quarta-feira, junho 26, 2013

“MÚSICA E ARTES” TRAZ ATRAÇÕES GRATUITAS PARA TODA A FAMÍLIA NESTE SÁBADO, DIA 29


Atividades acontecem no Parque Ecológico das 09h às 21h
O projeto Música e Artes oferece atrações culturais gratuitas para crianças e adultos no próximo sábado, dia 29, das 09h às 21h no Parque Ecológico, próximo ao estacionamento e à Concha Acústica. A programação inclui oficinas, exposição de arte, apresentações de música, teatro infantil, mímica e performance circense, além do sorteio de brindes. O projeto é uma iniciativa da Fundação Toyota do Brasil, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Toyota do Brasil e do Banco Toyota, incentivado ainda pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Seu objetivo é aproximar a população das diversas manifestações artísticas locais, valorizando e impulsionando a cena artística da região. Informações (19) 3825-2056. Confira a programação e se agende:
9h às 12h10 - Oficinas culturais e exposição de arte
10h às 10h20 – Teatro infantil “A Caixa Fantástica”
10h50 às 11h20 - Espetáculo circense “Bolo e Nanico e o Maravilhoso Mundo do Circo”
11h50 às 12h10 - Sorteio de prêmios
12h10 às 14h - Intervalo
14h às 17h30 - Oficinas e exposição de arte
16h às 16h20 - Teatro infantil “A Caixa Fantástica”
16h30 às 16h50 - Sorteio de prêmios
17h às 17h30 - Apresentação circense "Bolo e Nanico e o Maravilhoso Mundo do Circo"
18h às 18h20 - Apresentação de mímica "Numa Viagem de Trem, Muita Brincadeira Tem"
18h30 às 18h50 - Sorteio de prêmios
19h - Apresentação do grupo instrumental “Cia. Filarmônica” interpretando Beatles
Sobre as atrações
Oficinas culturais
Núcleo do Amanhã – As crianças terão uma aula sobre o consumo responsável da água, conhecendo as formas de preservá-la e os impactos gerados pelo consumo de água em embalagem pet, que demora mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente. As embalagens ganham nova vida e se transformam em brinquedos feitos pelos próprios participantes da oficina.
Núcleo de Pintura – Apresentação das principais técnicas de pintura com uma “aula” prática. As pinturas serão feitas no papel semente, uma folha produzida de forma artesanal, que recebe sementes de flores e hortaliças durante seu processo de fabricação. O papel é ecológico e, após sua utilização, pode ser plantado. Os participantes serão orientados pelos monitores sobre como realizar o plantio do papel desenhado ao chegar em casa.
Núcleo Musical – Um local dedicado a apresentar um pouco da história da música com um forte enfoque na criação de obras e na sua execução dentro do conceito “Música & Artes”. Os participantes ainda personalizam seus instrumentos musicais, que podem ser levados para casa, e tocam uma bela canção em conjunto.
Núcleo Circo – De forma lúdica e divertida, três profissionais e um monitor irão desenvolver com as crianças, atividades ligadas ao mundo do circo, incluindo os processos de Maquiagem Artística, os princípios básicos de Malabares com tecidos de tule, além de Acrobacia e Mágica, conhecendo melhor o segredo dos grandes espetáculos. A criança poderá escolher a atividade em que quer participar.
Exposição de arte
O escultor alagoano Cícero Palmeira da Silva irá expor suas peças feitas em argila, que retratam a natureza, os retirantes e os mais diferentes personagens populares, típicos da região de Arapiraca, sua terra natal. Atualmente, Cícero ministra os cursos de Arte em Argila e Desenho e Pintura em Tela, junto à Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Indaiatuba. A artista plástica autodidata Izilda Amaral também estará presente com seus trabalhos de escultura em tecido. A ceramista Cida Ocar, que desenvolve peças em cerâmicas queimadas em baixa temperatura, também irá apresentar suas obras. A desenhista, pintora e aquarelista Kenia D’Angelo, de Indaiatuba, tem suas obras espalhadas por diversos países como Portugal, Nova Zelândia, Austrália e Canadá. Na exposição, ela mostrará seu trabalho em pintura em tela. Além disso, a exposição contará também com filmes produzidos na região, esculturas, quadros, artesanato e fotografias.
Teatro Infantil
Apresentado pelo Grupo de Teatro Estrada, que existe há 16 anos, o espetáculo “A Caixa Fantástica” narra a história de cinco brinquedos velhos que são abandonados pelos seus donos dentro de uma caixa em um local deserto.
Olorindo (Boneco de Olinda) é quem conta essa estória e abre a caixa fantástica para que cada um de seus amigos se apresente: Robolouco (boneco que imita Robocop), Chumbinho (soldadinho de madeira que não tem uma perna), Barbina (boneca bailarina) e Chiquinha (boneca de retalhos). No decorrer da história eles conhecem o valor da amizade e do trabalho em equipe, apesar de toda e qualquer diferença.
Circo
O Espetáculo “Bolo e Nanico e o Maravilhoso Mundo do Circo" contará com a presença de dois palhaços, apresentando números de malabares, tecido e movimentação solo. Tudo isso acontecerá de forma bastante animada e dinâmica. Os artistas fazem parte do Grupo de Teatro Estrada, que já existe há 16 anos. O grupo foi criado pela diretora e dramaturga Paloma Dourado e possui uma sede localizada em Indaiatuba, chamada Espaço Estrada.
Mímica
O Espetáculo "Numa viagem de trem, muita brincadeira tem" contará com a presença de três mímicos, dois homens e uma mulher, que com muita música e animação contam uma história bastante divertida que acontece dentro de uma viagem de trem. Brincadeiras de criança e instrumentos de percussão também fazem parte desse espetáculo. E no final, crianças da plateia farão parte dessa viagem de trem para finalizar toda a história.
Música
Cia. Filarmônica – Com formação composta por diversos instrumentos - de sopro, cordas e percussão-, e direção artística de Marco Fentanes, a Filarmônica apresenta o repertório do grupo pop-rock mais famoso e influente do mundo, The Beatles. O jornalista cultural Cunha Junior apresentará as canções ao público e falará sobre a influência da banca britânica na música pop, contando curiosidades e convidando o público a cantar e se divertir com grandes sucessos da banda, como “Hey Jude”, “All You Need is Love” e “Twist and Shout”.
Serviço
Parque Ecológico – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/n – Vila Areal (próximo ao estacionamento e à Concha Acústica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário