quinta-feira, janeiro 23, 2014

URBANISMO E CONSTRUTORA DISCUTEM PROJETO PARA LEVAR ÁGUA NOVAMENTE AO CHAFARIZ

Chafariz foi construído no início do século XX

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente promoveu uma reunião nesta semana com representantes da Masotti Investimentos de Construções com o objetivo de discutir o projeto apresentado pela empresa para retomar o abastecimento de água no Chafariz. A empresa aguarda o parecer do Daae (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) para iniciar os trabalhos.
A Secretaria de Urbanismo busca uma solução para o problema em conjunto com a Promotoria do Meio Ambiente de Indaiatuba, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e o Daee. O projeto da empresa também foi encaminhado à Promotoria.
O problema foi ocasionado pela obra de um empreendimento imobiliário em construção há cerca de 150 metros da praça. As perfurações para a estrutura do prédio teriam atingido o lençol freático e desviado ou interrompido o veio de água que abastecia o Chafariz. “Logo que tomamos conhecimento do caso, buscamos orientações do Ministério Público e acionamos a Cetesb e o Daee para analisarem o caso. Como não se trata de uma mina de água, o caso não configurou crime ambiental”, explicou o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone.
Desde o início, a direção da construtora se mostrou interessada em ajudar a resolver o problema, tanto que em novembro do ano passado apresentou um estudo hidrogeológico do local para trabalhar no projeto de redirecionamento da água que foi desviada do Chafariz.
História
Ponto histórico da cidade, no início do século XX o Chafariz era uma das duas “aguadas”, como eram conhecidas as fontes naquela época, de onde a população retirava a água para consumo e para a lavagem de roupas. Naquela época, era muito comum os meninos da cidade buscarem água em latas para vender nas casas.
No final da década de 60 e início de 70, o Chafariz passou por uma restauração e ao seu redor foi construída uma praça bastante arborizada, que recebeu o nome de “Elis Regina”, mas todos os Indaiatubanos ainda conhecem este local como Praça do Chafariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário