quarta-feira, janeiro 22, 2014

Curso de Redes implanta projeto na Faculdade Max Planck

Alunos colocaram em prática conceitos ensinados em sala de aula
 
Sob orientação dos professores Marcone Medina e Natan Medina, os alunos do 4º semestre do curso de Redes de Computadores da Faculdade Max Planck desenvolveram, ao longo do segundo semestre de 2013, o projeto TI Max, que viabilizou o mapeamento detalhado de toda a estrutura de rede do campus da instituição, identificando eventuais problemas e, a partir dos conceitos ensinados em sala de aula, desenvolvendo uma proposta de melhorias.
O projeto foi dividido em cinco etapas, e cada uma delas ficou sob responsabilidade de um grupo. A primeira ação envolveu identificar os problemas e necessidades e, com base nestes dados, o segundo grupo elaborou o planejamento para que a outra equipe pudesse fazer a cotação dos produtos necessários para a reformulação da rede. Na quarta etapa os alunos realizaram a padronização da nomenclatura dos equipamentos e processos, para que o quinto grupo realizasse a implementação do projeto.
De acordo com o coordenador do curso, o professor Marcone Medina, o projeto de padronização da rede, foi uma excelente oportunidade para que os alunos colocassem em prática aquilo que aprenderam em sala de aula e ainda permitiu uma redução no custo do investimento, já que na etapa de levantamento, os alunos identificaram que muitos equipamentos poderiam ser reaproveitados. “Certamente este projeto contribuiu muito com o que aprendemos em sala de aula, tivemos a oportunidade de trabalhar ativamente em todas as etapas, além de superar dificuldades que apareceram durante todo o processo. Foi muito importante e gratificante ter a oportunidade de fazer parte deste projeto”, afirma o aluno Emerson Gazola.
O projeto envolveu análise em todas as dependências do campus da faculdade, como biblioteca, CPD, posicionamento dos roteadores wi-fi, entre outros. “Realizar esse estudo físico foi de grande valia para que os alunos entendam a real importância da profissão e consigam atuar na solução de um problema real e que certamente não é diferente do que ocorre no mercado de trabalho”, explica o professor Marcone.
O coordenador ainda salienta que dedicação e comprometimento demonstrados pelos alunos, que realizaram todas as atividades no período de férias escolares foi primordial para o sucesso do projeto. “A dedicação demonstrou o quanto eles ficaram empolgados e motivados a realizar o trabalho, que teve um resultado acima do esperado e, por isso, hoje a faculdade conta com internet sem fio em qualquer parte do campus, disponível para os alunos, e tudo isso feito por eles mesmos, o que é ainda mais gratificante”, complementa o coordenador.
O projeto teve início em setembro de 2013 e está em sua etapa final. Além dos alunos do 4º semestre, que no próximo dia 3 de fevereiro ingressam no 5º semestre, o projeto TI Max contou ainda com a participação dos alunos do 2º semestre, que colaboraram na ação de implantação da rede.
Incorporada ao Grupo Polis Educacional em 2008, a Faculdade Max Planck cresce a um ritmo impressionante. Investimentos maciços em ampliação e modernização estão sendo destinados para agregar ainda mais qualidade aos 22 cursos de graduação oferecidos pela instituição e consolidá-la, a cada dia, como um dos principais polos de excelência em ensino superior da RMC. Focada na formação profissional baseada na vivência prática da carreira, a Faculdade Max Planck se vale de aulas em laboratórios, visitas técnicas, projetos sociais, junto à comunidade, Programa de Iniciação Científica, vinculado a projetos de pesquisa, atualização constante dos alunos por meio de seminários, palestras e workshops com convidados especiais e Programa de Orientação ao Estudante (PROE), entre outras ações.
Ainda estão abertas as inscrições para o Vestibular Continuado, que acontece às terças-feiras e quintas-feiras às 19h30, e aos sábados, às 9h. Mais informações pelo telefone (19) 3885 9900. Vale lembrar que muitos estudantes podem aproveitar as vantagens dos convênios da Faculdade com empresas, organizações, entidades e órgãos públicos, que oferecem até 20% de desconto na matrícula e nas mensalidades aos colaboradores e dependentes diretos. A Faculdade Max Planck está localizada à avenida 9 de Dezembro, 460, Jardim Pedroso, Indaiatuba. Saiba mais acessando o site www.seufuturonapratica.com.br/max. Mais informações pelo telefone (19) 3885 9900.
FOTO: Alunos do curso de Redes finalizando a etapa de implantação do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário