terça-feira, setembro 30, 2014

Ampliação de Viracopos alavanca crescimento do entorno



Localizada em posição estratégica, Indaiatuba é um dos municípios que mais se destaca nesse cenário
O Aeroporto Internacional de Viracopos é uma importante alavanca para o desenvolvimento dos municípios vizinhos, como Campinas e Indaiatuba. A ampliação do terminal, projetado para se transformar futuramente no maior da América Latina e receber milhões de passageiros, abriu novos horizontes para estas cidades. Em Indaiatuba, por exemplo, estão sendo instaladas novas empresas e negócios, o que levou o município a ampliar seu Distrito Industrial, e são oferecidos até cursos profissionalizantes e superiores específicos para mão de obra aeroportuária.
Os alunos recém-formados no curso de Agente de Operações e Comissaria da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) já tiveram seus currículos encaminhados à empresa responsável pelo abastecimento das aeronaves em Viracopos. "Esse é um serviço que vai crescer ainda mais com o início das novas operações de voos internacionais", declara o superintendente da FIEC, João Martini Neto.
A instalação de um dos maiores centros automatizados de distribuição dos Correios também retrata essa nova realidade. Localizado às margens da Rodovia Santos Dumont, o CD empregará aproximadamente 600 pessoas quando entrar em operação. Os Correios optaram por Indaiatuba para abrigar seu CD porque, além da proximidade com o Aeroporto facilitar o envio aéreo de correspondências e encomendas para o Brasil e o mundo, o município oferece alguns incentivos fiscais importantes.
Com 853 companhias de diversos segmentos instaladas em seu Distrito Industrial - 27 delas nos primeiros seis meses desse ano -, a cidade receberá em breve a 12ª fábrica da multinacional alemã Bosch, que já está em construção no Distrito Industrial Euro Parque, ao lado de outras grandes companhias como General Motors (GM) e John Deere. “Temos infraestrutura para atender ao crescimento e estamos nos preparando para os desafios do futuro", declara o secretário de Desenvolvimento, Renato Stochi.
Crescimento de comércio e serviços
O crescimento do Parque Industrial e a ampliação de Viracopos são dois fatores determinantes também para o desenvolvimento de vários outros setores da economia, como comércios, serviços e construção civil. Esse ano, de janeiro a junho, já foram instalados no município 331 novos estabelecimentos comerciais e 796 serviços. No total, são 6.731 empresas prestadoras de serviço e 4.528 comércios. Muitos desses novos empreendedores estão montando negócios que serão impactados com o crescimento do aeroporto, como empresas de logística e transportes.
Na construção civil, as empresas se preparam para suprir o déficit habitacional e hoteleiro e para abrir espaços para instalação de novos comércios e serviços. O Parque Mall, onde já funciona uma unidade do Poupa Tempo e onde serão implantados outros estabelecimentos importantes, o hotel Royal Palm Tower Indaiatuba, e o Class, lançamento da Congesa, são empreendimentos que visam o crescimento da cidade. A localização do Class é favorável para quem precisa acessar a rodovia de carro ou faz uso de vans e ônibus fretados.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Sandro Coral, a posição estratégica é um importante atrativo para novas empresas, prestadores de serviços e moradores para Indaiatuba. O ortopedista José Fábio Lana é um exemplo de empreendedor que já percebeu o potencial da cidade. Desde o início de março, deixou Campinas e concentrou seu atendimento apenas na nova clínica montada em Indaiatuba. "Tenho vários pacientes que vêm de Campinas, São Paulo, cidades da região e de outros estados. Muitos acham mais fácil a logística para cá, tanto para transporte terrestre quanto aéreo", afirma.
Pela posição privilegiada, excelentes índices de desenvolvimento e qualidade de vida, Indaiatuba continuará crescendo de forma planejada e gerando grandes oportunidades de negócios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário