quinta-feira, setembro 18, 2014

8ª Primavera de Museus

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE INDAIATUBA 
INTEGRA 8ª PRIMAVERA DE MUSEUS



Evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro dos Museus

A Fundação Pró-Memória, que este ano fará parte da 8ª Primavera de Museus, inicia a sua participação no evento nacional, com uma palestra do professor da USP e Diretor Técnico do Museu Paulista (Antigo Museu do Ipiranga) Dr. Paulo César Garcez Marins. O evento acontece no próximo sábado, a partir das 14h, no Bosque do Saber, com entrada gratuita.
A palestra tratará sobre as várias identidades possíveis de um povo ou uma cidade e a necessidade de sua relação com espaços públicos da memória, como Museus, Arquivos e Patrimônios Edificados.

PALESTRANTE
Paulo Garcez é professor doutor do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, docente do Programa de Pós-graduação em Museologia da USP, editor dos Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material desde janeiro de 2005. Atualmente é Chefe do Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista da USP, Conselheiro do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), no biênio 2013-2015 e membro do ICOM-Brasil.

INDAIATUBA NA PRIMAVERA DE MUSEUS
Além da palestra de abertura, o Museu Municipal Casarão Pau Preto, custodiado pela Fundação Pró-Memória, participará nesta oitava edição da Primavera dos Museus com atividades ao longo de toda semana.
As oficinas de policromia (pintura em peças de gesso) e pintura em tela, que atraiu boa parte da população indaiatubana quando da inauguração do Casarão Pau Preto em abril, voltarão a ser dadas entre os dias 27 e 28 de setembro pelos artistas da Associação Marianense de Artistas Plásticos - AMAP Edney do Carmo e Geraldino Silva.
As inscrições serão abertas no dia 23 de setembro a partir das 9h E SERÃO FEITAS APENAS PRESENCIALMENTE no Casarão Pau Preto, MEDIANTE A ENTREGA DE SENHAS. Serão disponibilizadas 40 vagas para a oficina de policromia e 40 vagas para a oficina de pintura em tela,
No dia 24 de setembro às 20h30 minutos, no auditório da Tulha o Superintendente da Fundação Pró-Memória, Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus fará uma audiência pública sobre a construção do novo Plano Museológico do Museu Municipal Casarão Pau Preto. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

PROGRAMAÇÃO
Dia 20/09: Palestra com Profº Dr. Paulo Garcez, professor e Diretor Técnico do Museu Paulista da Universidade de São Paulo – Local: Sala CINECO – Bosque do Saber – 14h
Dia 20/09 - Aula da Escola do Patrimônio – Gestão de Conservação Preventiva de Acervos Móveis, Objetos Históricos e Artísticos com a Profª Rosaelena Scarpeline – Local: Tulha do Casarão Pau Preto.
Dia 24/09: Palestra com o superintendente da Fundação Pró-Memória, Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus – Local: Tulha do Casarão – 20h30 às 21h30.
Dias 23 e 24/09: Oficina de Fotografia (inscritos confirmados pelo email) – 19h às 20h.
Dias 27 e 28/09: Oficinas de Policromia e Pintura em Tela – 9h às 12h e das 14h às 17h (vagas limitadas) – Local: Casarão Pau Preto.
Dia 27/09: Aula da Escola do Patrimônio – Gestão de Conservação Preventiva de Acervos Móveis, Objetos Históricos e Artísticos – Profª Rosaelena Scarpeline.
Veja a programação completa da 8ª Primavera de Museus através do link: http://www.museus.gov.br/guia-de-programacao-da-8a-primavera-dos-museus-ja-esta-disponivel/

O QUE É PRIMAVERA DE MUSEUS
O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus e acontece de 22 a 28 de setembro. Em 2014 são 761 museus e outras instituições culturais com uma programação especial de mais de 2.400 eventos, como exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filme, entre outros.
A Primavera de Museus vai mobilizar as instituições museológicas de todo o país, tem por tema a criatividade.
Ao propor o conceito de “museu criativo”, o Instituto Brasileiro de Museus elege-o como o principal estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada museu, na exploração de sua capacidade de inovar-se, modernizar a gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público.
O que seria, na realidade, um museu criativo? Será aquele que investe na sensibilidade e na inteligência de suas equipes, busca incorporar colaborações diferenciadas e experimenta possibilidades inéditas de sustentabilidade e expansão, aprimorando a missão cultural e sua filosofia social. Certamente, é o museu que se instrumentaliza para vencer obstáculos e ultrapassar limites, agindo de modo inventivo e instigante, na perspectiva do amanhã.
Problemas e desafios se acumulam ao redor dos museus, e é preciso que, de maneira criativa e dinâmica, cada qual encontre um caminho seguro para avançar sempre positivamente. Os museus deram um enorme salto, desde o fim do século XX, no sentido da superação da obsolescência que havia dominado a grande maioria deles.
Tornaram-se protagonistas da cena cultural e interferem hoje na vida social e econômica. Referenciam uma nova atitude e um novo olhar no espaço da contemporaneidade. Mas, para evoluir ainda mais e sobreviver às pressões econômicas que o ameaçam, o museu deve exercer a criatividade como estratégia fundamental.
Exemplo de museu criativo é enfatizado pelo Lasar Segall, em São Paulo (SP), quando recebe um prêmio internacional pela experiência de trabalhar combebês, envolvendo crianças e pais numa nova relação com as obras de arte.
O Museu da Maré, no aglomerado carioca desse nome, chama a atenção internacional pela criatividade que o sustenta como uma das mais notáveis respostas criativas ao desejo de memória de uma comunidade.
Em outro extremo, o Centro Inhotim, em Brumadinho (MG), se impõe como realização singular no quadro mundial, repleta de inovações e criatividade.
De uma iniciativa de pequeno porte, originada da vontade de preservação cultural de cidadãos anônimos ou de coletividades, como os Pontos de Memória, até ousadas propostas de grandes instituições, como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), o vigor criativo dos projetos garante a alta qualidade e os resultados admiráveis que se registram.
À procura de novos “museus criativos”, a Primavera é um acontecimento relevante para o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Prenunciam resultados a serem partilhados pelo campo brasileiro, na certeza de que o museu deve reinventar-se, permanentemente, a fim de cumprir seus objetivos na vida dos cidadãos, da sociedade e do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário