quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Carnaval no Almanaque Café




Marchinhas e sambas no Carnaval do Almanaque Café; nas matinês, o bloco As Caixeirosas

                         Ingressos já estão à venda

Quatro noites de folia e duas matinês vão embalar o Carnaval do Almanaque Café, localizado em Barão Geraldo, Campinas. Bem ao gosto da cultura popular brasileira, a festa proporciona um espaço lúdico para toda a família brincar.
O tradicional bloco de Barão Geraldo, As Caixeirosas, será responsável pelas matinês nos dias 15 e 17 (domingo e terça), das 17h às 19h. Já entre o sábado (14) e a terça (17), duas bandas se revezam nas marchinhas, sambas e outras preciosidades nas noites de Carnaval da casa.

Os ingressos já podem ser adquiridos no Almanaque Café.

As Caixeirosas
As Caixeirosas é um bloco tradicional de rua do distrito de Barão Geraldo, fundado em 2006, pela arte educadora Cristina Bueno, que originou os grupos “Caixeiras da Guia” e “Caixeiras das Nascentes”.
Seus integrantes tocam caixa (ou tambor pequeno), instrumento de percussão classificado pela família dos membrafones, com som produzido pela vibração da membrana (pele).
É considerado um tambor sagrado por conduzir várias manifestações populares, como Festa do Divino, Congadas, Moçambiques, Folias de Reis, entre outras. No Brasil, o único lugar que as mulheres tocam tambor em festa sagrada é na Festa do Divino do Maranhão e são conhecidas como Caixeiras.
Associados aos ritmos do corpo e da natureza, os tambores foram meio de comunicação entre os homens e seus deuses. Através dos tempos foram ganhando diversas formas, tamanhos e timbres. Às vezes tocados com as mãos livres, outras com o auxílio de baquetas. 
Na festa do Almanaque Café, o bloco, que a cada ano traz uma nova boneca gigante, apresenta “Aurelinda Maria”, uma burrinha charmosa, vinda diretamente de Fortaleza (Ceará).


Serviço
Carnaval: Matinês e folia
Local: Almanaque Café. Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo – Campinas. (19) 3249-0014

Matinês 
Data: domingo (15) e na terça-feira (17)
Horário: das 17h às 19h
Entrada: R$ 25


Carnaval Salão do Almanaque
Data: sábado (14), domingo (15), segunda (16), e terça (17)
Horário: a partir das 22h
Entrada: R$ 50

Nenhum comentário:

Postar um comentário