvolvimento social. A doação de órgãos é uma necessidade e precisa ser cada vez mais discutida pela sociedade, para que seus processos sejam facilitados e os preconceitos sejam vencidos”, afirma.

Saiba mais sobre a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

A Campanha teve início em setembro e terá duração de um ano. Ela será composta por um ciclo de palestras em escolas, associações, igrejas e empresas e contará com mostras do Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos. Também haverá participações fomentadas pela OSC GABRIEL e órgãos associados em eventos e ações de saúde em todo território nacional. Esta campanha vem em resposta a uma queda nos números de doação de órgãos registrada no país e no interior de São Paulo em 2014. De acordo com o último balanço do Registro Brasileiro de Transplantes, veículo oficial da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO – realizado de janeiro a março de 2014), o Brasil atravessou um período crescente no processo de doação e transplante de órgãos por mais de 10 anos consecutivos. Porém, desde o segundo semestre de 2013 foi registrada uma queda de notificações de doações de órgãos e tecidos e, por consequência, do número de transplantes realizados. Vários fatores podem ter influenciado esse quadro, sendo um deles, a descrença da população nas instituições políticas do país, refletidas principalmente em áreas como saúde, educação e segurança. De acordo com a presidente da OSC GABRIEL, Maria Inês Carvalho, a parceria com o Polo Shopping Indaiatuba é fundamental apara disseminação da informação. “Ela possibilita o contato direto com a população. Além disso, institucionalmente, o apoio de uma organização como o Polo Shopping nos dá credibilidade e visibilidade. Hoje o país precisa muito de apoio no incentivo a doação de órgãos e tecidos, pois há uma imensa defasagem entre as pontas do processo: doação e transplante. Quando a população estiver consciente sobre a importância da doação de órgãos coo um gesto de solidariedade que salva vidas, as filas por transplante irão começar a diminuir”, relata.

Sinal vermelho
A queda do número de transplantes do país neste primeiro trimestre de 2014 é alarmante, tendo em vista que o país passou por uma série de eventos que tem feito deste um ano atípico (Mundial de Futebol, protestos e eleições). Em função dessa realidade, é necessário que a população seja sensibilizada para a importância da doação de órgãos a fim de que sejam recuperadas as taxas de doação e transplante previstas e, principalmente, salvar centenas de vidas.

Ao longo de todo mês de setembro, estão previstas ações em Indaiatuba realizadas em parceria com Rotary Club de Indaiatuba, Rotaract Club de Indaiatuba, FATEC Indaiatuba – Centro Paula Souza, Polo Shopping de Indaiatuba e Prefeitura Municipal. Como público-alvo estão a população em geral, com ênfase em escolas de ensino médio, faculdades e funcionários de empresas locais.

Programação
Dia 26 de setembro – sexta-feira – 19h30
Cerimônia oficial de abertura da 16ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos
Local: Plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba

Dia 27 de setembro
Ação de sensibilização e conscientização junto à população que ocorrerá nas dependências do Polo Shopping Indaiatuba, durante o horário das 10 às 22h. A ação irá produzir duas frentes de abordagem, sendo a primeira para sensibilização e conscientização sobre a importância de doação de órgãos por meio de distribuição de material informativo, e a segunda frente para alertar sobre a importância da prevenção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão por meio de serviços oferecidos à população. Durante o mês de setembro, mês destinado ao incentivo à doação de órgãos, o Polo Shopping Indaiatuba será iluminado na cor símbolo do movimento, o verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário