segunda-feira, julho 01, 2013

ORQUESTRA SINFÔNICA DE CAMPINAS FAZ APRESENTAÇÃO GRATUITA NO CIAEI NA SEXTA, DIA 05


No programa estão árias de óperas conhecidas e aclamadas
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza espetáculo gratuito no próximo dia 05 de julho, sexta-feira, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba. A apresentação faz parte do projeto “Sinfônica de Campinas Visita RMC” e terá como regente convidado Helder Trefzger e como solista o barítono Saulo Javán. No programa, elaborado especialmente para esta ocasião, serão executadas obras de grandes compositores mundiais, com aberturas de árias de óperas conhecidas do grande público, como “La Gazza Ladra” e “Barbeiro de Sevilha” de Rossini, “As Bodas de Fígaro” e “Don Giovanni” de Mozart e “Danças Húngaras”, de Brahms. Informações (19) 3825-2056.
Sobre o programa
Rossini- Ab. La gazza ladra
Rossini- Barbeiro de Sevilha - Aria "La Calunnia"
Rossini-Barbeiro de Sevilha- Cavatina de Fígaro - A un dottor della mia sorte 
O Barbeiro de Sevilha , de Rossini teve sua estreia em 1816, é uma ópera bufa em dois atos que trata das aventuras do Barbeiro Fígaro, para ajudar a jovem Rosina a se casar com o Conde Almaviva. Diferente de sua “La Gazza Ladra”, que é um melodrama em dois atos e conhecida e admirada pelos sons de tambores em sua Abertura.
Mozart- Ab. da ópera As Bodas de Figaro
Mozart- Don Giovanni - Aria "Madamina, il catalogo...
Mozart- Nozze di Figaro: Aria "Non piu andrai"
De Mozart suas duas peças no programa; Don Giovanni e as Bodas de Fígaro também são ícones da cultura, não só de ambientes sofisticados, mas também dos populares de tanto  desde sua estreia em 1786. É  uma ópera bufa em quatro atos, que satirizava certos costumes da nobreza. É uma das obras mais executadas até hoje e usada de filmes da arte, desenhos animados e até publicidade. Don Giovanni, ópera em dois atos de 1787 e conta a estória de Don Giovanni que conquistava o amor das jovens  e depois as abandonava.
Brahms: danças Hungaras: Nos. 5 and 6
As Danças Húngaras de Brahms formam um acervo que totalizam  21 Danças, neste estilo que se afirma “cigano”. Não foi o único compositor na época que se encantou pelo ritmo e em 1869 com 36 anos de idade mostra ao mundo suas primeira dezena de composições do gênero.
Suppé- Abertura A Cavalaria Ligeira

A Cavalaria Ligeira de Franz von Suppé, é uma homenagem aos feitos da cavalaria austríaca que combateu os soldados de Napoleão. É famosa por sua abertura e também já foi usada em muitos filmes e desenhos animados, inclusive pelos Estúdios Disney.

Sobre a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Reconhecida como uma das mais dinâmicas orquestras do País, a Sinfônica de Campinas foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. Já no início do século XX, o amor do povo campineiro pela música transformou a cidade em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos, estimulando, assim, a criação de uma orquestra local. A partir de 1975, passou a receber do poder público o apoio necessário para a manutenção de um grupo solidamente constituído e apto a desenvolver um trabalho artístico de excelência. Desde então, a orquestra tem atraído grandes músicos para os seus quadros, com passagem obrigatória nos principais festivais e eventos eruditos. Atualmente tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como regente titular e diretor artístico o maestro Victor Hugo Toro. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é mantida pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina

Um comentário: