quinta-feira, outubro 03, 2013

Ateliê do Café incorpora a Daterra em sua marca e reforça relação entre bebida e a arte

Minitorrefadora instalada em Valinhos também anuncia novo blend destinado ao mercado gourmet brasileiro


Campinas, 02 outubro de 2013 – Criado em 2006 para transformar cafés especiais produzidos pela Fazenda Daterra em blends destinados ao então incipiente mercado brasileiro de apreciadores da bebida gourmet, a torrefadora Ateliê do Café, com sede em Valinhos (SP), passa a adotar uma nova marca a partir do dia 2 de outubro: Ateliê do Café Daterra. A mudança faz parte do plano estratégico da empresa, de associar os dois importantes nomes, pertencentes ao Grupo DPaschoal,  e solidificar sua posição de única companhia nacional a atuar em toda a cadeia produtiva de cafés especiais sustentáveis – foi a primeira fazenda brasileira a receber a certificação Rainforest Alliance. Além do lançamento da nova marca no mercado interno, o Ateliê do Café Daterra apresenta um novo produto: o Daterra Late Haverst.

Atuando em um nicho de mercado seletivo, formado por consumidores que buscam produtos diferenciados e de qualidade, o Ateliê do Café Daterra é a única torrefação que oferece torras programadas verificada pelo Sistema Roastex, que faz a leitura ótica dos grãos pós torra, garantindo aos clientes cafés mais frescos, com aromas e sabores muito mais intensos. Graças a esse compromisso, a empresa tem registrado ao longo dos últimos três anos um crescimento anual de 20%. A expectativa é que o volume de negócios continue aumentando nesse mesmo patamar em 2014. As vendas, feitas exclusivamente pela internet (http://www.ateliedocafe.com.br) e telefone (19 – 3829.6800) atendem a todo o Brasil. Além disso, o consumidor tem a oportunidade de encontrar os blends Ateliê do Café Daterra em hotéis e cafeterias de várias cidades do País que trabalham com produtos diferenciados e públicos exigentes por qualidade e sabor.

O excelente desempenho do Ateliê do Café Daterra é justificado pelo extremo cuidado com que o café é plantado colhido, torrado e posteriormente enviado ao consumidor, dando ao processo uma dimensão de arte, aspecto que está muito bem representado na nova logomarca, concebida pelo Estúdio Azul. Nela, a relação entre arte e café se expressa a partir da proposta de ambos, que é despertar emoções e estimular os sentidos, de forma a atribuir um significado único a cada produção. Não por acaso, o espaço onde o artista cria recebe o nome de ateliê. “No Ateliê do Café Daterra, a arte é produzida de forma singular e concretiza-se numa bebida exclusiva, capaz de provocar sensações surpreendentes”, afirma Isabela Pascoal Becker, responsável pelo Ateliê do Café Daterra.

A nova logomarca foi inspirada na obra de Piet Mondrian, pintor holandês relacionado à arte abstrata e líder do movimento artístico Neoplasticismo. Nesse movimento, eram utilizados os elementos mais puros, buscando evidenciar suas características únicas. Tais características do trabalho de Mondrian se assemelham muito com a arte feita no Ateliê do Café Daterra. Cada blend é desenhado para alcançar a melhor forma de torra, moagem e método de preparo, e assim propiciar os sabores mais ricos e intensos de cada grão.

As cores utilizadas na nova marca representam os estágios de maturação do café, do fruto verde até a torra. As linhas paralelas de Mondrian receberam curvas, para acrescentar movimento e para dar um toque brasileiro ao logo, visto que foram inspiradas nas concepções de Oscar Niemeyer. considerado um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento arquitetura moderna. A palavra Daterra, acrescida ao nome da marca, é REFORÇA a origem e a qualidade do grão.

Novo café
Para comemorar a nova marca, o Ateliê do Café Daterra também está lançando um novo Blend no mercado de cafés gourmets: oDaterra Late Haverst, em embalagens de 250 gramas (R$ 13,95) e 500 gramas (R$ 27,90). Os grãos recebem uma atenção especial ainda na planta. As cerejas secam na árvore antes de serem criteriosamente colhidas. Depois, os grãos são secos no terreiro e em secadores, ainda dentro de suas cascas. O resultado de tamanho cuidado é uma bebida que apresenta doçura pronunciada, sabor intenso, corpo elegante e acidez suave, porém intrigante. 250g e 500 gramas em todas as moagens.

Sobre o Ateliê do Café
A partir da experiência de mais de 20 anos da Fazenda Daterra em produzir cafés especiais e sustentáveis para o Exterior, a Daterra, empresa do grupo DPaschoal, iniciou em janeiro de 2006 o Ateliê do Café uma microtorrefação, para transformar os melhores cafés exportados em blends especiais somente para o mercado brasileiro.

O frescor da torra é fundamental para uma xícara de café perfeita, por isso o Ateliê do Café faz torras programadas e entrega o café diretamente para o cliente, sem quantidade mínima.

Na busca pela perfeição foi desenvolvida a tecnologia Roastex, única no país, que por leitura ótica seleciona os grãos após a torra garantindo a uniformidade e qualidade em cada xícara de café.

Em agosto de 2009, o Ateliê do Café inaugurou em Valinhos (SP) o Centro de Treinamento e Torrefação, CEPEC, que permite oferecer aos clientes cursos, degustações e serviços exclusivos.

Os cafés do Ateliê recebem no mínimo nota 80 e os cafés mais requintados ou exóticos, acima de 90. Incluindo o café Daterra Orgânico recebe a nota 86, o que é uma raridade em todo o mundo.

O cliente pode escolher entre mais de 8 blends de cafés, em grão, saches, ou moído para todos os metodos de preparo: Filtro, Espresso, Moka, French Press, Aeropress, Hario V60 ou Chemex ou Turco.

Além da venda on line e por telefone, o Ateliê do Café também trabalha com a linha Barista (atendimento a cafeterias, bistrÿs, restaurantes, café), serviços de Assinatura de Café.

Os produtos do Ateliê do Café são certificados pela Rainforest Alliance. A Daterra foi a primeira fazenda brasileira a receber a cerificação de sustentabilidade no Brasil em 2003.

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