quinta-feira, dezembro 12, 2013

TRIO DE MÚSICA DE CÂMARA É ATRAÇÃO GRATUITA DA CULTURA DIA 19 NA CÂMARA MUNICIPAL

 
Repertório trará obras escritas para flauta, piano e canto
A apresentação gratuita do trio de música de câmara composto por Nádia Zanotello, Marina Pierucci e Diego Munhoz, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, é atração no próximo dia 19, quinta-feira, a partir das 20h na Câmara Municipal. Parte do projeto Concerto de Música de Câmara, o concerto é composto por trios escritos exclusivamente para flauta, piano e canto, com repertório que conta com compositores como os franceses Maurice Ravel, Léo Delibés e S. Rackmaninoff, entre outros. Informações (19) 3825-2056.
O projeto Concerto de Música de Câmara visa apresentar um repertório exclusivamente escrito para essa formação (Canto, Flauta e Piano) à sociedade, sendo este repertório um pouco desconhecido do público brasileiro, já que a música erudita no Brasil é considerada elitista e de difícil acesso, principalmente fora das principais capitais. Música de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio.
Masterclass gratuita aberta ao público
No dia 20, sexta-feira, os músicos também realizam uma masterclass gratuita aberto a todos os interessados.
Horário: 14h às 18h.
Local: Centro Cultural Wanderley Peres (Praça Dom Pedro II, s/n – Centro).
Público: músicos e alunos da cidade que desejarem ter aulas de música de câmera, prática em conjunto ou instrumento solo independente do nível de estudo, com qualquer formação instrumental e vocal. Os alunos terão direito a certificado de participação no masterclass. O funcionamento se dará mediante a aula em grupo onde cada artista irá passar seus conhecimentos conforme a necessidade do aluno.
O masterclass é aberto para alunos atuantes e ouvintes sem limite de idade. A ideia é que todos permaneçam durante as 4 horas de aula, assim poderão aprender e apreciar a arte de todos os participantes. 
Nádia Zanotello, Marina Pierucci e Diego Munhoz
Três profissionais com constante atividade musical no Brasil e no exterior, formados por instituições renomadas e carreiras na área acadêmica e artística, Nádia, Marina e Diego tiveram a ideia de formar o grupo durante uma viagem de estudos pela Europa, após assistirem a muitos concertos e recitais de alto nível, com foco na música de câmara.  A escolha de Indaiatuba para a estreia deste grupo, segundo os músicos “ainda sem nome”, deu-se pela grande afeição das amigas Nádia e Marina pela cidade. Nádia é natural de Indaiatuba e Marina mudou-se pra cidade com apenas alguns dias de vida, cresceram e chegaram a estudar juntas num colégio da cidade. Marina ainda por muitos anos tocou na Corporação Musical Villa-Lobos de Indaiatuba. Surpresas, se encontraram no curso de graduação em música da Unicamp onde conheceram o pianista Diego Munhoz.  Hoje profissionais da música, desejam compartilhar todo o conhecimento e musicalidade com o público, assim difundindo cada vez mais a música erudita.
Nádia Zanotello - Soprano                                              
Soprano, natural de Indaiatuba, bacharel em música pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP sob orientação da professora Mariana Cioromila,  Profª Drª Adriana Giarola Kayama. Atualmente é orientada pelo Prof. Dr. Lenine Santos. Cursa pós-graduação na “École Normale de Paris” – França, no curso de especialização em Canto Lírico.  Atuou como solista no “Messias” - Händel junto a Orquestra da Unicamp e “Te Deum” - Pe. José Mauricio Nunes Garcia sob a regência de Lincoln Andrade no encerramento do 28° Festival de Música de Londrina. Atuou na estréia nacional da ópera “A jornada do Peregrino” - Vaughan Williams, como Srª Interesse. Participou do opera workshop com Prof. Kathryn Hartgrove - “As Faces do amor” executando trechos das óperas “Die Fledermaus”, “Don Giovanni” e “La Traviata”. Foi integrante do Coro Contemporâneo de Campinas sob a direção de Ângelo Fernandes. Atuou nas montagens de “Dido e Eneas” – H. Purcell sob a direção de Luís Otávio Santos, “Utopia, Limited” – Gilbet & Sullivan e  Iolanthe – Gilbert & Sullivan. Obteve destaque no 20º Maio Musical de Indaiatuba (2012) com o espetáculo “Concerto de Canto Lírico” ao lado dos renomados músicos e artistas Lenine Santos e Ângelo Fernandes. Foi vencedora do “V Concurso Estímulo para Cantores Líricos” como melhor intérprete de Carlos Gomes. Recebeu o prêmio de “Menção Honrosa” no IV Bauru-Atlanta Competition. Foi agraciada em 2013 com a “Medalha Carlos Gomes” pela Câmara Municipal de Campinas. Participou de festivais e masterclasses com os professores Inácio de Nono, Maryann Kyle (EUA ), Niza de Castro Tank, Denise Sartori, Marília Vargas, Bartira Bilego, Neyde Thomas e Regina Elena Mesquita. Foi dirigida pelo renomado diretor de óperas Walter Neiva no Ópera Studio do 31° Festival Internacional de Londrina.  Integrou o NUO (Núcleo Universitário de Ópera) sob a direção de Paulo Maron entre 2009 e 2011 . 
Marina C. Pierucci – Flauta
Atualmente estuda em Berlim com o flautista Martin Glück e aceita para o British Isles Music with Royal College of London Festival. Formada pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, iniciou seus estudos no Projeto Guri polo Indaiatuba e no Conservatório de Tatuí. Em 2010 foi aceita na Academia de musica da OSESP e em 2011 foi musicista convidada para a temporada da Orquestra da USP (OSUSP). Durante a formação na academia de música da OSESP, foi flautista principal do quinteto de sopros da Academia e contribuiu em programas com a OSESP, OSESP Itinerante e programas educacionais dando aulas e masterclasses, além de ter aulas com o flautista Emmanuel Pahud (Filarmônica de Berlin). Trabalhou com renomados regentes internacionais como Claus-Peter Flor, Sir Richard Armstrong, Karl Anton Rickenbacher, Osvaldo Ferreira, entre outros. E com os principais regentes brasileiros como Luthero Rodrigues, Claudio Cruz, Ligia Amadio, Wagner Polistchuck, etc. Participou de master classes com Sir James Galway, Vincent Lucas, Bülent Evcil, Keith Underwood, Gunhild Ott, Christina Fassbender, Raffaele Trevisani, Wendy Rolfe, Anja Sezt-Korn Krauze, Jeanne Galway, Stephanie Winker, etc. Foi bolsista no 41° Festival Internacional de Campos do Jordão 2011, Festival Junger Künstler Bayreuth 2012, Meisterkurs Musikstudium in Münster 2013, Mirrow Festival 2012, com a renomada Professora Christina Fassbender. Também participou de cursos importantes como Meisterkurs für Flöte und Alexandertechnik Vorponen na Alemanha 2012, Verbier Chamber Music Course Suíça(ACMW 2009), Sir James Galway International Masterclass(Weggis, Suíça 2007), Festival Accademia Musicale di Villa Stauung Bernocchi (Italia) - Master Class Plautus Diretta Di Da Raffaele Trevisani (2007), festival de Curitiba, entre outros.
Diego Munhoz – Piano
Nasceu em Campinas no ano de 1987 e aos 11 anos de idade iniciou-se ao piano tendo aulas com a professora Elizabeth Carné Borges. Aos 13 começou a estudar violino e posteriormente viola com a professora Shinobu Saito. Em 2005 ingressou no curso de bacharelado em piano erudito na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação do Prof. Dr. Rafael dos Santos e concluiu a graduação em dezembro de 2008 como aluno da Profa. Dra. Maria José Carrasqueira. Dentro da universidade se apresentou regularmente em recitais solo e desenvolveu intensa atividade como camerista. Estudou também sob orientação do Prof. Fernando Corvisier entre 2009 e 2010. Freqüentou masterclasses com diversos professores como Kent Lyman (EUA), Eduardo Garcia, Antonio Bezzan, Maria Teresa Madeira, Sergio Gallo, Geoffrey Haydon (EUA), Maria José Carrasqueira, Rubia Santos (EUA), Leif Ove Andsnes (Noruega) e Pamela Viktoria Pyle (EUA).
Em 2005, como bolsista do I Festival Internacional de Música da UNICAMP, apresentou-se freqüentemente em grupos de música de câmara. Foi violista da Orquestra Jovem de Campinas e da Oficina de Cordas. No segundo semestre de 2005 foi selecionado para pianista correpetidor dos alunos de graduação em canto lírico da UNICAMP, sendo contemplado com uma bolsa de estudos da própria universidade. Em 2006 e 2008 foi solista frente à Orquestra Sinfônica da UNICAMP e Orquestra de Câmara Metrocamp. Desde 2007 mantém seu duo de flauta e piano com Marina Pierucci. O duo foi finalista do concurso Furnas Geração Musical além de selecionados para o curso de música de câmara no Verbier Festival (Suíça) em 2009. Desde outubro de 2010, Diego continua seus estudos na França na École Normale de Musique de Paris na classe de piano de Helena Elias e de música de câmara de Chantal de Buchy. Em 2011 obteve seu diploma de ensino e atualmente prepara seu diploma superior na mesma instituição. Diego Munhoz freqüentou também uma formação de pianista acompanhador no conservatório Jean-Philippe Rameau em Paris sob orientação de Christine Rouault. Em 2012 e 2013 se apresentou em diversos recitais solo e de música de câmara na França e Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário