quinta-feira, outubro 24, 2013

PRÓ-MEMÓRIA INICIA EXPOSIÇÃO “DRUMMOND, TESTEMUNHO DA EXPERIÊNCIA HUMANA”


Ação está sendo possível após parceria com a Fundação Banco do Brasil

A Fundação Pró-Memória inicia quinta-feira (24) ou exposição “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”. O material está no saguão da Prefeitura de Indaiatuba, na avenida engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800, das 8h às 17h, e vai até 04 de novembro. A exposição itinerante conta com 16 painéis com textos e imagens. Todo o conteúdo da exposição pode ser visto através do site: www.fundacaobancodobrasil.org.br.
O projeto “Projeto Memória”, que é idealizado pela Fundação Banco do Brasil com a parceria da Petrobras e Associação de Amigos da Casa de Rui Barbosa, tem o objetivo trazer ao conhecimento do público a história, a vida, a obra e o pensamento de brasileiras e brasileiros, que contribuíram para a transformação social do nosso País. “Graças a uma parceria entre Fundação Pró-Memória e Banco do Brasil a comunidade Indaiatubana terá a oportunidade de visitar a exposição, que nesse ano reverencia Carlos Drummond de Andrade”, comenta o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. “A empreitada teve o apoio, também, da Secretaria Municipal da Cultura, e a entrega do Kit nas escolas é essencial para incentivar os alunos a visitarem a exposição, como também ter acesso, a produção, de Drummond, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX”, acredita.
Também foram entregues conjuntos pedagógicos às escolas públicas composto por almanaque histórico, guia de orientação ao professor, cartaz e DVD-ROM com todas as peças que compõem o Projeto. Há, ainda, um livro fotobiográfico e um videodocumentário, que podem ser consultados e baixados através do sitewww.fundacaobancodobrasil.org.br. As Escolas Estaduais de Indaiatuba agraciadas com o conjunto pedagógico “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”, distribuídos através da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba são: EE Profª Suzana Benedicta Gigo Ayres, EE Prof. Carlos Tancler, EE Prof. Hélio Cerqueira Leite, EE Profª Maria Apparecida Pinto da Cunha, EE Profª Maria de Lourdes Stipp Steffen, EE São Nicolau de Flüe, EE Prof. Geraldo Enéas de Campos, EE Joaquim Pedroso de Alvarenga, EE Aurora Scodro Groff, EE Profª Deolinda Maneira Severo, EE Prof. Dr. Camilo Marques Paula, EE Prof. Milton Leme do Prado, EE Prof. Randolfo Moreira Fernandes, EE Profª Annunziatta Leonilda Virginelli Prado e EE Prof. Antonio de Pádua Prado.
CONHEÇA DRUMMOND
Carlos Drummond de Andrade, poeta e cronista cujo poema “No meio do Caminho” foi um manifesto do modernismo brasileiro. Escrevendo sobre temas simples, o poeta revela a profunda verdade de sua poesia. Como jornalista-cronista, deixa seu testemunho sobre fatos e coisas do presente, como cinema, música, esporte, acontecimentos históricos brasileiros e mundiais. O que corre perigo de desaparecer, de ser esquecido, ou que precisa ser lembrado é fixado em suas colunas.
Nascido em Itabira do Mato dentro, interior de Minas Gerais, em 1902, Drummond concluiu o curso de Farmácia, mas não exerceu a profissão, alegando querer “preservar a saúde dos outros”. Idealizou o Museu da Literatura Brasileira, sediado na Fundação Casa de Rui Barbosa, e trabalhou por 17 anos no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPAN), fazendo o levantamento de um arquivo patrimonial da tradição histórica e artística brasileira. Homenageado em samba-enredo pela Estação Primeira de Mangueira e tornado patrimônio público em forma de estátua na praia de Copacabana, continua ali sua missão de grande observados do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário