quinta-feira, julho 25, 2013

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA ESCOLHE ESCOLAS COMO TEMA PARA EXPOSIÇÃO VIRTUAL


Exposição já está no ar

Já está na página da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba a quinta exposição virtual. O tema escolhido foi Escolas de Indaiatuba. O material está disponibilizado no www.facebook.com/FundacaoProMemoriaDeIndaiatubae no site da http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/.
A exposição virtual desta semana traz um pouco da história da Educação em Indaiatuba, contemplando algumas das escolas da cidade. Algumas das imagens abaixo fizeram parte da exposição já apresentada pela Fundação Pró-Memória “150 anos de Memória da Educação em Indaiatuba (1854-2004)”. Desse modo, para que se entenda seu contexto, seria importante destacar aqui alguns acontecimentos importantes: em 1859, a Vila de Indaiatuba possuía uma única escola, regida pelo Professor Pedro Antônio da Silva. Já em 1889, com novos métodos para o ensino primário, as escolas foram agrupadas com a denominação de “Grupo Escolar” que foi dissolvido em 1897 passando a se chamar “Escolas Isoladas” perdurando até 1908.  Nesta data as “Escolas Isoladas” passam a se chamar “Escolas Reunidas” sob a direção do Professor Galdino Augusto Lopes Chagas. Porém, em 1911 o Governo Estadual restabelece novamente o “Grupo Escolar”. Em 1918, criam-se as primeiras escolas rurais. Em 1936 inicia-se a construção do prédio do “Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes”. E em 1958 é criada a primeira classe de pré-primário da rede municipal de Ensino. Já os únicos cursos ginasial e ginasial-cientifico funcionaram no Ginásio Estadual de Indaiatuba (atual Colégio Estadual “Dom José de Camargo Barros”). 
Segundo o superintendente do Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, as exposições virtuais têm o intuito de divulgar e democratizar o acesso à informação. “É mais uma maneira de divulgar o acervo da Fundação e dessa forma facilitar o acesso da população a história de Indaiatuba. As exposições contemplarão o nosso museu o arquivo público”, comenta o. “Conhecendo o nosso passado podemos projetar o nosso futuro”, acredita. “Atender a comunidade a partir do viés histórico-cultural, buscando divulgar e praticar a preservação do patrimônio histórico e a memória da cidade de Indaiatuba e da região, essa é a nossa missão”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário