quarta-feira, setembro 11, 2013

SEMANA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE ENCERRA COM DOMINGO ECOLÓGICO


Evento tem oficinas e apresentações de vídeo e teatro

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, ligada à Secretaria da Educação, vai comemorar o Dia da Árvore, celebrado em 22 de setembro, com uma programação especial, na semana que antecede a data. As atividades começam no dia 17 e se encerram com a realização do 29º Domingo Ecológico, no dia 22.
Durante a semana serão promovidas peças de teatro, contação de história, atividades de ecoleitura, oficinas e apresentação de vídeos, com foco na preservação do meio ambiente. Escolas da cidade e uma unidade escolar de Itu já estão agendadas para visitas.
Na trilha realizada pelo bosque serão apresentadas as espécies existentes no local. Entre elas estão jequitibá, jatobá, embaúba, cedro, mogno, peroba, aroeira e pau-brasil. O objetivo é destacar a importância do reflorestamento em terras e florestas para evitar a extinção das árvores.
A Secretaria da Educação solicita que os interessados em participar das oficinas do Domingo Ecológico, evento realizado em parceria com a Mann_Hummel colaborem levando potes de margarina de 500 gramas; garrafas pet de 250 ou 500 ml; rolinhos de papel higiênico e de papel toalha. A Oficina e a Ecoleitura no período da tarde possuem vagas limitadas e suas inscrições serão realizadas a partir das 13h30, no hall de entrada do Bosque do Saber.

Confira a programação completa:
Dia 17 setembro - Escola Padre Bento da cidade de Itu (período da manha 4º ano B, com 40 alunos; 4º ano C, com 40 alunos. No período da tarde 1º ano C, com 40 alunos; 2 º ano A, com 40 alunos) - na sala de ecoleitura ouvirão a história “assim nasceu a alegria” e assistirão os vídeos: “E se fosse a última árvore?”  e  “É chato ser uma árvore?”
Dia 18 setembro- EMEB "Maria Ignêz Pinezzi", Profª (2º A) e EMEB "Leonel José Vitorino Ribeiro", (2º A).  No período da tarde: EMEB "Leonel José Vitorino Ribeiro" (2º D) e EMEB "Wellington Lombardi Soares", (2º A). Eles vão assistir a peça teatral “ O pé de Jabuticabóbora”.
Dia 19 setembro - Emeb Maria José Ambiel (3º ano A, 3º ano B): confecção de cachepô com garrafa pet.
Dia 20 de setembro 
- EMEB "Walda Maria Stocco Prandini" (etapa II D manhã) e EMEB "Suely Terezinha Amstalden" (etapa II B e C): ecoleitura com o objetivo de estimular a leitura e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e dos seres vivos. Eles vão ouvir a historia: “A borboleta branca”.  
- Realização das atividades com os alunos do Naseja (Núcleo de Assistência Social e Educação de jovens e adultos) da Emeb Profª Benedita Wagner de Campos. Eles vão plantar flores em vasos confeccionados com garrafas plásticas brancas (alvejantes) e da árvore Manacá, no jardim da entrada do estacionamento dos fundos da escola.

Dia 22 de setembro – “29º Domingo Ecológico”: o evento realizado pela Prefeitura com apoio da empresa Man_Hummel contribui para a formação de indivíduos multiplicadores de ações que gerem novas atitudes de mudança, tornando-os agentes ativos na prática da preservação e conservação do ambiente ao seu redor.
Haverá apresentação da peça teatral “O pé de Jabuticabobora”: a história viaja pelo mundo da imaginação e do sonho, uma homenagem a Monteiro Lobato, se passa num ambiente rural, onde se vive de bem com a natureza, porém uma personagem travessa resolve mudar as coisas, mexendo na fórmula de um cientista, querendo fazer um príncipe. A história mostra para a criança o sentimento de união, respeito com o próximo, a sabedoria e a importância de se preservar a natureza.


Cronograma Domingo Ecológico

10h às 11h - Apresentação teatral “O Pé de Jabuticabóbora”

11h às 12h – Exposição do painel de fotografias com as atividades realizadas durante o período de 19 de abril até o momento com o projeto na construção e revitalização do jardim na entrada do estacionamento dos fundos, da Escola Ambiental Bosque do Saber, com alunos do Naseja (Núcleo de Assistência Social e Educação de Jovens e Adultos) da Emeb Profª Benedita Wagner de Campos.

11h às 12h - Ecoleitura - com a história “A árvore Generosa” ( de 02 a 06 anos)

14h às 15h - Apresentação teatral “O Pé de Jabuticabóbora”

15h às 16h - Ecoleitura: com a história “A árvore Generosa” (02 a 06 anos)

15h às 16h - Oficina Ecopedagógica com materiais recicláveis:
(7 a 11 anos) – 40 vagas. Utilizando 04 rolos de papel higiênico será confeccionada uma flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário