A flautista Ana Amélia Wingeter e o pianista Régis Gomide se apresentavam em forma de duo, quando surgiu a ideia de apresentar a emblemáticaSuíte para Flauta e Piano Jazz, do compositor francês Claude Bolling. Desse ato nasceu o Quarteto Ipê Amarelo, com a integração do contrabaixista Valgerio Gianotto e do baterista Jayme Pladevall. O nome do quarteto faz referência à árvore-símbolo do Brasil e é também título da composição de Edmundo Villani-Côrtes dedicada especialmente ao grupo.
O grupo se apresenta no SESI Indaiatuba (Av. Francisco de Paula Leite 2701) no próximo dia 5 de outubro (sábado) às 20 horas, com o espetáculoSelando a Madeira.

O espetáculo
Selando a Madeira - do choro ao baião, da dança à reflexão, é um espetáculo que comemora os cinco anos do Quarteto Ipê Amarelo e celebra com muita alegria o melhor de sua música instrumental.
O grande mérito do espetáculo é o didatismo, propondo novas e inovadoras possibilidades sonoras e harmônicas ao espectador e a música instrumental executada por intérpretes de talento e indiscutível comprometimento com o repertório proposto. Tais posicionamentos buscam valorizar e sensibilizar os ouvintes às obras magistrais de grandes mestres, representantes autênticos da nova música instrumental, em uma vertente que encanta e contagia. Neste sentido, o universo sonoro do Quarteto Ipê Amarelo procura integrar linguagens musicais distintas, apostando na ideia de que não existem exatamente compartimentos estanques entre as diversas linguagens e, para isso, seus intérpretes buscaram o encontro de gerações de compositores que tivessem em suas formações e vivências musicais e o livre trânsito entre as três linguagens (erudita, jazzística e popular brasileira) que viriam a determinar o perfil do grupo. Assim, os compositores reunidos foram Edmundo Villani-Côrtes (1930), referência dentre os maiores compositores da História da Música Brasileira; Ricardo Matsuda (1965) e Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas (1962), ambos compositores que já possuem a mais alta credibilidade no meio musical atual, Vitor Caffaro (1980), jovem talento que vem se destacando neste cenário e o consagrados Claude Bolling (1930) e Astor Piazzolla (1921).

Repertório

• Ipê Amarelo – Edmundo Villani Cortes
• Suíte para Flauta e Piano - Claude Boilling:
- Baroque and Blue
- Veloce
• Cinco Miniaturas Brasileiras - Edmundo Villani-Côrtes:
- Prelúdio
- Toada
- Choro
- Cantiga de Ninar
- Baião
• Mercado Paulistano - Edmundo Villani-Côrtes
• O Pescador e a Estrela do Mar – Ricardo Matsuda
• Bordel 1900 – Astor Piazolla
• Valsa em Lá para Pessoas Daqui – Sergio Paulo Ribeiro de Freitas.

A realização é da A&G Cultural, com apoio da Conethos Serviços Contábeis, Restaurante Chega Mais, World Screen Adesivos e Açofort Aços Armados.
link http://we.tl/mPq21Ff3N6 proporciona acesso à filmagem de uma apresentação do grupo.
Para mais informações, (19) 99312-6998 e 3312-0242, com Valgerio, ou http://cardapio-cultural.blogspot.com.br/.