quarta-feira, abril 02, 2014

Faculdade promove Imposto de Renda Solidário no dia 26


Além desta ação, alunos estarão no Polo Shopping, nos próximos dois finais de semana, conscientizando a população sobre a doação às entidades assistenciais do município
FOTO: Durante a palestra ministrada pela diretora do departamento do terceiro setor, Daniela Cavalcante, os alunos de Contábeis foram capacitados para orientar a população sobre a doação de parte do IR devido

  
O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Max Planck promove, no próximo dia 26, das 9h às 12h, em seu campus, mais uma edição do projeto Imposto de Renda Solidário, que visa atender à população no preenchimento da sua declaração. Além desta ação, a instituição integra também o IR Solidário promovido em parceria com a Fundação Toyota, Prefeitura Municipal e Associação dos Contadores.

O lançamento oficial das duas atividades aconteceu na sexta-feira, 28, durante a aula inaugural do curso de Ciências Contábeis, realizada no plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba. Na ocasião, a diretora do departamento do terceiro setor da secretaria da Família e do Bem Estar Social, Daniela Cavalcante, ministrou uma palestra que teve como tema Responsabilidade social no terceiro setor e políticas públicas sociais, o evento contou ainda com a participação da relações públicas da Fundação Toyota, Elaine Marques.

De acordo com o coordenador do curso, o professor João Antonio Barduchi, durante o evento – que contou com a presença de todas as turmas do curso de Contábeis –, os alunos tiveram a oportunidade de entender a importância do terceiro setor e foram capacitados para orientar a população sobre a doação de parte do IR devido para entidades do município de Indaiatuba, no momento da entrega da sua declaração“Para nossos alunos este ato é de grande valia, pois, além do aprendizado quanto ao preenchimento de uma declaração de IR, eles estão praticando um ato de solidariedade e cidadania, instruindo pessoas a ajudar entidades do município. Outro fator é que o aluno, antes de formado, já consegue executar alguns serviços do profissional em contabilidade”, destaca o coordenador.

Além de atender a população durante o plantão de dúvidas, que funcionará nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, das 14h às 22h, no Polo Shopping, explicando como fazer a doação na hora de pagar o Imposto de Renda, e como acontece o repasse para as entidades assistenciais do município, os alunos e professores do curso de Ciências Contábeis farão, no dia 26, um mutirão para preenchimento da declaração anual de imposto de renda pessoa física, no campus 1 da instituição. Esta ação será aberta a população e quem quiser receber o atendimento só precisará doar, no dia da ação, dois quilos de alimento não perecíveis, que serão encaminhados para entidades assistenciais do município.

Os interessados precisarão apresentar número de recibo da declaração do ano anterior, informe de rendimentos 2013, recibos de pagamentos efetuados, relação de dependentes com CPF e comprovante de residência. É necessário também levar um pendrive para gravar os dados do imposto de renda 2014. “Orientaremos o contribuinte a fazer a declaração, a transmissão dos dados deve ser realizada por ele mesmo”, salienta o coordenador do curso.

Incorporada ao Grupo Polis Educacional em 2008, a Faculdade Max Planck cresce a um ritmo impressionante e hoje conta com mais de quatro mil alunos. Investimentos maciços em ampliação e modernização estão sendo destinados para agregar ainda mais qualidade aos cursos de graduação oferecidos pela instituição e consolidá-la, a cada dia, como um dos principais polos de excelência em ensino superior da RMC. Focada na formação profissional baseada na vivência prática da carreira, a Faculdade Max Planck se vale de aulas em laboratórios, visitas técnicas, projetos sociais, junto à comunidade, Programa de Iniciação Científica, vinculado a projetos de pesquisa, atualização constante dos alunos por meio de seminários, palestras e workshops com convidados especiais e Programa de Orientação ao Estudante (PROE), entre outras ações. A Faculdade Max Planck está localizada à avenida 9 de Dezembro, 460, Jardim Pedroso, Indaiatuba. Saiba mais acessando o site www.seufuturonapratica.com.br/max. Mais informações pelo telefone (19) 3885 9900.

IR Solidário
Ao preencher a declaração do imposto de renda o contribuinte pode destinar 3% do imposto devido em 2013 por meio de um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) gerado pelo próprio sistema.

A destinação de parte do Imposto de Renda para o IR Solidário de Indaiatuba não gera custos adicionais e os valores são abatidos da declaração. O valor destinado respeita os valores legais e é integralmente deduzido do IR devido na declaração anual. Além disso, a doação é reconhecida e estará disponível no sistema da Receita Federal.

Os contribuintes participantes poderão acompanhar o volume total de doações e ao final das declarações poderão conferir a destinação dos recursos arrecadados, acessando o site do Envolvi – programa de Envolvimento Social de Indaiatuba. A distribuição da renda para as entidades parceiras será definida de acordo com as necessidades de cada instituição e projeto, definidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Saiba mais sobre o terceiro setor em Indaiatuba acessando o endereço www.envolvi.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário