quarta-feira, janeiro 21, 2015

Miss Indaiatuba faz visita ao CAPS e a Central de Risco do Programa Viver



A ação fez parte do treinamento sobre o Programa Viver aplicado a Ester Coutinho

A Miss Indaiatuba, Ester Coutinho, visitou na tarde de segunda-feira (19) a Central de Risco do Programa Viver e o Caps AD (Centro Psicossocial Álcool e Drogas) da Prefeitura de Indaiatuba. A visita foi acompanhada pela diretora do Programa Viver, Kelly Pazini; pela assistente social, Maria Cristina Coelho Dias, pela psicóloga e coordenadora do Caps AD, Rosângela Chiavegati Soqueti e pela enfermeira do Caps AD, Marina de Melo Barbosa.
A ação fez parte do treinamento sobre o Programa Viver aplicado para a Miss Indaiatuba com o objetivo de apresentar as etapas de trabalho e metodologias para a integração das ações de combate ao uso de drogas. A Miss foi acompanhada dos produtores do concurso, Fernando Loggar e Fernando Stevan.
O CAPS AD atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (acolhimento portas abertas). Nos demais horários e finais de semana, os pacientes são encaminhados pelos serviços referenciados como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo).
O local possui uma equipe de médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacional, psicólogos, assistente social, administrativo e guardas civis. O Centro atende uma média de 500 pessoas por mês. Têm cinco leitos masculinos, três femininos.
O programa multidisciplinar Viver de combate as drogas organiza as iniciativas existentes na comunidade e as ações deixam de ser isoladas. Para essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.
Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.
O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

MISS INDAIATUBA
Em dezembro a organização do concurso Miss Indaiatuba, Loggar Entretenimento, firmou parceria com a Prefeitura para envolver as candidatas, a atual e a futura Miss com as causas sociais do município. A capacitação foi a primeira ação dessa parceria.  O objetivo é transformar a Miss Indaiatuba em uma multiplicadora do Programa Viver, pois quando o jovem influencia outro jovem os resultados são mais efetivos.

Crédito: Laís Fernandes SCS/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário