segunda-feira, julho 29, 2013

SECRETARIA DE URBANISMO FECHA SEMESTRE COM O PLANTIO DE 8.602 MUDAS DE ÁRVORES


Áreas de nascentes ganharam 4.320 novas mudas

A equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente plantou 8.602 mudas de árvores no município nos seis primeiros meses do ano. Os plantios resultaram de ações das equipes dos projetos de arborização urbana e recuperação de nascentes e APPs (Áreas de Preservação Permanente).
Conforme o relatório de fechamento do semestre, a metade das mudas foi plantada em áreas de recuperação de nascentes públicas e rurais. O projeto de recuperação de nascentes contabilizou o plantio de 4.320 árvores, sendo 3.220 plantadas entre abril e julho.
No trabalho de recuperação de APP foram realizados 1.468 plantios no primeiro trimestre, contra 1.165 no segundo. A área verde do Distrito Industrial Vitória Martini foi o local que recebeu o maior número de mudas, com o plantio de 503 unidades no mês de junho.
Já o projeto de arborização urbana totalizou 1.649 mudas no primeiro semestre de 2013. Foram 625 plantios de janeiro a março e 1.024 plantios de abril a junho. O projeto iniciado em março de 2012 inclui o plantio porta a porta, para o qual a Secretaria de Urbanismo conta com uma equipe formada por estagiários do curso de Meio Ambiente da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). A equipe oferece mudas de árvores de porta em porta e realiza o plantio nas calçadas dos imóveis em que os moradores autorizam. Quando não tem ninguém em casa, é deixado um panfleto explicativo do projeto para que os moradores entrem em contato com a Secretaria, se desejarem fazer o plantio.
Para quem quer ter uma árvore na calçada ou mesmo dentro da propriedade, a Secretaria de Urbanismo oferece contínua e gratuitamente a doação de mudas de árvores próprias para calçadas. Os interessados poderão retirar suas mudas das 7h às 16h, na própria Secretaria, localizada na rua Afonso Bonito, 215, na Vila Brizola.

Doação
As concessionárias de veículos instaladas no município doaram 2.463 mudas de árvores para a Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente no primeiro semestre do ano, em cumprimento da Lei Municipal nº 5.362, que determina o plantio de uma árvore por carro vendido na cidade.


As árvores plantadas corretamente nas calçadas oferecem sombra, purifica o ar, absorve água do solo, libera água no ambiente, protege contra ventos, serve de abrigo e alimento para os animais, entre outras vantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário