segunda-feira, fevereiro 23, 2015

É com muita honra que apresentamos: Espaço do Wlady - Curtas & Cults by Wladimir Soares



Confesso que protelei ao máximo essa nota, não por não querer escrevê-la, mas pela responsabilidade de escrever sobre nosso novo colunista. Não fosse o fato de ser um de meus mais queridos amigos, é uma das pessoas mais informadas, cultas e inteligentes que conheço. Essas afirmações, garanto, são compartilhadas por todos que o conhecem. 
Mas vamos deixar de suspense... 

Obrigada Wladimir Soares pela honra de ter aceito o convite de fazer parte da nova  Fuxicos Davila!! E para aguçar um pouco a curiosidade de nossos leitores aí vai sua nova coluna Curtas & Cults, antes mesmo do lançamento da Revista Eletrônica, que acontece ainda essa semana.



Espaço do Wlady

Curtas & Cults

R.I.P.

Que aninho esquisito este 2015. Nem bem começou e já estamos contabilizando um grande número de mortes no meio artístico e cultural brasileiro. Lá se foram Odete Lara, a grande atriz de A Noite Vazia, filme de Walter Hugo Khoury; Maria Della Costa, atriz que trouxe a modernidade para o teatro brasileiro; e Vanja Orico, um grande destaque do filme O Cangaceiro. Minha amiga e produtora cultural Lulu Librandi se juntou a elas. E agora, outra grande perda é da querida Tomie Ohtake, artista exemplar que muito contribuiu para o sucesso do Spazio Pirandello, emprestando uma tela sua para ser a Parede do Mês e comparecendo à homenagem que lhe fizemos com a cerimônia da Calçada da Glória. Tomie deixa uma obra de alto nível e o instituto que seus filhos criaram para eternizar seu nome. Lulu Librandi deve estar produzindo um espetáculo lá no céu, com cenário de Tomie, música de Vanja e atuações de Odete e Maria Della Costa. Mas essa produção, confesso, ainda não estou preparado para assistir nem recomendo aos amigos. Só aos inimigos!

Uma favorita

Como esta semana não tem cantora indaiatubana se apresentando- alô, alô, Kika Baldasseirini, alô, alô, Laura Duarte- vamos celebrar a voz de Caro Emerald, a cantora holandesa que é a grande sensação do momento. Além de uma voz sensual, dramática e envolvente, Caro sabe escolher repertório como ninguém. E, como as rádios não tocam suas músicas, fica a dica: vá ao youtube e escute Tangled Up, quase um tango pop. Mas, não pirateie: compre o Cd, que vale a pena.

Fazendo Teatro

Paloma Dourado abriu novas turmas para o Curso de Teatro que ela ministra no seu Espaço Estrada com aulas para jovens e adultos. Paloma é uma batalhadora da cena teatral de Indaiatuba e transformou o seu Espaço Estrada numa sala de espetáculo que não fica nada a dever às salas alternativas e sempre elogiadas que existem em Barão Geraldo, reduto de artistas da Unicamp.  Fazer o curso de teatro com a Paloma é uma garantia de formação e diversão, pois ela é discípula do Marcos Brytto, um professor que tem como lema a ousadia da criação teatral. Ficou interessado? Visite o site WWW.grupoestrada.com.br e descubra o que mais esse universo de fantasia pode oferecer para a sua imaginação teatral.

Gabi faz 40 anos

O incansável e inquieto desenhista Moacir Torres começou a celebrar os 40 anos da Turma do Gabi, em agosto do ano passado, com o lançamento de uma nova edição do número 6 da revista em quadrinhos da Turma do Gabi, num evento realizado pelo MOCAI- Movimento Cultural e Artístico de Indaiatuba. E agora Moacir Torres- que também é professor de desenho no curso que acontece no Casarão Pau-Preto- faz a festa com a Exposição Turma da Gabi, que pode ser visitada até o dia 27 de março no Museu do Casarão Pau Preto.Para comemorar essa data tão importante, o Estúdio Moacir Torres e a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba montaram uma exposição com dezenas de capas de revistas e Suplementos Infantis contando a história da turminha, bem como uma exposição com dezenas de desenhos, feitos por vários cartunistas brasileiros. Imperdível.

Adoro Cinema

Quer ver um filme inteligente, criativo e inventivo? Então compre ou alugue e se delicie com O Grande Hotel Budapest, que tem um roteiro livremente inspirado em escritos de Stefan Zweig e um elenco de gente famosa. Jude Law começa o filme conversando com F.Murray Abraham na fase de decadência do hotel e vai descobrindo, em flashback, quem é o proprietário daquele enorme palácio que teve seu esplendor na virada do século passado. Na história rocambolesca aparecem Ralph Fiennes, maravilhoso, uma irreconhecível Tilda Swinton  e intervenções muito apropriadas de Edwart Norton, Adrien Brody,Harvey Keitel e Léa Seydoux.A direção é de Wes Anderson, que já havia transbordado talento narrativo no filme Moonrise Kingdom (vale a pena ver em DVD). O Grande Hotel Budapest já ganhou o Globo de Ouro de melhor filme do ano e também concorreu ao Oscar. E, por falar em Oscar, vale a pena conferir, no Cine Topázio (nos dois shoppings da cidade) o aclamado A Teoria de Tudo, quase uma biografia de Stephen Hawking. Seu intérprete, o ator Eddie Redmayne levou prá estante da lareira o Oscar de Melhor Ator!

Safari fotográfico

Esta é para fotógrafos: que tal fazer um “safari”fotográfico pela Toscana guiados pelo maravilhoso Emidio Luisi? É o que aconteceu no workshop Luzes da Toscana- Encontro Fotográfico entre 15 a 23 de maio de 2015.
Essa viagem à Toscana nos uniu o prazer do passeio à experiência do orientador em realizar workshops e projetos culturais ligados à temática da “Etnofotografia”, um gênero fotográfico que tem, como objetivo, estimular a pesquisa das características do modo de vida de uma determinada comunidade. Como o segundo objetivo do workshop foi compartilhar experiências, o portfólio de cada participante foi analisado pelo orientador do grupo em sessões coletivas ao longo da viagem, o que poderá contribuir no desenvolvimento de projetos autorais. Emidio Luisi é italiano e mora no Brasil há muito tempo. Além de grandes trabalhos de fotojornalismo, Emidio se dedica a fotografar o mundo cultural e ganhou, em 2011, o Prêmio APCA de Melhor Fotógrafo do Ano. Quer passar uma semana com ele, fotografando a Toscana e tomando o melhor vinho da Itália? Então, entre em contato com a Galeria Imagem, de São Paulo, ou converse com o próprio Emidio na página que ele tem no Facebook.

Solidariedade

A crise econômica que se abate sobre o Brasil não pode atingir os trabalhos sociais e solidários que as entidades de Indaiatuba fazem em prol do próximo. Então, reserve um fundinho de dinheiro para investir nos eventos que acontecerão em breve, todos nos salões do Indaiatuba Clube. Por exemplo, no dia 20 de março devemos todos ir ao show Rock in The Heart, pois é o evento que comemora os 20 anos do Volacc, a entidade que ajuda portadores de câncer. Vai ser um show com bandas da cidade e animação do DJ Ronaldo Ambiel. Imperdível. Outra oportunidade de ajudar o próximo vai acontecer no dia 27 de março, com a realização de mais uma (é a décima oitava) Noite da Salada, em prol da Casa da Mulher Anália Franco e do Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman. E, no dia 10 de abril tem a Noite Portuguesa, um evento do Lions Clube com bacalhau e fado. O show fica por conta do Quarteto de Fados, que se apresenta regularmente naquele restaurante português da Castelo Branco, conhecido pelo número 53. Ingressos já estão à venda nas entidades. E corra para adquirir o seu, antes que eles se esgotem.
Wladimir Soares
wladysoares@uol.com.br







7 comentários:

  1. Uau, estou no ar!!!Ou "na nuvem", como se diz em internautês! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma honra tê-lo "nas nuvens" junto conosco .... sem dúvidas um vôo delicioso e de MUITO sucesso!!!

      Excluir
    2. Que delícia de notícia! Com certeza sucesso total! Beijo afetuoso meu querido Wladimir!

      Excluir
    3. Que delícia de notícia! Com certeza sucesso total! Beijo afetuoso meu querido Wladimir!

      Excluir
  2. Compartilhando... sucesso certo!!
    Ahh adoro a Caro Emerald... tenho.mts records dela. Demais!

    ResponderExcluir
  3. show!! adorei a nova coluna!!! Não conheço Wladimir Soares pessoalmente mas o conheço muito por nome e ficarei muito feliz em poder ler sua coluna!
    Parabéns querida Tânia por todo o conteúdo do seu blog. Estou ansiosa pelo lançamento da nova revista eletrônica!!

    grande abç

    ResponderExcluir
  4. Feliz por ter você enriquecendo nossa cultura.

    ResponderExcluir