quarta-feira, abril 10, 2013

Pop Art Obras de Romero Britto chegam a Indaiatuba



Pop Art
Obras de Romero Britto chegam a Indaiatuba


Com traço quase infantil e formas geométricas e figuras, os produtos licenciados do artista brasileiro que é sucesso absoluto no exterior podem ser adquiridos ou visitados na Speciale Presentes

Os produtos e as obras do artista plástico Romero Britto acabam de chegar a Indaiatuba. A Speciale Presentes está com uma diversidade de itens assinados pelo artista pernambucano. Os produtos licenciados da marca Romero Britto vão desde esculturas, quadros a bolsas e acessórios.
Romero Britto, artista pernambucano radicado nos EUA, é o maior expoente no Brasil da Pop Art, estilo artístico do final dos anos 50 que se baseia no reprocessamento de imagens populares e de consumo, contemplando a linguagem da cultura urbana.
Com um traço quase infantil, o artista explora formas geométricas e figuras, usa todas as cores, sempre muito vivas e vibrantes, transmitindo bom-humor, alegria e jovialidade, dando movimento e vida a figuras diversas. Romero não se prende a detalhes, e as imagens que produz são capazes de transportar o observador para um mundo repleto de sonhos e fantasias. E esse é justamente o motivo pelo qual suas obras são constantemente reproduzidas em produtos e na publicidade em geral.
Segundo a proprietária da Speciale Presentes, a empresária Renata Correa Berto, os produtos do artista são algo que ela estava tentando trazer para a cidade desde que inaugurou a loja. “Trabalhar com produtos de tanta qualidade e bom gosto é muito satisfatório. Eu adoro as obras do Romero. Eu acredito que com a exposição desses produtos na loja podemos levar um pouco de conhecimento em arte para todo o tipo de pessoa. Os produtos chamam a atenção e se o cliente não conhece o artista, acaba descobrindo algo sobre ele, além de ter o estilo dos produtos da loja”, disse.
A Speciale Presentes é uma loja que oferece produtos diferenciados e está instalada na nova galeria do Supermercado Sumerbol, localizado na avenida Presidente Kennedy, 895.     





História
De origem simples, começou a desenhar muito jovem, copiando os trabalhos de outros artistas que via nos livros. Pintava de forma autodidata, articulava as composições de forma simplificada e ingênua, mas sempre com cores vivas, de acordo com seu vocabulário visual popular e seu forte sentimento de alegria de viver.
Vendia seus quadros nas ruas de Recife e chegou a pensar na profissão de advogado, mas sua paixão pela arte foi mais forte. Por volta dos 25 anos teve a oportunidade de ir para a Europa, depois foi para Miami nos Estados Unidos, onde pintava paredes e vendia seus quadros pelas ruas para sobreviver.
Suas composições de cores esfuziantes e alegres foram de agrado do público desta cidade. Em 1989, Michel Roux, importador americano da Vodka Absolut viu seu trabalho e o contratou para fazer a campanha publicitária da bebida.
Três obras criadas pelo artista foram veiculadas em mais de 60 publicações internacionais, projetando-o rapidamente no cenário mundial. A partir deste acontecimento não cessaram mais os contatos e pedidos.
Parece que sua arte correspondia aos anseios universais de viver mais alegremente, pragmaticamente utilizada para a sociedade de consumo e meios publicitários. Em 1995 fez uma campanha para a Pepsi e teve seus desenhos estampados em 1,5 milhão de latas de refrigerantes, e em 1997 foi contratado para retratar os astros da Disney. Também já desenvolveu trabalhos para as gigantes IBM e Apple. Suas obras vêm sendo estampadas nos mais diversos produtos, embalagens, carros, tecidos e acessórios para a indústria da moda. Atualmente quase toda sua produção é feita sob encomenda.
Romero Britto se estabeleceu em Miami, onde mora até hoje, casou-se com uma americana e lá montou a primeira galeria dentre as várias que possuiu hoje no Brasil, na Europa e Estados Unidos, país da Pop Art, com admiradores e colecionadores nas altas esferas de Hollywood e do governo americano.
Eillen Guggenheim, descendente dos fundadores do Museu Guggenheim, considera–o um artista pop no mesmo patamar de Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein.

Um comentário: