quinta-feira, junho 27, 2013

ORQUESTRA DE INDAIATUBA FAZ ESPETÁCULO GRATUITO SÁBADO NA CÂMARA MUNICIPAL

Foto: Arquivo – Sirlene Virgílio Bueno – SCS/PMI

Apresentação começa às 20h com programa especial
A Orquestra de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura, realiza no próximo sábado, dia 29, às 20h, apresentação gratuita na Câmara Municipal. No programa, “Eine Kleine Nachtmusik” (Uma Pequena Serenata), de W.A.Mozart, “Elegia para Cordas” de P.I. Tchaikovsky e “Ponteio” de Claudio Santoro. O espetáculo contará ainda com a participação especial da Orquestra Jovem de Indaiatuba, que fará a abertura do concerto executando duas peças: “Pentafonia”, do compositor alemão radicado no Brasil Ernest Mahle e “When you wish upon a star”, trilha do desenho clássico de Walt Disney, Pinóquio. Criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura, desde seu surgimento a orquestra tem possibilitado a muitos jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 16 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula. Informações (19) 3825-2056.
Sobre as obras
Eine kleine Nachtmusik ou “Uma Pequena Serenata” é uma das obras clássicas mais conhecidas de todos os tempos. Escrita nos últimos anos de vida de Mozart, a peça pode ser considerada não apenas uma síntese de sua obra, mas de todo o estilo clássico. Está dividida em quatro movimentos, como as sinfonias da época: I. Allegro (movimento mais famoso!), II. Romanze (movimento lento), III. Menuetto (uma dança) e IV. Rondo (movimento rápido que finaliza a peça).
Tipicamente romântica, Elegia de Tchaikovsky foi composta para comemorar o aniversário do compositor, o ator russo Ivan Samarin. Tchaikovsky é conhecido principalmente por seus balés e sinfonias que se tornaram célebres por suas melodias fáceis, porém sofisticadas, como a melodia que podemos ouvir nesta sua Elegia para cordas.
O concerto encerra com música brasileira da melhor qualidade com Ponteio. Claudio Santoro é reconhecido internacionalmente como um dos maiores nomes da música brasileira no século XX. Além de compositor, também atuou como regente e professor, fundando escolas de música e orquestras no Brasil. A obra apresentada pela orquestra foi escrita em 1953 e representa uma fusão entre música erudita e música popular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário