terça-feira, fevereiro 24, 2015

Espaço do Wlady - Direto do Arco-Íris by Wladimir Soares



D I R E T O   D O   A R C O - Í R I S 

Intolerância
 
Assim não dá! Nem bem o falso moralista Marcos Feliciano saiu da Comissão dos Direitos Humanos e lá vem Brasilia, de novo, provocar o mundo GLBT. O novo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, declarou com todas as letras que não vai deixar que o casamento entre pessoas de mesmo sexo seja aprovado naquela casa. Que retrocesso! Com a palavra o Supremo Tribunal Federal, que já reconhece esse direito. E que as Paradas Gay deste ano não deixem de malhar o Judas, ops, o nobre deputado!

 Tolerância

Ainda bem que existem pessoas com responsabilidade ética que enxergam as diferenças sexuais com a devida naturalidade. É o caso do cirurgião plástico de Indaiatuba, Dr. Jalma Jurado, um precursor da cirurgia que corrige um erro da natureza, transformando meninos com alma feminina em meninas e vice versa. Hoje, o querido Companheiro Leão Jalma Jurado é uma referência nacional nesse quesito e muitos outros cirurgiões se tornaram seus discípulos por meio dos cursos que ele ministra nas faculdades de medicina. O Dr. Jurado já fez mais de mil cirurgias, todas com resultados excelentes, principalmente no que se refere ao drama psicológico dos transgêneros. E, curiosamente, o número de homens que se transforma em mulheres, aqui no Brasil, é bem maior do que o número de mulheres que passam por essa cirurgia, ao contrário do que acontece na Bélgica.

Intolerância 2

Alan Turing, matemático inglês, inventou uma máquina precursora do computador e, com ela, conseguiu decifrar o Enigma, o código que os nazistas usaram durante a II Guerra Mundial. Graças ao gênio de Turing, milhões de vida foram salvas e a guerra durou menos do que esperado. Alan Turing, em vez de ser considerado um herói, recebendo todas as honrarias que lhe eram devidas, acabou sendo perseguido pela polícia inglesa por causa de sua condição homossexual. O suicídio, nesse caso, foi a solução encontrada. Tudo isso está narrado no belíssimo filme O Jogo da Imitação, indicado em oito categorias do Oscar e que continua em cartaz no Cine Topázio do shopping Jaraguá. Um filme imperdível pelo seu humanismo e pelo despertar de consciências.

Tolerância 2

Os donos da indústria musical também estão se revelando bastante tolerantes quanto à sexualidade de seus artistas. O jovem inglês Sam Smith foi o maior premiado no Grammy deste ano. Ele é o autor e o intérprete de Stay With Me, música que ele diz ter escrito por causa de um namorado que o deixou. Agora, Adele não é mais a única a ganhar Grammy escrevendo músicas que falam do rompimento com o amado. Quem assistiu ä entrega do prêmio, ouviu Sam Smith, do alto dos seus 22 aninhos, dizer em alto e bom som:
"Obrigado ao cara que partiu meu coração, você me deu quatro Grammys”.
Sam Smith tem apenas 22 anos, diz que sofreu bullying na adolescência por ser gay e uma de suas atitudes em defesa dos homossexuais é se recusar a tocar na Rússia - "o que eles fazem com os gays lá é horrível", ele diz. Sam vai participar do Rock in Rio em Las Vegas, mas ainda não agendou nenhuma apresentação no Brasil.

Apoio à causa

Artistas heterossexuais andam fazendo manifestações de apoio à homoafetividade e contribuindo para que o nível de intolerância despenque. Roberto Carlos já se declarou favorável ao casamento entre pessoas de mesmo sexo e admitiu que poderá fazer uma música romântica que fale de gays e seus amores. Valesca Popozuda e Roberto Faro também deram sua contribuição à causa num vídeo postado na página oficial que ela mantém no Facebook demonstrando seu repúdio à homofobia: “Homofobia é crime, e preconceito não tá com nada”, diz o apresentador. “Somos contra a intolerância sexual”, completa a funkeira. Acabaram virando uma Dupla do bem!!!

Leia. E perca o medo!

Você ainda não saiu do armário por causa do medo da reação de sua mãe? Bobagem perca esse medo e compre pra ela o novo livro do psicólogo Claudio Picazio, o didático “Uma outra verdade – Perguntas e respostas para pais e educadores sobre homossexualidade  na adolescência” (Edições GLS). 

Nas 104 páginas do livro, papais e mamães vão encontrar respostas para várias questões pertinentes à época e à orientação sexual. Perguntas como “a homossexualidade é genética?”, “qual é a diferença entre homossexuais, transexuais e travestis?” e “casais gays podem namorar no intervalo das aulas?” respondidas sem rodeios, com direito ainda a textos informativos em cada capítulo.

Claudio Picazio é especialista em sexualidade humana e em violência doméstica e abuso sexual infantil. Ele atua como psicólogo clínico há 27 anos atendendo adolescentes e adultos e oferecendo terapias para casais homo e heterossexuais. É autor dos livros “Diferentes desejos: adolescentes homo, bi e heterossexuais” e “Sexo secreto – Temas polêmicos da sexualidade”, ambos da Edições GLS. Não é por falta de informação que você vai deixar de fazer seu outing, não é mesmo?

Um gay na sua vida

Por falar em livro, tem uma novidade nas estantes que, à primeira vista, parece ser uma obra oportunista, mas que vale a pena ser conferida. Trata-se de Por que Toda Mulher Precisa de um Gay em Sua Vida livro que a jornalista Andrea Franco escreveu e publicou pela editora Matrix. O livro traz vários depoimentos de mulheres sobre a relação que possuem com homens gays e a própria autora revela ter amigos gays de longa data. "Tenho amigos assim, que por acaso são homossexuais. Eles geralmente são pessoas descoladas, de bem com a vida e ótimos para oferecer um ombro amigo", ela afirma. Vai ser bom constatar que ela não escreve sobre estereótipos.
.
Homofobia: é de pequeno que se torce o pepino

Walcyr Carrasco, conhecido por ter escrito novelas como "Caras e Bocas" e "Sete Pecados", é o responsável pela coleção "Todos Juntos", uma série de livros infantis com o propósito de levar para o universo das crianças temas como respeito às diferenças e preconceito. Um dos livros integrantes da série é Meus dois pais, livro indicado para alunos do Ensino Fundamental.

A trama é protagonizada por Naldo, garoto filho de pais separados que vai morar com o pai e seu novo companheiro quando sua mãe precisa mudar de cidade por conta do trabalho. Tudo vai muito bem até Naldo sentir na pele a discriminação, que se revela por meio de piadinhas dos colegas da escola e das mães de outros alunos.

Ao se dar conta de que o pai é homossexual, o primeiro sentimento do menino é a rejeição e ele acaba pedindo para ir viver com a avó. Mas a história tem final feliz, com Naldo percebendo que ama seu pai incondicionalmente e que ter dois pais pode ser um barato. 

Walcyr Carrasco trata com naturalidade um assunto que para muita gente é tabu: famílias homoparentais. Sem esquecer que estava escrevendo para crianças, o autor não deixou de fora o drama da homofobia, sempre um tema que merece ser revisitado.

Além de "Meus dois pais", a série infantil de Walcyr Carrasco conta ainda com "Pituxa, a vira-lata", sobre discriminação racial; e "A ararinha do bico torto", criado para estimular nos pequenos a inclusão social de deficientes físicos.

Wladimir Soares
wladysoares@uol.com.br

2 comentários:

  1. Adorei! Um ótimo texto com linguagem clara e muito esclarecedora.

    ResponderExcluir
  2. Wlad, como sempre arrasando com as letras! Amei! E sabe, eu tenho muuuuitos gays na minha vida e amo cada um deles!!!! Beijo meu lindo!!!

    ResponderExcluir