segunda-feira, abril 22, 2013

PREFEITO REINALDO NOGUEIRA PRESTIGIA O LANÇAMENTO DO 21º MAIO MUSICAL NO CIAEI



Ivan Lins vai abrir edição 2013 do tradicional festival

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) prestigiou na quinta, 18, o lançamento do 21º Maio Musical, realizado na Sala Acrísio de Camargo no Ciaei pela Secretaria Municipal de Cultura. Mais de 300 pessoas conferiram a programação da edição 2013 do tradicional festival e aproveitaram em seguida o show gratuito do grupo de Indaiatuba Mulheres em Acordes. A abertura do Maio Musical acontece no dia 04 de maio, às 20h, também no Ciaei, com o cantor Ivan Lins, e durante todo o mês o público poderá conferir atrações musicais gratuitas, com destaques como as formações da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) que englobam o Quinteto de Metais, o Quinteto de Cordas, Quinteto de Sopros e Coro. O evento contou ainda com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba Enides Nogueira Lopes Cruz e do diretor do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Esportes Silvio Domingues.
“O Maio Musical é um grande acontecimento de expressão cultural em nossa cidade”, disse o prefeito Reinaldo Nogueira. “Sabemos da importância da cultura para nossa população e queremos cada vez mais expandir a atuação. Em breve, vamos inaugurar oficialmente o novo Centro Cultural Morada do Sol, estamos aguardando a chegada de alguns equipamentos, mas já estamos com aulas lá, e o objetivo é criar sempre mais espaços para a cultura. Convido a todos a prestigiar as atrações do festival”, completou. “É com grande satisfação que promovemos mais esta edição do Maio Musical em Indaiatuba”, destacou a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Sempre nos empenhamos em trazer as melhores atrações, de todos os estilos musicais, e gostaria de agradecer à toda equipe da Secretaria de Cultura, bem como nossos parceiros, como a Secretaria de Estado da Cultura, fundamentais para alcançarmos este resultado em tantos anos. Agradeço também muito especialmente nosso público, pois é o apoio e presença da platéia que possibilita esta realização. Espero que aproveitem o festival, onde temos também muitos artistas locais em destaque”, finalizou.
Programação 21º Maio Musical
Dia 04 de maio, sábado – 20h
Ivan Lins
Músico completo e grande compositor conhecido pelos diversos Grammys que recebeu, pelas inúmeras gravações de sua obra pelo mundo, por sua harmonia diferenciada, pelos arranjos refinados e ao mesmo tempo fáceis de gostar. Sendo o artista brasileiro vivo mais gravado no exterior, começou a tocar piano aos dezoito anos e foi muito influenciado pela música que ouviu em sua infância nos Estados Unidos, pelo jazz e bossa nova. O compositor já mostrava nesta época uma construção harmônica diferenciada em sua obra, com rearmonizacões e encadeamentos incomuns na música brasileira, uma das características que faria com que Ivan Lins se tornasse tão respeitado entre músicos do mundo inteiro.
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei.
Ingressos: convites gratuitos devem ser retirados com antecedência a partir de 29 de abril na Secretaria de Cultura mediante a doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Dia 05 de maio, domingo – 19h
Cristóvão Bastos e os mestres do samba e do choro, com participação especial de Maurício Carrilho
O pianista Cristovão Bastos, que é um dos mais premiados instrumentistas e arranjadores do Brasil, sobretudo no samba e choro, apresentará um repertório que evidencia o piano nesses estilos , fazendo uma homenagem a autores como Pixinguinha, Ary Barroso, Ernesto Nazareth e tocando composições que fez em parceria com Paulinho da Viola e outros mestres contemporâneos.
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei.
Entrada gratuita.

Dia 09 de maio, quinta-feira – 20h
Márcia Ávila & Banda em “Brasileiras”
O espetáculo "Brasileiras" é uma coletânea de grandes sucessos da MPB nas vozes de intérpretes como Gal Costa, Elis Regina, Rita Lee, Marisa Monte, Leila Pinheiro, Vanessa da Mata, Ana Carolina, Maria Rita, Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Jane Duboc, dentre outras.
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol.
Entrada gratuita.
Dia 10 de maio, sexta-feira – 20h
Kika Baldasseirine e José Tatangelo em “Vinícius e Parceiros”
Vinícius e Parceiros é um show que mostra o quanto a arte brasileira foi enriquecida com as perfeitas parcerias entre o poeta Vinícius de Moraes e grandes músicos brasileiros. Marcou uma época e mais de uma geração foi embalada pela sensibilidade desses artistas.Com Tom Jobim foi declarado seu amor pelas mulheres e pelo Rio de Janeiro e também foi desta parceria que nasceu a brasileiríssima bossa nova. Já o chamado afro-samba surgiu da parceria com Baden Powell. Carlos Lira, Pixinguinha e Chico Buarque também tiveram casamentos perfeitos com o poetinha e o último grande parceiro, com quem dividiu seus últimos anos de vida foi Toquinho.Durante 90 minutos, graças a riqueza do repertório, o público experimenta emoções das mais sutis a euforia, na voz de KikaBaldasseirine e o violão de José Tatangelo.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Entrada gratuita.

Dia 11 de maio, sábado – 20h
Funk como Le Gusta em “A Cura pelo Som”
Desde o final dos anos 90, o Funk Como Le Gusta vem mostrando seu singular trabalho musical, mixando samba, soul e música latina, sempre revalorizando a blackmusic brasileira. O FCLG se tornou notório por tocar funks clássicos de trilhas de filmes e promover inesquecíveis jamsessions, utilizando formação de big band, protagonizando e influenciando artistas contemporâneos nesse estilo. O álbum duplo “A Cura Pelo Som” da banda Funk Como Le Gusta conta com uma unidade física de 10 faixas que dá acesso a “lado B” virtual com outras 9 músicas para download. A direção musical é assinada pelo próprio grupo com produção artística do integrante Emerson Villani. No repertório de inéditas, experimentações e composições dos últimos cinco anos de carreira, incluindo instrumentais como “La Vida Irá” e as cantadas, “Muchacha Fantástica” e “Sem Amor”.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Ingressos: convites gratuitos devem ser retirados com antecedência a partir de 29 de abril na Secretaria de Cultura mediante a doação de 1 lata de leite em pó.

Dia 12 de maio, domingo – 10h30
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Em funcionamento desde 1992, surgiu a partir de um processo de semi-profissionalização. Até o ano de 1996, era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem com músicos já profissionais, em apresentações oficiais, propiciando uma troca de experiências entre seus componentes. Uma característica importante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é seu esforço em formar novas platéias por meio de concertos didáticos. Ao longo dos últimos anos, a banda vem realizando ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita. Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como “Guia para Banda”, “Villa-Lobos encontra Guarnieri”, “A Vinda da Família Real ao Brasil” e “MomoPrecoce”. Regência: Dario Sotelo.
Local: Ao lado da Concha Acústica do Parque Ecológico. Se o tempo estiver chuvoso, a apresentação será transferida para a Sala Acrísio de Camargo no mesmo horário.
Entrada gratuita.

Dia 12 de maio, domingo – 19h
Bia Packer com “Love”
Bia Packer, cantora e compositora, está desde seus 14 anos atuando na área musical.  Seu foco, desde o início da carreira, são as músicas em inglês, predominantes, também, em suas composições. Bia, em fevereiro de 2013, ganhou o American Idol Experience nos Estados Unidos e, por consequência disso e de sua paixão pelas músicas internacionais, montou seu show com um repertorio atenciosamente escolhido, optando por músicas e autoresimportantes que fazem parte de seu gosto musical. Entre eles estão Adele, Amy Winehouse, Maroon5 e Norah Jones. O show LOVE mostra a verdadeira essência da cantora, convidando todos a se sentirem em casa e se divertirem junto com ela.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Entrada gratuita.

Dia 16 de maio, quinta-feira – 20h
Magali Claudino e Sérgio Carotti interpretando Temas de Amor com Coral e Orquestra KMS
O Coral e Orquestra KMS foi fundado pelo trompetista Manoel Santos que trabalha há 40 anos em bandas na TV. Os cantores Magali Claudino e Sérgio Carotti interpretarão os mais belos temas de amor dos últimos tempos, desde Elvis a Tom Jobim, sem esquecer Roberto Carlos e os grandes musicais.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Entrada gratuita.

Dia 17 de maio, sexta-feira – 20h
“Releituras da bossa ao jazz” com Lincoln Soares (piano), Israel Castro (bateria) e Felipe Fidelis (baixo)
O Lincoln´s Jazz Trio surgiu em 2012, pelo pianista e compositor Lincoln Soares. O principal foco do trio está no resgate e na renovação da música brasileira, passando pelo pop com forte influência no jazz. O trio faz releituras dos grandes standards de jazz, bossa-nova e música pop, passando por Tom Jobim, Ivan Lins, Djavan, Beatles, Chico Buarque, Elton John, ChickCorea, Gerswin, entre outros. Direção Musical: Lincoln Soares.
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol.
Entrada gratuita.

Dia 17 de maio, sexta-feira – 20h
Concerto do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) – Projeto Osesp Itinerante
O projeto leva ao público participante uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados por dois ou três dias em cada cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior do Estado as diversas atividades realizadas pela Osesp em sua sede, a Sala São Paulo.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Entrada gratuita.

Dia 18 de maio, sábado – 18h
Concerto do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) – Projeto Osesp Itinerante
O projeto leva ao público participante uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados por dois ou três dias em cada cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior do Estado as diversas atividades realizadas pela Osesp em sua sede, a Sala São Paulo.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Entrada gratuita.

Dia 18 de maio, sábado – 19h30
Concerto do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) – Projeto Osesp Itinerante
O projeto leva ao público participante uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados por dois ou três dias em cada cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior do Estado as diversas atividades realizadas pela Osesp em sua sede, a Sala São Paulo.
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.
Entrada gratuita.

Dia 18 de maio, sábado – 20h30
Balaio Bento
A banda Balaio Bento é um grande experimento sonoro da região. Possui diversas influências sonoras que misturadas ,dão a cara do povo brasileiro. Quem ouve as composições da banda sente que a evolução cultural que o país vive nesse momento está refletida em cada traço do poder de uma nota musical. A banda completou 10 anos em dezembro de 2012, e cada vez mais conquista espaço em eventos de grande porte, salientando sempre a força da música brasileira com seus diversos ritmos e influências.Direção Musical: Erick Santana.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Entrada gratuita.

Dia 19 de maio, domingo – 20h
Concerto do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) – Projeto Osesp Itinerante
O projeto leva ao público participante uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados por dois ou três dias em cada cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior do Estado as diversas atividades realizadas pela Osesp em sua sede, a Sala São Paulo.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Entrada gratuita.

Dia 23 de maio, quinta-feira – 20h
Atacama
O grupo Atacama iniciou seu projeto musical em 2012, sendo que todos os integrantes já tocaram juntos bem antes disso em outros trabalhos musicais. Com repertório de variados estilos, traz a magia das flautas andinas e violões ciganos, tocando os clássicos da música latina de nomes como Gipsy Kings, Maná, Santana, até música regional brasileira. Faz parte do grupo integrantes do Raices de América, que até hoje é considerado o ícone da música latino-americana no Brasil na década de 80. Músicos: Oscar Segóvia,Gilton Foschiani, Maurício Martins Moreira (NAU), Paulo Bortoloto, Adilson Fernandes e Chico Pedro.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Entrada gratuita.

Dia 24 de maio, sexta-feira – 20h
Concerto do Coral de Campinas – Música sacra do período colonial brasileiro
O Coral Campinas foi fundado em 1984. Desde sua fundação o coro é formado pelos mais variados membros da sociedade de Campinas tendo como principal objetivo divulgar o Repertório Coral. Ao longo de seus 29 anos o Co.Ca se apresentou por diversas cidades destacando sua atuação junto a Orquestra Sinfônica de Campinas onde participou da montagem de várias óperas. Durante esse tempo foi regido por diversos maestros dentre eles, Eduardo Ostegren e Carlos Fiorini. A formação atual, sob a Regência de Rafael Garbuio, faz um trabalho especializado em Música Sacra e tem-se apresentado em diversos locais da cidade de Campinas e região. Regência: Rafael Garbuio.
Local: Sala Acrísio de Camargo.
Entrada gratuita.

Dia 24 de maio, sexta-feira – 20h
Íris Bassi em “Uma Noite na Broadway”
O espetáculo traz a atmosfera lúdica e emocionante dos musicais mais conhecidos da Broadway, com um repertório vasto incluindo Os Miseráveis, O Rei Leão, O Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera, entre outros.Com Iris Bassi no vocal, Jorge De Godoy no piano, e Jéssica Aline no baixo acústico.
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol.
Entrada gratuita.

Dia 25 de maio, sábado – 20h
Concerto da Orquestra de Indaiatuba
A Orquestra foi criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura. Desde sua criação a orquestra tem possibilitado a muitos jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 16 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula.
Local: Câmara Municipal de Indaiatuba.
Entrada gratuita.
Serviço
Câmara Municipal de Indaiatuba - Rua Humaitá, 1.167 – Centro
Concha Acústica do Parque Ecológico - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, s/n° - Vila Areal
Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária - Rua Padre Vicente Rizzo, 694 – Centro
Novo centro cultural Jardim Morada do Sol – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5.924 – Jardim Morada do Sol
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665 - Jardim Regina
Secretaria Municipal de Cultura – Praça Dom Pedro II, s/n – Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário