sexta-feira, janeiro 17, 2014

SECRETARIA DE NEGÓCIOS JURÍDICOS DOA BIBLIOTECA JURÍDICA PARA FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA



Acervo conta com importantes títulos da área incluindo história do Direito


A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, por meio da Biblioteca Municipal Rui Barbosa, recebeu esta semana a doação de uma Biblioteca Jurídica, feita pela Secretaria dos Negócios Jurídicos. Segundo o superintendente, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, houve o interesse da Fundação em receber tal literatura especializada por entender ser importante tal bibliografia estar à disposição da população em geral.
Segundo Gustavo, os livros ainda passarão pelo processo de catalogação e classificação para serem inseridos no sistema da Biblioteca Municipal e posteriormente estarão disponibilizados para pesquisadores, profissionais e estudantes da área do Direito. 
De acordo com o procurador do Município, Luiz Cardeal Sigrist, a biblioteca da Secretaria que está indo para a Biblioteca Municipal conta com exemplares importantes da área jurídica e da história do Direito. “Com isso estamos contribuindo ainda mais para enriquecer o acervo diferenciado da Biblioteca Rui Barbosa”, acredita. A Biblioteca Rui Barbosa fica na rua Osvaldo Cruz, 1015, Cidade Nova. O telefone é 3834 6319.
BIBLIOTECA RUI BARBOSA 
Desde o dia 3 de outubro a Biblioteca Municipal Rui Barbosa já está funcionando na rua Osvaldo Cruz, 1.015, ao lado da Escola Estadual Dom José. Atualmente a Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 33 mil volumes, dos mais variados temas e gêneros literários, entre eles, obras publicadas sobre nossa cidade.  Nela é possível encontrar os livros mais lidos na atualidade, além de contar com diversos periódicos, tais como jornais, revistas, entre outros.
Para se associar à Biblioteca, basta comparecer à mesma de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munido dos seguintes documentos: Comprovante de residência com o CEP do endereço, RG (original) e CPF (original). Para os que não têm ainda CPF, é possível apresentar documentos (RG e CPF) do responsável legal. O Horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. 
HISTÓRICO
Na década de 1940 foi criada em Indaiatuba em caráter particular, por Antonio Modanezi, uma Biblioteca com um acervo estimado em 1.300 volumes, que passou a atender a população, na Rua Candelária, 771. Em 1964, através da lei nº. 825, de 25 de março do mesmo ano, o acervo foi doado para a Prefeitura Municipal, funcionando na Rua 15 de Novembro, esquina com a Rua Cerqueira César, onde se localizava o Paço Municipal de Indaiatuba. Nesse momento passou a ser organizada pelo então estudante de Direito Fernando Stein.
Na década de 1970, a Biblioteca deixou a sede do Paço Municipal, mudando de endereço várias vezes. Funcionou em diferentes espaços, como na Rua Siqueira Campos, Rua Cerqueira César e Rua XV de Novembro. Em 1992 a Biblioteca foi transferida pela primeira vez para o Casarão Pau Preto, onde permaneceu até 1999, quando se mudou para Rua Nove de Julho. Passou, ainda, pela Praça Dom Pedro II, no prédio da antiga E. E. Prof. Randolfo Moreira Fernandes, em 2001, e pelo Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba, CIAEI, em 2004. Em agosto de 2007 retornou ao Casarão Cultural Pau Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário