quinta-feira, outubro 03, 2013

MUSCULAÇÃO PODE AUMENTAR EM MAIS DE 300% FORÇA DE IDOSOS E EVITAR DOENÇAS


Projeto Envelhecer Bem da Prefeitura têm aulas gratuitas
A prática regular da musculação pode aumentar em mais de 300% a força em idosos e prevenir doenças. É o que vem sendo constatado no projeto Envelhecer Bem, da Secretaria Municipal de Esportes, que oferece aulas gratuitas da modalidade para pessoas de terceira idade, ainda com vagas disponíveis. O coordenador de Atividades Especiais da Secretaria e responsável pelo programa Micael Martini explica os avanços que foram observados entre os alunos. “No início do curso, alguns participantes conseguiam levantar 10 quilos no leg press, equipamento em que o usuário empurra um peso com as pernas. Oito meses depois, estes mesmos alunos estão levantando 50Kg, ou seja, cinco vezes mais peso, resultando em mais de 300% de aumento em sua força muscular”, destaca. As aulas acontecem no Ginásio Municipal de Esportes às segundas pela manhã e às sextas à tarde, e na Academia da Guarda no Jardim Morada do Sol às terças e quintas à tarde. Informações e inscrições (19) 3825-6287 na Coordenação de Atividades Especiais.
Segundo Martini, a musculação é a melhor e mais completa atividade física para a melhor idade. “Ela ajuda a reverter problemas frequentes nesta faixa etária, como a osteoporose e danos nas articulações, sem contar que a atividade física traz benefícios também no aspecto psicossocial, com a diminuição do estresse, aumento da interação social, confiança, autoestima e independência”, ressalta o coordenador, informando ainda que estudos internacionais já comprovam fisiologicamente que um ano de musculação regular pode retroceder até 20 anos a idade óssea e muscular.
Iniciado em julho de 2011 através de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol) e a Secretaria Municipal de Esportes, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), o projeto Envelhecer Bem tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas da terceira idade através de sessões de musculação, visando um treinamento físico para amenizar as perdas funcionais durante o processo de envelhecimento.  Atualmente é administrado pela Coordenação de Atividades Especiais da Secretaria Municipal de Esportes.
Serviço
Ginásio Municipal de Esportes - Av. Visconde de Indaiatuba, 1.250 – Jardim América
Academia da Guarda Municipal - Avenida Ário Barnabé, 924 - Jardim Morada do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário