quinta-feira, outubro 17, 2013

Câncer de mama é tema de palestra promovida pelo SEPREV


Segundo tipo mais frequente em todo o mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e, somente em 2010 levou a óbito no Brasil mais de 12 mil mulheres e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esses altos índices de mortalidade se devem, na maioria das vezes, pelo diagnóstico tardio. Pensando nisso, o SEPREV (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba) realiza, este mês, a 3ª edição do Outubro Rosa, campanha que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção no tratamento da doença.

A campanha, que é uma iniciativa do departamento de Medicina Preventiva do SEPREV, acontece durante todo o mês e além da distribuição de folders em todas as autarquias e secretarias municipais, informativos que serão enviados por e-mail, ainda promoverá para os servidores municipais, no dia 25 de outubro, às 14h, uma palestra sobre o tema com o médico especialista em Ginecologia, Tulio José Thomaz do Couto, no auditório da Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

A mamografia é um direito por lei de todas as mulheres acima de 40 anos e pode ser realizada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O autoexame também é uma forma de detectar a doença, mas somente um exame clínico poderá confirmar sua existência. É preciso lembrar que a prevenção primária está relacionada muito mais ao estilo de vida do que à hereditariedade. Está comprovado que apenas 10% do total de mulheres com câncer de mama tiveram outros casos na família. Por isso, manter um estilo de vida saudável, incluindo alimentação balanceada, exercícios físicos e exames preventivos, é a melhor forma de evitar ou detectar precocemente o câncer de mama. Saiba mais acessando o site http://www2.inca.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário