quinta-feira, outubro 03, 2013

OFICINAS GRATUITAS DE ESCRITA CRIATIVA E POÉTICA MUSICAL ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS


Iniciativas compõem programação do Outubro Literário
A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para duas oficinas gratuitas que compõem a programação do Outubro Literário, festival da Prefeitura que visa difundir informações sobre a literatura e estimular o interesse de crianças e adultos em relação à leitura e escrita, com atrações durante todo o mês. A Oficina de Escrita Criativa, ministrada pelo Prof. Dr. Celso Falaschi e pela Profª Mônica Kimura, acontece nos dias 09, 16, 23 e 30 de outubro, sempre das 19h às 22h, no Centro Cultural Wanderley Perez, com 25 vagas. No mesmo local, nos dias 19 (14h às 18h) e 20 (09h às 13h), é a vez da Oficina de Poética Musical, com o compositor Magno Mello, com 20 vagas. As inscrições devem ser realizadas na sede da Secretaria, na Praça Dom Pedro II, s/n – Centro e é necessário preencher ficha de inscrição, apresentar comprovante de endereço (necessário ser residente em Indaiatuba) e doar um livro de literatura novo ou usado. Informações (19) 3825-2056.
Conteúdo das oficinas e currículo dos coordenadores
Oficina de Escrita Criativa
Programa:
1) Desenvolvendo o lado direito do cérebro –  a)Teoria dos Hemisférios cerebrais; b) Técnica dos  5 desenhos. 2) Escrita Criativa – a) Aquecimento; b) Desbloqueio da escrita. 3) A Escrita Criativa no âmbito da Literatura – a) Relaxamento; b) Proposta de textos; c) Início da prática; d)Tomada de consciência. 4) Exercício completo de Escrita Criativa – a) O ponto (de partida); b) O conto (contação de histórias, história oral); c) A história de vida – autobiografias. 
Materiais necessários (por conta de cada participante): 20 folhas de papel sulfite A-4 e lápis ou lapiseira sem borracha. Público-alvo: estudantes de todos os níveis (a partir do Ensino Fundamental II), professores, profissionais de todas as áreas interessados em aprimorar sua escrita.
Produto da oficina: será produzido o livro Gente das terras dos Indaiás – Histórias dos Indaiatubanos, com as histórias de vida dos participantes, a ser editorado pela equipe de oficineiros, com os textos e desenhos dos participantes (em preto e branco).
Prof. Dr. Celso Falaschi - Jornalista e professor do curso de pós-graduação em Jornalismo Literário da Associação Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), da qual é co-fundador. É pós-graduado em Arte Terapia e Doutor em Psicologia/Criatividade, com estudos sobre criatividade aplicada à escrita. É professor também de cursos de Arte Terapia em diversas instituições de ensino superior do país. Foi editor de "O Estado de S. Paulo", diretor da Intercom e coordenador da Expocom. Lecionou no curso de jornalismo da PUC-Campinas por vinte anos.
Profa. Mônica Kimura - Jornalista, pós-graduada em Comunicação de Massa pela Universidade Soka de Tóquio-Japão. Mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professora universitária, lecionou em instituições de ensino de São Paulo, Minas e Paraná. É também produtora cultural e atuou no Ministério da Cultura como consultora da Unesco, junto aos Pontos de Cultura. Ministrou oficinas de escrita a vários Pontos.
Oficina de Poética Musical
Desenvolvido pelo compositor e pesquisador Magno Mello, Poética Musical é o primeiro estudo completo e sistematizado no Brasil sobre os elementos e ferramentas que compõem uma letra de música. Inovador, foi contemplado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Interações Estéticas 2010”. É resultado da análise de mais de duas mil letras de canções brasileiras e tem oito anos de existência, sendo três de pesquisa anterior e cinco de mercado, em formato de workshop.  Segundo Mello, a oficina de Poética Musical é um convite ao mergulho profundo e surpreendente no universo das letras de música brasileira.  É transmitido por meio de apostila detalhada, além de áudios e vídeos. Ao mesmo tempo em que apreende detalhes técnicos, o participante desvenda um mundo sensível em suas dimensões semânticas, léxicas, sonoras, rítmicas, sociais e históricas. É indicado a compositores, poetas, cantores, escritores, músicos e qualquer pessoa que se interesse pela canção brasileira e ou novos universos de conhecimento, além de professores e estudantes (Música, Letras, Artes, Comunicação, História).
Programa
Conceitos de criatividade - Rogers, Torrance, Koestler, Hadamard, Barron, Linger ; Temáticas - originalidade, legitimidade, possibilidades de desdobramento, comunicabilidade, causadores de interesse; Ângulos de abordagem - modos de olhar para um mesmo objeto, reorganização gramatical, reorganização semântica e relações; Naturalidade e sonoridade das palavras - cacófatos, semicacófatos , negativas, sílabas colididas, repetição de palavras, ressignificações sonoras, Motz el Son, ritmo; Métrica - variação métrica, mapa métrico, reescrevendo sobre métricas existentes, semântica métrica; Rima - não obrigatoriedade da rima, rimas óbvias, rimas por aproximação sonora, rimas em línguas diferentes entre si, rimas em junções ou separações de palavras, rimas por acentuação
Coerência - 1 - Coerência Léxica: ao longo de todo o texto, com relação à imagem sonora e ou semântica e universos léxicos; 2 - Coerência Semântica: argumentação, romantização, absolutismos, ideologismos, inverdades, ângulos recorrentes; 3 - Coerência de Continuidade: continuidade em prosa, continuidade em poesia, continuidade em letras de música, textos lineares e não lineares e não-lineares; Clareza Textual - proposições lúdicas, cumplicidade com o ouvinte, leitura subjetiva, gírias, significados herméticos, indicações semânticas; Estruturas Externas - intro, estrofe, ponte, especiais, refrão, refrain, coda; Estruturas Internas - ideia central, mote único, colagem de frases, colagem de palavras, jogos de meias palavras, histórias, biografias; Tipos de Linguagem - direta, metafórica, analógica, alegórica ou desconstrutiva, subjetiva; Narrativa - reflexiva ou silógica, imagística, cênica, relacional, psicológica ou psíquica; Desdobramento de ideias - abstrato, concreto, pontes silógicas, pontes semânticas, pontes léxicas, amarração lógica, afastamento, distâncias irreconciliáveis; Signos invisíveis - psíquicos, sensíveis, pertencimento, associações, autorreferência, ideologia, outras referências; Estruturação de texto: distribuição de ideias , abertura direta e indireta, conexão, momentos cruciais,tensão e relaxamento, fechamento, sintetização, acabamento; Refrão - pontos de impacto, paralelismo, palavra e onomatopeia, coloquial,onomatopaico, refrain, refrains de passagem, alegórico, pergunta e resposta, retração, tirado do próprio texto, mais de um refrão, impacto em uma palavra; Título - contido no texto, parcialmente contido no texto, que não aparece no texto; Análise Textual – mapa de análise, letras apresentadas pelo ministrante, letras apresentadas pelo participante; Considerações Finais: a lacuna no conhecimento, conceito, subjetividade, mergulho e afastamento, assinatura e renovação da assinatura, criação e autoconhecimento.
Magno Mello é compositor e letrista há 28 anos. Possui mais de 90 músicas gravadas por artistas como Pedro Morais (MG), Izzy Gordon (SP), Marina Machado (MG ), Vanessa Longoni (RJ), Kadu Vianna (MG), Gláucia Nasser (SP), Bia Marchese (SP), Thaís Uessugui (BSB), Maria Butcher (SP), Danni Calixto (RS), Raquel Coutinho (MG), Graça Cunha (SP), Lúdica Música (MG), entre outros, além de canções interpretadas e gravadas ao vivo, em solos e duetos, por Milton Nascimento, Rita Ribeiro, Marisa Rotenberg, Leila Pinheiro, Adriana Defentti, Thiago Rinaldi e Paulinho Moska. Possui três discos gravados: O Novo Elemento – 2003 (banda terceiro Ato), Não ao Tempo – 2010 (interpretação própria) e Alegoria – 2013 (interpretado pela cantora paulistana Bia Marchese). Cursou o programa Super Master Class, pelo Centro Musical Voice – SP –Teoria, Harmonia, Composição e Arranjo, e participou de cursos de extensão em Composição e Arranjo, Improvisação e Teoria Musical pela UFMG. Foi por dois anos diretor de redação, crítico musical e entrevistador da revista cultural Boca a Boca, em Belo Horizonte, onde realizou 48 entrevistas com expoentes da cultura nacional. Idealizou e dirigiu o Centro Cultural de Caxambu – MG, levando à cidade artistas como Lenine, Grupo Hombu, Dudu Falcão, Bráulio Tavares, Cláudio Nucci e muitos outros, promovendo também palestras e cursos gratuitos de fotografia, teatro, dança, pintura, além de festivais de poesia, esquetes teatrais.
Serviço
Centro Cultural Wanderley Perez – Praça Dom Pedro II, s/n – Centro
Foto: Divulgação
Legenda: O compositor Magno Mello ministra a oficina de Poética Musical


Nenhum comentário:

Postar um comentário