terça-feira, janeiro 13, 2015

Indaiatuba Eco já começa a ser planejada e trará mudanças


Evento será abrirá comemorações da Semana do Meio Ambiente

O secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, organizou na última quinta-feira (08) a primeira reunião da equipe responsável pela realização do Indaiatuba Eco. A terceira edição do evento será realizada nos dias 30 e 31 de maio e abrirá as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Este ano os organizadores pretendem inserir o ser humano de uma forma mais concreta no contexto ambiental e focar na questão da reciclagem.

Segundo Selone, a proposta é incrementar a exposição sem perder a característica inicial. “Vamos tentar inserir o ser humano de uma forma bem realista em nossa exposição. Estamos estudando uma forma de fazer os visitantes se sentirem inseridos no contexto da exposição. Que eles vejam, sintam e tenham vontade agir, de provocar mudanças”, reforça o secretário.

O local do Indaiatuba Eco também terá mudanças. Uma outra parte do Parque Ecológico deverá abrigar a exposição, mas a equipe de engenharia da Secretaria ainda trabalha nas medições e estuda da área para verificar se será compatível com o projeto do evento.
Outra novidade, que está em estudo pela equipe do Urbanismo, é o desenvolvimento de uma casa modelo toda montada com a utilização responsável de recursos naturais, que deve ser um dos pontos centrais da exposição.

Entre os elementos do Indaiatuba Eco que devem permanecer na edição de 2015, mas que também trarão novidades, estão a mini fazenda, a doação de mudas de árvores e doação de animais, e a soltura de alevinos.   

Em 2014, cerca de 25 mil pessoas prestigiaram a segunda edição da exposição que foi realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho, nas futuras instalações do Parque da Criança, localizado no Parque Ecológico. Selone explicou que o objetivo de fazer o evento em dois dias foi para dar oportunidade para mais pessoas prestigiarem o evento.

As novidades do ano passado foram as exposições externas dos artistas plásticos Álvaro Bahamondes e Zé Vasconcelos, com suas esculturas confeccionadas a partir de metal e sucata. Na mini fazenda, além dos animais de pequeno porte foi montada uma Casa do Caipira e uma pequena “roça” com diferentes fases das plantações de milho, arroz e feijão, e uma horta orgânica. O labirinto verde, que será uma das atrações permanentes do Parque da Criança, fez sucesso entre os pequenos visitantes da exposição.
“A cada ano tentamos fazer melhor, sempre com o intuito de estimular o público a repensar sobre seu papel como agente defensor do meio ambiente”, conclui o secretário.

Fotos: Sirlene Virgílio Bueno  SCS/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário