quinta-feira, abril 18, 2013

Funssol e Max Planck firmam parceria para modernização de fábrica de fraldas


Dividido em duas etapas, projeto tem início em maio




O Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Indaiatuba e a Faculdade Max Planck firmaram, semana passada, uma parceria que resultará em um projeto de modernização da fábrica de fraldas, que funciona na sede do Espaço Cidadania da entidade. O start do projeto aconteceu durante a visita do coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Automação, Roberto Mesquita de Oliveira, ao Funssol, onde se encontrou com a presidente da entidade, Enides Nogueira Lopes Cruz.

Na ocasião, o coordenador salientou a importância do projeto, que vai além da questão acadêmica. “É uma ação social que, em paralelo às demais iniciativas que a faculdade abrange nesta área, engloba um desafio que, se bem solucionado, com o desenvolvimento de equipamento mais moderno, vai beneficiar diretamente a comunidade, tendo uma aplicação prática. Isso certamente nos motivará muito mais a descobrir como projetar e montar uma linha de produção mais efetiva para as fraldas geriátricas”, comenta.

Para alcançar seu objetivo, o processo será dividido em duas etapas: a primeira, que deve ter início já no mês de maio, será de avaliação do atual processo de produção, que incluirá levantamento de atividades, entrevistas e acompanhamento. Com base nestes dados, os alunos desenvolverão um projeto com sugestões para implantar o processo de produção de melhoria contínua. “Paralelo a isso começaremos a repensar o processo fabril, o que envolverá diferentes disciplinas dos dois cursos e, consequentemente, quase todas as turmas”, salienta Mesquita.

Mas não é só o Funssol que será beneficiado. Participando deste projeto, os alunos também terão a oportunidade de vivenciar o objetivo pleno da engenharia, que é justamente o de levar soluções para problemas que já existem ou que possam surgir adiante, além de humanizar os futuros profissionais ao possibilitar que o resultado de seu trabalho beneficie a comunidade e seja um exemplo de exercício da cidadania.
A fábrica do Funssol produz, por mês, cerca de 4 mil fraldas que são distribuídas aos 170 usuários da Farmácia Unificada da Secretaria Municipal de Saúde, mas a demanda pelo produto é grande. “Temos solicitações de outras entidades e mesmo com as doações que recebemos nos eventos e oficinas da Prefeitura, ainda não conseguimos atender plenamente. Seria excelente podermos contar com um maquinário que permitisse ampliar o número de unidades produzidas. O processo hoje tem várias fases manuais e são as mesmas funcionárias que trabalham em cada uma delas até o empacotamento da fralda. Ficamos muito felizes com esta iniciativa da faculdade”, comenta a presidente do Funssol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário