sexta-feira, dezembro 20, 2013

Família de Indaiatuba busca doador de medula óssea

Vamos ajudar nosso amigo Serviço...
 
Esta matéria foi publicada pelo Jornal Mais Expressão
                                                                                    

 

Edson aguarda doador compatível
Mais uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea será realizada na cidade no próximo sábado, dia 21, das 9h às 13h, na Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), com o apoio da ONG Gabriel. Esta edição contará com a participação de uma família de Indaiatuba, que busca um doador: Edson Delgado Junior, 36 anos, casado com Adriana Larangeira e pai da pequena Ana Clara, de apenas seis anos, precisa achar um doador de medula compatível para ser curado da leucemia.
Em 2011, depois de uma dor de garganta que melhorava e voltava, Edson passou por um especialista e através de exames descobriu estar com leucemia, já em um quadro bastante avançado. Em pouco mais de um mês, perdeu 26 quilos.  “Como não tínhamos convenio, o médico já o encaminhou ao ambulatório da PUC. Ali ele iniciou o tratamento, fez quimioterapia. Estava bem fraco, nem conseguia andar”, lembra sua esposa.
Em janeiro de 2012 Edson teve alta, voltou a trabalhar, e imaginava-se livre da doença. Levava uma vida normal, mas em maio deste ano iniciou um novo tratamento, com outro protocolo, e entrou em remissão, uma fase em que a doença ainda não foi totalmente curada, embora esteja neutralizada. No entanto, no final de outubro a doença voltou. “Até que a doença não volte você está curado, mas ela é oportunista. O tratamento é muito agressivo e prejudica outros órgãos. E dessa vez voltou mais rápido e o Edson está mais debilitado”, salienta Adriana, que conta com o apoio da ONG Gabriel.
Edson está correndo contra o tempo em busca de um doador  para que seja feito o transplante de medula, única forma de cura. As chances de achar o doador compatível são de um para cada um milhão de pessoas. Mesmo com essa estimativa, ele e sua família prometem não desistir. “As pessoas que poderiam ser compatíveis, como seu único irmão, primos, todos já fizeram os exames e não tem compatibilidade”, lamenta Adriana.
A família de Edson tem esperanças de encontrar um doador a qualquer momento. E por isso estão mobilizando o maior número de pessoas para participarem da campanha de cadastramento de doadores de medula óssea que será realizada no próximo sábado, na última campanha de doação de sangue da Fiec. A expectativa é captar 300 doadores. “A doação não é direcionada ao Edson, mas o voluntário será cadastrado no banco de medula óssea, e pode salvar vidas. Agora a esperança é encontrar uma medula 100% compatível com a sua tipagem genética para ser curado”, completa.
No Brasil, Edson está cadastrado no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (REREME). E através da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Adriana conseguiu que seu marido também fosse cadastrado no banco de medula da Alemanha.
- See more at: http://maisexpressao.com.br/noticia/familia-de-indaiatuba-busca-doador-de-medula-ossea-15344.html#sthash.0YldG8nL.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário