quarta-feira, dezembro 11, 2013

Congesa e Objetivo realizam formatura do Projeto Capacitar

 
 
 
 
 
 
Alunos alfabetizados no canteiro de obras e professores alfabetizadores recebem certificado em cerimônia no Colégio Objetivo
 
Com 13,2 milhões de analfabetos, o equivalente a 8,7% da população a partir de 15 anos, o Brasil tem ainda um alto índice de cidadãos que não entraram para o que os educadores chamam de "mundo letrado". Quando alguém cruza essa fronteira merece comemorar. Foi isso que aconteceu na última terça-feira, 10 de dezembro, na formatura do Projeto Capacitar, parceria entre a construtora e incorporadora Congesa e o Colégio Objetivo de Indaiatuba para a alfabetização de adultos nos canteiros de obras da empresa e a capacitação de professores alfabetizadores no Colégio.
 
Iniciado em 2012, o Projeto Capacitar foi desenvolvido com dois propósitos: alfabetizar adultos e capacitar professores alfabetizadores. Na cerimônia realizada no Colégio Objetivo, que contou com a presença do prefeito Reinaldo Nogueira e da secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, todos receberam os certificados: alunos e professores. "Só tenho de parabenizar os que abraçaram essa oportunidade e estão aqui sendo homenageados. Sabemos da dificuldade que passa um adulto que não sabe ler. A autoestima desses formandos é outra a partir de agora", declarou o prefeito.
 
A felicidade dos formandos era mesmo contagiante. "Estou muito feliz. Antes meu encarregado me entregava um projeto e eu tinha vergonha de dizer que não sabia ler. Agora, leio e entendo tudo", contou Domingos de Jesus Matos, de 54 anos, baiano de Jequiá que mora em Indaiatuba há vários anos. Assistente de carpintaria, Domingos revela um sonho maior: "Quero me matricular no EJA (Educação de Jovens e Adultos) para fazer o Ciclo II (do sexto ao nono ano de ensino), tirar a carteira de motorista e comprar meu primeiro carro". Outro sonho Domingos já realizou: o de cursar informática.
 
Entre as professoras, a emoção também era grande. “O Projeto Capacitar alimentou a minha prática pedagógica e docente, contribuindo para o aprimoramento como professora alfabetizadora. Pude ainda vivenciar a alegria dos alunos adultos na conquista de um grande desejo: entrar no mundo letrado”, comentou a professora Mary Mayumi Fijisawa Santos, uma das formandas.
 
A diretora da Congesa, Adriana Mazzoni, destacou a união e o compromisso de duas empresas de segmentos tão distintos com foco na valorização humana. "Esse projeto é muito mais que uma fonte de oportunidade para nossos alunos. É a troca de conhecimento e experiência, o desprendimento e a superação com a certeza de que a educação e o conhecimento são transformadores", disse. “A prova disso já é percebida no dia-a-dia dos nossos alunos: todos que participaram do Projeto já alcançaram conquistas importantes, como aprender a assinar o nome, melhorar sua compreensão da leitura, aprimorar sua escrita, conquistar autonomia para algumas ações antes impossíveis", acrescentou.
 
Para a mantenedora do Colégio Objetivo Indaiatuba, Loide Rosa, a formatura dos alunos do Projeto Capacitar é um momento muito gratificante. "Hoje me sinto valorizada pelo trabalho que fazemos porque, ao mesmo tempo em que gerenciamos nosso negócio, preocupados com a continuidade do serviço que prestamos, criamos oportunidades de oferecer educação a quem não tinha acesso", disse. Essa, sem dúvida, é a função de cada empresa e cidadão que desejam construir um mundo melhor.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário