quarta-feira, abril 09, 2014

MISTURANDO AS TINTAS Por Cybele Meyer



A criança se sente atraída pelas cores desde que é bebê. As indústrias de brinquedos, bonecos e móbiles usam e abusam das cores para chamar a atenção da criança.
Desde pequena a criança adora pintar e desenhar. É a sua maneira de se comunicar. O desenho é o primeiro registro da  linguagem da criança.

Dê uma caixa de lápis de cor para uma criança e veja quanto tempo ela ficará entretida.
Se a opção for pintar com tinta a alegria será ainda maior porque além da textura ela terá oportunidade de, ao misturar as diferentes cores, formar novas, e esta experiência é maravilhosa.

Quando meus filhos eram pequenos eu forrava uma mesa com plástico e colocava as cores primárias para que eles pudessem experimentar as misturas dando origem às secundárias. Eles achavam que eram capazes de fazer mágica!

Há uma variedade grande de tintas: o guache que pode ser usado com pincel, a tinta em tubo excelente para preencher espaços pequenos e fazer contornos; a em bisnaga; os potes de pintura a dedo ideal para as crianças menores de 3 anos; as famosas aquarelas onde a criança molha o pincel na água e raspa nas pastilhas coloridas, e tantas outras. Se não quiser usar pincel, pode cortar cubos de esponja ou fazer carimbos usando rolhas ou batatas. 

Esta brincadeira além de ser muito atraente desenvolve a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

Você também pode fazer sua própria tinta, caso queira ou tenha crianças pequenas. É só misturar amido (Maizena) em um pouco de água fria e mexer até virar um mingau. Não precisa ir ao fogo.  Você irá controlar a textura da tinta através da quantidade de água tornado um mingau mais ou menos ralo.  Então é só colorir com anilina comestível na cor desejada e colocar em potes. Assim, se eles colocarem na boca não terá o perigo da química.

Agora, que você já tem as dicas, só precisa distribuir papel para a criançada e deixar que usem a criatividade.
Bom divertimento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário