terça-feira, abril 22, 2014

Mais arquitetônica do que nunca, Campinas Decor começa dia 25



19ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista ocupa casarão inspirado no filme E o vento levou, no Jardim das Paineiras

Tendo como cenário um casarão dos anos 1970 inspirado no clássico E o vento levou, a Campinas Decor 2014 começa no dia 25 de abril e entra para a história como a mais arquitetônica das 19 edições da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Dos 42 ambientes internos e externos apresentados, oito – 20% do total – foram projetados e erguidos pelos expositores especialmente para a exposição, oferecendo um panorama de estilos e sistemas construtivos variados, mesclados às principais tendências e lançamentos do setor.
Até 15 de junho, os visitantes poderão conferir o trabalho preparado por um time de 65 dos mais renomados profissionais de Campinas e região, distribuídos por 2.500 metros quadrados de terreno e 1.500 metros quadrados de área construída. Localizado no nobre Jardim das Paineiras, o imóvel escolhido impressiona pela fachada suntuosa, ambientes amplos, pé direito alto e fácil acesso tanto para os moradores da cidade como para os visitantes de outros municípios.
Seu amplo terreno disponível propiciou à organização a realização de um feito inédito: reservar uma área exclusiva para a construção de espaços. Dispostos em volta da casa e da antiga piscina em formato oval totalmente restaurada, foram erguidos loft, espaço gourmet, restaurante, bar, spa, espaço de patrocinador, bilheteria e lounge de saída. Somam-se a eles salas, suítes, banheiros, terraços e jardins, transformando o evento em uma vitrine completa e garantindo atração para todos os públicos.
Realizar a mostra ali era sonho antigo das organizadoras, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso. “Há anos namorávamos essa casa e por diversas vezes conversamos com a proprietária, Lya Xavier de Souza, que também tinha esse desejo. Mas, por vários fatores, ainda não havia dado certo. Com o imóvel vazio após o falecimento da doutora Lya, conversamos com os herdeiros e conseguimos colocar em prática essa ideia que muito a entusiasmava”, conta Stella.
Além de propiciar aos expositores a oportunidade única de mostrar ao público seus estilos arquitetônicos, o imóvel localizado no número sete da Rua Francisco Xavier de Souza Junior (homenagem ao avô de Lya) permite à organização realizar a mostra pelo segundo ano consecutivo em uma casa – condição que resgata a principal origem de uma mostra de arquitetura, decoração e paisagismo.
“Tivemos muito orgulho em realizar o evento em patrimônios públicos durante quatro anos e contribuir para a recuperação de importantes prédios históricos da cidade, mas decorar uma casa de verdade nos aproxima cada vez mais do que o público deseja ver”, explica Sueli. Esse interesse pode ser comprovado pelo sucesso obtido em 2013, quando a mostra promovida em uma casa no Parque Taquaral tornou-se uma das mais bonitas e comentadas da história da Campinas Decor.
Em 2014, foram investidos R$ 6 milhões na preparação da mostra, divididos entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. Durante dois meses de trabalho, os arquitetos, decoradores e paisagistas imprimiram nos espaços o que há de mais moderno em tecnologia de automação residencial, luminotécnica, mobiliário, equipamentos de som e imagem, pisos, revestimentos, pinturas e paisagismo.

Requinte, sofisticação e praticidade. Essas são as características predominantes nos ambientes da Campinas Decor 2014. Em uma casa que por si só já chama a atenção por sua arquitetura, amplitude e design, os profissionais apostaram em trazer as tendências de uma forma que pode ser realmente aplicada ao cotidiano das famílias. O luxo aparece em lustres contemporâneos, nos mais variados estilos, tecidos nobres, mármores e obras de arte de artistas brasileiros e estrangeiros.

Os revestimentos são os mais variados. Papéis de parede aparecem com predominância, em variadas texturas e estampas. Mas também há lugar para paredes cobertas por tecidos nobres, materiais cimentícios, espelhos e muitos painéis amadeirados.

Grafismos, presentes em móveis e revestimentos e cores fortes, nos mais variados tons, também são notadas, assim como o dourado, que se faz presente em muitos ambientes. O contraste entre cores neutras, em especial o preto, e fortes, como o laranja, também pode ser percebido.  Outra constante é a sustentabilidade, que se mostra das mais diversas formas, como a ampla utilização de madeira de reflorestamento em móveis, pisos vinílicos ou cimentícios e o uso de iluminação em Led. A tecnologia também se destaca, fazendo-se presente nos ambientes com as mais diversas funções.

A 19ª Campinas Decor gerou cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos no período de obras e outros 150 durante a realização da mostra.  A expectativa é atrair cerca de 32 mil pessoas ao evento.

Inspiração cinematográfica
            Com três andares, suntuosas colunas na fachada e uma escada de degraus largos dando boas vindas, o imóvel escolhido para abrigar a 19ª Campinas Decor concretizou o desejo da advogada e tabeliã Lya Xavier de Souza de morar em uma casa que transpirasse o ar do filme E o vento levou. Foi essa a premissa fornecida por ela - integrante de uma família tradicional de Campinas que tem Francisco Barreto Leme, fundador da cidade, no topo da árvore genealógica -, ao engenheiro Mario Banholi, responsável pelo projeto da construção concluída em 1976.

A história da casa começa em 1967, quando Lya comprou o terreno de 10 mil metros quadrados (dois lotes) cuja frente pertence ao bairro Jardim das Paineiras e o fundo é chamado de Chácaras Bom Retiro. Em 1973 doou parte do seu terreno para a abertura da Rua Francisco Xavier de Souza Junior, nome de seu avô, em frente da casa, ação realizada em solenidade com a presença de várias personalidades. Após a finalização das obras, mudou-se para a casa onde viveria até 25 de junho de 2011, quando morreu, aos 81 anos de idade, vítima de um infarto.

A história da família

Como nas edições anteriores, a organização da Campinas Decor criou uma família fictícia de moradores para nortear o trabalho dos profissionais. Os arquitetos, decoradores e paisagistas elaboraram seus projetos tendo como clientes o clã Vasconcellos, encabeçado por Miguel, engenheiro civil de 41 anos de idade, e Raquel, jornalista freelancer de 37 anos, que trabalha no conforto de casa. Eles são pais de Maria Eduarda, 13, dos gêmeos Theo e Igor, de 7 anos, e da pequena Helena, com apenas 4 meses.

Antenado nos negócios, Miguel pratica hipismo no clube da cidade e também é apaixonado por outro esporte, o futebol, inspiração para sua coleção de camisas de clubes e seleções. A paixão de Raquel é a fotografia - praticada como hobby -, que divide a atenção da moradora com outras atividades prazerosas como a prática de yoga, a gastronomia e a escrita de romances.

Blogueira sempre conectada às redes sociais, a jovem Maria Eduarda mostra que herdou da mãe o talento para a escrita. Estudiosa, sonha em fazer medicina. Nas horas vagas, adora tocar violão e pratica esportes - o tênis em especial.

Fãs de futebol como o pai, os gêmeos brincam sempre juntos. Enquanto Theo é apaixonado por aviões, Igor é louco por bicicletas. Apesar das predileções distintas, possuem um hobby em comum: ambos adoram histórias em quadrinhos. Pequenina, Helena adora brincar as coisas da mãe e parece já ter nascido pronta para o balé.           

Projeto “Novos talentos”
Mantendo a tradição, dois espaços da Campinas Decor 2014 foram reservados para o projeto “Novos Talentos”. O programa visa valorizar os profissionais que estão há pouco tempo no mercado, mas têm grande potencial criador (com até três anos de formados). Os ambientes preparados pelos Novos Talentos nesta edição são a Copa da Família, assinada pela dupla Aldete Zappellini Rohwedder e Josimara Panontin Souza, e o Espaço Crianças, projetado por Flávia Elias Kury e Michele de Fátima Anselmo Igel.
Sobre a Campinas Decor

          Criada em 1996, a Campinas Decor consolidou-se como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior do Estado. Ao longo dos anos, tornou-se uma grande vitrine do trabalho realizado pelos expositores, além de uma oportunidade única para fornecedores e patrocinadores divulgarem sua marca e seus últimos lançamentos. À frente da realização do evento desde 2001, as empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso transformaram a mostra em um evento de grande visibilidade não só na região, mas em âmbito estadual e nacional.

Nos últimos anos, a Campinas Decor assumiu também amplo papel social ao realizar a mostra em bens públicos tombados pelo patrimônio histórico, oferecendo como contrapartida a recuperação desses imóveis. Foram recuperadas instalações da antiga Estação Guanabara (2008), Instituto Agronômico de Campinas (2009 e 2010, em espaços diferentes) e Estação Cultura (2011). Em 2012, a mostra teve cenário rural, ocupando uma fazenda centenária em Joaquim Egídio e em 2013 retornou ao cenário urbano, mantido em 2014.

Os excelentes resultados obtidos ao longo dos anos trouxeram a parceria e a obtenção de patrocínio junto a grandes empresas. A edição 2014 tem patrocínio máster da Roca Sanitários Brasil e Quattor Esquadrias em PVC; patrocínio da Luxaflex HunterDouglas, Elletromec e Grupo Sempre; apoio Command 3M, CPFL Energia e TECPRAG. O evento conta ainda com apoio técnico da Lattaro Engenharia e parceria de mídia da Band, CBN e GM7. Neste ano foi fechada também uma parceria com a Rile – Elétrica e Hidráulica.

Saiba mais sobre as empresas que patrocinam
e apóiam a edição 2014 da Campinas Decor
Roca Sanitários Brasil – A Roca começou como uma empresa que produzia radiadores de ferro fundido para aquecimento doméstico em Gavà, Espanha. Após esses primeiros radiadores, a empresa expandiu seu portfólio com a produção de caldeiras. Em 1929, entrou no ramo de banheiros, iniciando a produção de banheiras. Sempre atenta às mudanças na sociedade relacionadas à cultura da água, o principal recurso natural com que a Roca trabalha, a empresa assumiu o desafio de produzir utensílios de louça para banheiro em 1936. Depois disso, em 1954, passou a produzir torneiras. Na década de 90, o grupo deu seu primeiro passo de expansão internacional, baseado principalmente na criação de filiais comerciais e na assinatura de acordos com marcas líderes locais. Além de Portugal e França, a presença da Roca começou a se espalhar pelo Reino Unido, Alemanha, Itália, Rússia, Marrocos, Argentina, Brasil e China. O momento decisivo do processo de internacionalização ocorreu em 1999, com a aquisição do grupo suíço Keramik Holding Laufen, quarto fabricante mundial de louça sanitária. A compra da Laufen permitiu ao grupo reforçar a sua posição em mercados estratégicos em que a marca tinha menos presença, como a Europa Ocidental, Brasil e EUA. Em 2005, a Roca anuncia um plano estratégico ambicioso, focado em espaços de banho, alcançando a liderança mundial do setor em 2006. Hoje, a rede comercial da Roca se estende por mais de 135 países abastecidos por suas 76 fábricas e mais de 20 mil funcionários no mundo todo.
Quattor Esquadrias em PVC - A Quattor desenvolve e fabrica esquadrias de Steel PVC para portas e janelas, utilizando perfis produzidos pela empresa alemã VEKA, uma das maiores do mundo no segmento.  Além de produtos de alta performance, a Quattor também oferece assistência técnica completa, desde a elaboração do projeto até a instalação. O departamento técnico informatizado e os profissionais treinados e capacitados proporcionam atendimento adequado aos arquitetos, engenheiros, construtores e ao consumidor final, sempre apresentando estudos de viabilidade, especificando as dimensões e os detalhes de montagem de cada projeto. Tudo para garantir a satisfação plena dos clientes e parceiros. Com os produtos da Quattor, os projetistas podem explorar a inovação, versatilidade, qualidade e durabilidade que vão além dos limites da arquitetura e engenharia, pois proporcionam conforto acústico e térmico, além de segurança. Os produtos estão divididos em três linhas exclusivas: Design, Classic e Colors.
Luxaflex HunterDouglas - Líder mundial na fabricação de cortinas e persianas, a HunterDouglas®, é uma multinacional holandesa, com sede em Rotterdam. Fundada em 1919, a empresa revolucionou o mercado de decoração em 1946, com a utilização da fundição contínua do alumínio para a fabricação de lâminas. Atualmente o grupo possui 169 empresas ao redor do mundo, com aproximadamente 17 mil funcionários. No Brasil, a chegada da empresa ocorreu durante a década de 1970. Atualmente, a HunterDouglas® conta com cinco escritórios comerciais no país, 4 montadoras e um parque fabril de mais de 19 mil m² em Campinas. Com cerca de 440 funcionários a empresa está presente nas principais mostras de decoração do país. A parceria com arquitetos e designers de interiores antecipa tendências. O talento dos profissionais aliado ao trabalho minucioso com as formas, objetos, cores e materiais proporcionam soluções criativas em diferentes espaços.
Elletromec - A Elettromec iniciou suas atividades em 1997 na cidade de Campinas (SP) com o objetivo de oferecer eletrodomésticos com design italiano para o mercado de luxo brasileiro. Com investimento e acesso às maiores tendências em tecnologia e design, diretamente das exposições mais conhecidas da Itália e do mundo, a empresa se consolidou como uma marca forte no segmento gourmet. Hoje, localizada em Valinhos (SP) e com um centro de distribuição de três mil metros quadrados, a Elettromec tem uma linha completa de produtos para ambientes gourmet e cozinhas, especialmente de embutir, trabalhando com eletrodomésticos de qualidade e altamente tecnológicos, sem esquecer os traços sofisticados que assinam a marca.
Grupo Sempre - O Grupo Sempre atua desde 1996 na prestação de serviços de segurança, oferecendo qualidade e assumindo um compromisso sério de parceria com seus clientes, fornecedores e colaboradores. Sinônimo de confiabilidade, competência e excelência, hoje o grupo também presta serviços como escolta armada, limpeza, conservação e jardinagem, sistemas eletrônicos, portaria e recepção, fretamento e turismo.
Comand 3M - A 3M foi fundada em 1902 no Estado de Minnesota, região dos Grandes Lagos, nos Estados Unidos. Em 1946, se instalou no Brasil sob a razão social Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda.. A 3M é fundamentalmente uma companhia de base científica, que produz de produtos imaginativos e líderes em números de mercados de atuação - de cuidados com a saúde e segurança no tráfego a produtos para escritório, abrasivos e adesivos. O sucesso da companhia começa com a habilidade de aplicar tecnologias em uma variedade infinita de necessidades dos clientes. O seu compromisso único é de tornar a vida das pessoas mais fácil e melhor no mundo todo.  A 3M, hoje presente em 70 países, foi reconhecida como uma das 100 Melhores Marcas Globais pela consultoria de marcas estratégicas Interbrand, em 2012. Neste ano, o espaço da 3M, apoiadora da Campinas Decor há várias edições, foi criado pela designer de interiores Patrícia Fernandes e batizado como “Cantinho do Vinho”. Em cerca de 5 metros quadrados, a profissional apresenta para o público a Linha Comand 3M. A linha de ganchos adesivados em diferentes tamanhos vem em versões diferenciadas que ajudam a organizar o ambiente. Na mostra são apresentadas as versões transparente e colorida e estampada, que podem ser utilizadas também como objeto de decoração. A nova linha feita em material transparente é 75% mais fina que o produto tradicional branco e permite “esconder” a aba, melhorando o acabamento. As facilidades do produto continuam as mesmas: possibilitam a transformação do ambiente sem pregos nem parafusos, de fácil aplicação e remoção, e ainda permite o reposicionamento. Para mostrar a diversidade de uso dos produtos, a profissional utilizou os ganhos, por exemplo, para pendurar acessórios relacionados a vinho, como abridores. Além disso, ela optou por colocar molduras de fitas de uma nova linha 3M de papelaria, com várias estampas, e colocou os produtos em destaque dentro das molduras. Por ser um espaço pequeno, a iluminação, toda em Led, foi valorizada para que os produtos fiquem em destaque o tempo todo, e o piso escolhido foi o vinílico.
TECPRAG - A empresa atua desde 1994 no controle de pragas urbanas, desenvolvendo soluções e métodos diferenciados para cada um dos segmentos nos quais atua.  Desenvolveu o Programa GIP Arquitetura para suprir junto ao setor a necessidade desse tipo de prestação de serviço durante as diversas fases de uma obra comercial, industrial ou residencial.
CPFL Energia – A CPFL Energia é um grupo de empresas que gera, distribui, comercializa e fornece soluções em energia. Líder em distribuição de energia, com 13% do mercado nacional, atua nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, atendendo 7,2 milhões de clientes em 569 municípios.

Lattaro Engenharia - A Lattaro Engenharia está presente no mercado desde 1984, atuando nos segmentos de construção civil e administração de obras. Sua larga experiência e espírito inovador permitem antecipar tendências de mercado, utilizar modernas técnicas da engenharia civil e aprimorar a altíssima qualidade de suas obras, assinadas por Sergio Lattaro e sua equipe técnica. O altíssimo padrão de qualidade é resultado de comprometimento, seriedade, ética e eficiência, aliando o foco na redução de custos para a melhor solução e máxima satisfação dos clientes.

Band – A TV Band faz parte do Grupo Bandeirantes e nasceu com a vocação de criar veículos e produtos de comunicação conectados com os anseios da população brasileira e dedicados aos interesses do País. Sua solidez é reflexo de um sistema organizacional que adota modernas técnicas administrativas e valoriza as melhores práticas de gestão corporativa na busca incessante por melhores resultados. A gestão por unidades de negócios e o orçamento matricial garantem seus excelentes resultados operacionais. Cada unidade desfruta de autonomia administrativa, otimizando processos e negócios e permitindo que o grupo cresça com rapidez e segurança.
CBN - A rádio que toca notícia. O slogan que acompanha a CBN (Central Brasileira de Notícias) traduz à perfeição um conceito que, até 1 de outubro de 1991, quando foi criada a emissora, não existia no Brasil. O modelo all news da Rede CBN foi pioneiro e, atualmente, está presente nas principais cidades brasileiras, com quatro emissoras próprias (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte) e 27 afiliadas, incluindo Campinas. Informação correta, isenta, com espaço para a pluralidade de opiniões e análise crítica do que está por trás dos fatos: este é o conceito do jornalismo praticado pela CBN. São cerca de 200 jornalistas, entre repórteres, produtores, editores, âncoras e comentaristas.

GM7 – Como uma das precursoras no mercado de mídia digital out of home desde 2004, a GM7 Mídia Digital é líder de mercado na região metropolitana de Campinas. Com abrangência nacional, a GM7 possui uma forte rede de afiliados e atinge os principais centros econômicos do país em Estados como São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os pontos de mídia da GM7 são gerenciados via internet e utilizam softwares de última geração, fornecendo conteúdo de grande interesse ao público alvo como notícias, entretenimento e material publicitário, sem dispersão, de forma direcionada, com forte impacto visual e alto índice de absorção pela audiência.



A Campinas Decor 2014 em números:

Investimentos: R$ 6 milhões
Área total: 2.500 metros quadrados
Área construída: 1.500 metros quadrados
Área livre: 1.000 metros quadrados
Ambientes: 42
Expositores: 65
Empregos gerados na obra: 1.500
Empregos gerados durante o evento: 150
Fornecedores: 1.200
Expectativa de público: 32 mil visitantes
Serviço
Campinas Decor 2014
Data: de 25 de abril a 15 de junho
Endereço: Rua Francisco Xavier de Sousa Junior, 07, Bairro Jardim das Paineiras
Horários: terça a sexta-feira, das 14h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22h (bilheteria fecha sempre às 21h)
Valor dos ingressos: R$ 32,00; estudantes e idosos pagam R$ 16,00 e crianças de até 12 anos não pagam
Passaporte Campinas Decor: R$ 60,00, com visitas ilimitadas
Serviços disponíveis: bar, café, restaurante e estacionamento com manobrista
Telefone para informações: (19) 3255-7744  - www.campinasdecor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário