quinta-feira, julho 26, 2012

Indústria saudável na Congesa


Indústria saudável na Congesa



Trabalhadores participam de Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida, do SESI, nos canteiros de obras  

Como parte das atividades da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat), a Congesa recebeu durante essa semana a equipe do programa Indústria Saudável, do SESI (Serviço Social da Indústria), que está realizando o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida para conhecer as condições de saúde do trabalhador brasileiro. Na Congesa, participaram cerca de 280 funcionários, entre contratados e terceirizados das três obras em andamento: Pátio Andaluz, Maroc e SOHO.

O objetivo do programa é avaliar a frequência de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, obesidade e características que aumentam o risco de outras doenças como infarto do miocárdio, derrame cerebral, insuficiência renal e problemas bucais. Os operários da Congesa participaram primeiramente de uma entrevista com perguntas sobre condições de saúde, estilo de vida, níveis de estresse, qualidade dos relacionamentos e características socioeconômicas, demográficas e do ambiente de trabalho.

Na segunda fase do programa, foram realizadas medição de pressão arterial e de glicemia, além de avaliação da saúde bucal, quando cada um recebeu um kit com escova, creme, fio dental e nécessaire. A equipe de auxiliares de enfermagem também pesou, mediu e verificou a circunferência abdominal de cada trabalhador, orientando em seguida sobre peso ideal e hábitos saudáveis, como prática de atividade física.
Para os trabalhadores, a avaliação foi muito positiva, porque muitos deles nunca passaram por um diagnóstico como esse. O carpinteiro Valdecir Brito Rosa, de 26 anos, recebeu com muita atenção as explicações da técnica do SESI. “Foi a primeira vez que passei por uma avaliação dessas no trabalho e gostei bastante porque deu tudo normal”, disse, aliviado.
O resultado final do diagnóstico de todos os funcionários será entregue à Congesa nas próximas semanas para que a empresa possa planejar investimentos em saúde e qualidade de vida da equipe. Já para o SESI o programa permite desenvolver ações personalizadas para a promoção da qualidade de vida e da gestão socialmente responsável da indústria em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário