quarta-feira, outubro 02, 2013

PROJETO CLICK ÁRVORE JÁ REGISTROU PEDIDOS PARA PLANTIO DE 251 MUDAS


Equipe do Urbanismo plantou de 72 mudas até dia 30

A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente já registrou pedidos para o plantio de 251 mudas por meio do projeto Click Árvore Indaiatuba. O link do projeto está disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.brdesde o dia 19 de setembro, para que a população possa fazer o cadastro e escolher a espécie de árvore que quer que seja plantada na calçada de suas residências. A equipe do Urbanismo fará o plantio gratuitamente.
Conforme informou o secretário da pasta, José Carlos Selone, até segunda-feira (30) foram realizados 81 cadastros, sendo que a maioria dos contribuintes solicitaram o plantio de duas ou mais mudas. “O cadastro é simples e rápido. A pessoa escolhe a árvore sem precisar sair de casa e nós fazemos o plantio. Já conseguimos plantar 72 mudas das 251 árvores solicitadas por meio do projeto”, avisa.
Entre as árvores de pequeno porte que foram disponibilizadas para o plantio com o Click Árvore, estão a escova de garrafa, espirradeira e a aroeira salsa/chorão; de médio porte serão disponibilizadas a pata de vaca, oiti, ipê branco e quaresmeira; de grande porte são o ipê amarelo e a canafístula. “Por enquanto, os ipês e a quaresmeira são os campeões de preferência dos indaiatubanos cadastrados”, reforça Selone.
O projeto é mais uma ação do Plano de Arborização Urbana de Indaiatuba, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida da população através da adoção de árvores. “Também temos o projeto Porta a Porta em bairros que apresentam déficit muito grande de árvores, e o projeto de Doação de Mudas, que podem ser solicitadas pelos telefones 3801-8830 e 0800 770 770 2”, completa o secretário.
Além de deixar a calçada e a fachada da casa mais bonitas, a árvore oferece sombra; contribui para a redução da poluição; a redução do barulho urbano; proporciona melhor conforto térmico; aumenta a umidade do ar e ainda serve de abrigo e alimento para vários pássaros.  
O projeto Click Árvore conta com o apoio do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Um comentário:

  1. O incentivo é ótimo, o único ponto fraco é que todas as espécies de pequeno porte disponível são estrangeiras, resedá (china), escova de garrafa e grevília (austrália).
    O bioma de Indaiatuba é Mata Atlântica, e para a biodiversidade é importante o cultico de plantas e árvores nativas, pois elas são o alimento ideal para as aves, incetos polinizadores locais, além de serem apropriadas ao clima, solo, e com isso mais resistentes as pragas.
    PLANTES SEMPRE ESPÉCIES NATIVAS!!!!!!!
    Ex. Jabuticaba-branca (risco de extinção) pequeno porte.
    Pintangueira, goiabeira, cereja brasileira, uvaia, guabiroba, manaca-da-serra, primavera, cambuci, ipê, quaresma....
    Herbáceas: Flor de maio, Sálvia vermelha, onze-horas, varias espécies de orquídeas, bromélias e begônias, peixinho, avenca.....
    palemira jussara (risco de extinção), indaiá, jerivá....

    ResponderExcluir