quinta-feira, outubro 31, 2013

ESPETÁCULOS GRATUITOS ENCERRAM OFICINAS DE TEATRO DA CULTURA NESTE FINAL DE SEMANA


Alunos dos cursos adulto e infantil encenam peças
Dois espetáculos com entrada franca neste final de semana marcam o encerramento das oficinas gratuitas permanentes de teatro da Secretaria Municipal de Cultura, no Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol. No sábado, dia 02, os 25 alunos do curso adulto apresentam a peça Pedreira das Almas, de autoria de Jorge Andrade, em duas sessões, às 19h e às 21h, com duração de 60 minutos. Já no domingo, dia 03, é a vez da criançada do curso infantil, com 40 pequenos atores encenando Felizes para Sempre, com sessões às 15h e às 16h30 e duração de 35 minutos. A direção é de Gerê Canova, responsável pelas oficinas. Informações (19) 3825-2056.
Pedreira das Almas, do dramaturgo Jorge Andrade, é ambientada no interior de Minas Gerais, em uma cidade imaginária cercada por pedras e situada em um vale, durante a revolução de 1842. A história trata de problemas como a decadência decorrente do esgotamento das minas de ouro, a miséria, o isolamento e o sonho de uma população que deseja partir para um lugar onde encontre riqueza e esperança de vida. O espetáculo propõe reflexão sobre a história brasileira e os dilemas humanos a partir de metáforas como a relação entre vivos e mortos e a vivência do homem com seus sonhos, tristezas e amores.
Felizes para Sempre traz uma coletânea dos contos de fada presentes no imaginário infantil, com trechos de clássicos como Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Rapunzel e Cinderela.
Sobre as oficinas culturais gratuitas permanentes
Prioridade da Secretaria de Cultura, as oficinas de arte gratuitas são voltadas para a iniciação e aperfeiçoamento de crianças, jovens, adultos e idosos, residentes em Indaiatuba. São 20 opções de cursos em diversos horários e dias da semana, desenvolvidos nos polos culturais da Prefeitura. Em média, cerca de 3.500 pessoas em todas as faixas etárias participam das atividades a cada ano, incluindo aulas de teatro, violão, viola caipira, artes infantil, desenho infantil, grafite, balé, jazz, argila, coral, desenho artístico e pintura em tela, entre outros. As inscrições em geral acontecem no início de cada semestre.
“Este é um trabalho que valoriza o papel e a importância da cultura na formação integral do ser humano”, destaca a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Quando colocamos a pessoa em contato com a arte, ela se descobre, se expressa e adquire valores que levará para todas as áreas da sua vida. “Por meio dela, conseguimos abrir novos horizontes, inclusive para crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social. São estes os motivos que nos levam a priorizar as oficinas e atuar para ampliar cada vez mais o atendimento à população, com atividades descentralizadas em polos instalados em toda a cidade. É uma satisfação ver que às vezes as oficinas são realizadas por diferentes gerações e vários membros da mesma família. Também não é incomum que alguns descubram um novo talento que acaba evoluindo para uma carreira profissional”, revela Erika.
Serviço
Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, nº 5924 - Morada do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário