sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Programação Infantil e Adulto no XI Feverestival




XI FEVERESTIVAL apresenta espetáculos para os públicos infantil e adulto neste final de semana

A Cia. Teatro Lumbra, de Porto Alegre (RS), apresenta o espetáculo “Saci Pererê – A Lenda da Meia-Noite” neste sábado (7), às 16h, no Teatro Maria Monteiro, dentro do XI FEVERESTIVAL (Festival Internacional de Teatro de Campinas). O festival disponibiliza transporte gratuito para esta e todas as demais atrações com saídas da Prefeitura de Campinas e da Praça do Coco, no distrito de Barão Geraldo. Os horários podem ser conferidos no ícone “Vá de Ônibus” no site www.feverestival.com.br.

“Saci Pererê – A Lenda da Meia-Noite”, inspirado no primeiro livro editado por Monteiro Lobato, utiliza a técnica do teatro de sombras e tem classificação livre. Os sombristas contam uma história de suspense em que um viajante é assombrado pelo Saci e perde todas as suas coisas. Para continuar a viagem, ele tem de provar sua coragem caçando o diabinho perneta. No final, o público pode ver de perto os materiais de cena e conversar com os artistas sobre o teatro de sombras e as lendas brasileiras.

Ainda neste sábado, a atriz Gracê Passo, diretora do premiado espetáculo “Os Bem-Intencionados”, do LUME Teatro, sobe ao palco com o grupo Espanca! , de Belo Horizonte, para interpretar “Por Elise”, no Teatro Castro Mendes. “Por Elise” é a primeira criação do Espanca! e deu base para a origem do grupo. É composta por situações que primam pela teatralidade nas revelações constantes das relações humanas, pois é no encontro entre esses personagens que se revela o universo humano de cada um. Como uma fábula sobre o comportamento do homem contemporâneo.

No domingo (8), uma atividade inovadora dentro da programação do festival: a Noite de Contos. Atores contadores de história de diversos grupos ocupam os cômodos da casa do Centro Cultural Casarão com narrativas de diferentes origens. Nessa noite, na fronteira entre o teatro e a narração, o público relembrará do prazer de contar e ouvir histórias, através do contato com múltiplas performances narrativas. No elenco, os contadores Cristiana Ceschi, Daniel Viana, Dinah Feldman, Giuliano Tierno, João Arruda, Isis Madi, Kelly Jardim, Leandro Medina, Letícia Lisenfeld.
No mesmo dia, o grupo Solas ao Vento (SP) apresenta, no Teatro Castro Mendes, o espetáculo “A Volta ao mundo em 80 dias”. Mr. Fog, um lorde aventureiro, decide dar uma volta ao mundo em 80 dias, auxiliado por Passepartout, seu criado francês. Durante a viagem repleta de peripécias, eles são surpreendidos pelo misterioso Mr. Fix, o vilão atrapalhado, que tenta impedir a dupla de formas inusitadas.

Na segunda (9), às 20h, o Centro Cultural Casarão recebe “É só uma formalidade”, do grupo mineiro Quatroloscinco. Livremente inspirada no texto ‘Solo los Giles Mueren de Amor’, do argentino Cesar Brie, o texto original fala de um espírito que rememora sua vida depois de ver seu corpo morto. A adaptação traz à cena um rapaz que é obrigado a fazer viagem de urgência que inclui no pacote um retorno ao seu assombroso passado. A morte do pai lhe obriga a estabelecer contato com tudo que deixou para trás: a família, o amor que não deu certo e a vida da qual desistiu.

 Programação de sábado (7), domingo (8) e segunda (9)

Dia 7 (sábado)
16h - Teatro Maria Monteiro
Sacy Pererê: a lenda da meia noite, Cia de Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS)
Um aventureiro, em viagem com seu cavalo, vai ao encontro de sua amada pelo interior do Brasil e é apanhado de surpresa pelo Sacy Pererê.

20h - Teatro Castro Mendes
Por Elise – Grupo Espanca! (Belo Horizonte/MG)
Direção e Dramaturgia: Grace Passô. Atores: Grace Passô (Dona de Casa), Gustavo Bones (Lixeiro), Marcelo Castro, (Homem), Renata Cabral (Mulher) e Sérgio Penna (Funcionário).

Dia 8 (domingo)

18h30 - Coletivo Centro Cultural Casarão
O Centro Cultural Casarão cumpre, há quase de 10 anos, o papel de espaço público comunitário. Atualmente o Casarão, como é conhecido, é gerido por um coletivo chamado Coletivo Casarão, juntamente com a prefeitura, este coletivo é formado por artistas, arte-educadores, moradores do entorno e demais pessoas que usufruem, atuam e/ou apoiam o Centro Cultural Casarão.

16h - Teatro Castro Mendes
A Volta ao mundo em 80 dias – Grupo Solas de Vento (São Paulo/SP)
Mr. Fog, um lorde aventureiro, decide dar uma volta ao mundo em 80 dias, auxiliado por Passepartout, seu criado francês. Durante a viagem repleta de peripécias, eles são surpreendidos pelo misterioso Mr. Fix, o vilão atrapalhado, que tenta impedir a dupla de formas inusitadas.

20h - Centro Cultural Casarão
Noite de Contos
"Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me diz que somos feitos de histórias.” Eduardo Galeano
Atores contadores de história de diversos grupos ocupam os cômodos da casa do Centro Cultural Casarão com narrativas de diferentes origens. Nessa noite, na fronteira entre o teatro e a narração, o público relembrará do prazer de contar e ouvir histórias, através do contato com múltiplas performances narrativas.
Contadores: Cristiana Ceschi, Daniel Viana, Dinah Feldman, Giuliano Tierno, João Arruda, Isis Madi, Kelly Jardim, Leandro Medina, Letícia Lisenfeld.


Dia 9 (segunda)
17h - Grupo Matula Teatro
O Matula Teatro abre cenicamente as portas do Rosa dos Ventos – Morada das Artes, espaço de criação e intercâmbio artístico idealizado pelo Grupo e pela diretora Verônica Fabrini. Por meio de um trajeto pelos cômodos da casa, o público compartilha um pouco do cenário que tem servido de orientação para o trabalho dos atores ao longo dos 15 anos de trajetória que estão sendo comemorados em 2015.
Anfitriãs: Alice Possani, Erika Cunha e Melissa Lopes

20h - Centro Cultural Casarão
É só uma formalidade – Quatroloscinco Teatro do Comum (Belo Horizonte - MG)
Um homem recebe a notícia da morte do pai, um outro escreve uma carta de divórcio. Tratadas com humor e ironia, estas duas situações servem de pretexto para que os atores lancem seus questionamentos sobre as [ir]realizações do homem.
Direção e Dramaturgia: Ítalo Laureano, Marcos Coletta, Rejane Faria e Sérgio Andrade; Atuação: Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Rejane Faria.


Valor dos ingressos
Teatro Castro Mendes
Espetáculos Por Elise e A Volta ao mundo em 80 dias
R$ 10,00 [inteira]
R$ 5,00 [meia]
Centro Cultural Casarão
 Noite de Contos, É só uma formalidade
Ingresso no chapéu (toda a verba arrecadada será revertida ao Centro Cultural Casarão).
* retirada de senha 1 h antes de cada espetáculo

Atividades gratuitas
Teatro Maria Monteiro e todas as atividades de rua e praças.

Endereços/locais dos espetáculos
·        Teatro Municipal José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas/SP)
·        Centro Cultural Casarão (Rua Maria Sampaio Reginato, s/n – Terras do Barão - Km 15, Campinas/SP)
·        Teatro Maria Monteiro (Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº - Vila Padre Anchieta - Campinas)
·        Grupo Matula Teatro - Rosa dos Ventos - Moradas das Artes (Rua Edna de Barros Sanches, 80, Vl. Santa Isabel - Barão Geraldo)

Contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário